Comportamento humano e qualidade de vida no trabalho

impactos do estudo em grupo de servidores do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14357

Palavras-chave:

Comportamento Humano, Qualidade de Vida no Trabalho, Grupo de Estudos, Organizações saudáveis, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A constituição de grupos de estudos como prática educativa pode contribuir para explorar temáticas emergentes tais como as que envolvem as competências socioemocionais. Esta pesquisa analisa a atuação de um grupo de estudos sobre comportamento humano no trabalho criado por servidores do IFSC. Por meio de aplicação de questionário e grupo focal, verificou-se uma satisfação intensa dos participantes, indicando que: a proposta atendeu as expectativas dos membros, os encontros foram motivadores, houve o aprimoramento de habilidades socioemocionais e foi possível ampliar o autoconhecimento. Indica-se ainda que a qualificação do capital psicológico dos colaboradores pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e o clima organizacional.

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Biografia do Autor

Douglas Juliani, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

É pós-doutor, doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Ciências da Computação. Atuou por 8 anos como gestor da empresa, WebPack Assessoria e desenvolvimento de software. Foi também professor nas universidades ESAG - UDESC e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do IFSC - Instituto Federal de Educação no Centro de Referencia em Formação e EaD. Vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. No IFSC, atuou, dentre outras frentes, durante 8 anos junto a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como Editor Geral da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Foco de trabalho e estudo nas seguintes temáticas: gestão do conhecimento, inovação, tecnologias educacionais, gestão e extensão universitária, comportamento humano e organizacional.

Sabrina Bleicher, Instituto Federal de Santa Catarina

Profissão: professora; 

  • Títulos: doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Design/Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro, Portugal. 
  • Ocupação atual: professora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). ● e-mail: sabrina.bleicher@ifsc.edu.br 

Resumo das investigações: pesquisadora interdisciplinar, atua nas áreas de Design e Educação a Distância, com publicações e pesquisas sobre Ensino Híbrido, Experimentação e Produção de Recursos Educacionais, Tecnologias Educacionais, Design Gráfico e Instrucional e Integração entre mídias impressa e digital.

Felipe da Rosa Quintao, Instituto Universitário de Lisboa - Iscte / Lisboa - Portugal

Profissão: professor; 

  • Títulos: Mestre em administração (UFSC) Brasil, doutorando em Ciência Política (Iscte-IUL) Portugal; 
  • Ocupação atual: estudante de doutorado e pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC). ● e-mail: frquintao@gmail.com 

Resumo das investigações: Como membro do Núcleo de pesquisa ORD/UFSC, desenvolveu trabalho na linha de pesquisa de governança ambiental com pesquisa sobre a gestão de espaços públicos comunitários. Como professor do IFSC, desenvolveu pesquisa sobre gestão de conflitos e participou de projeto de pesquisa sobre o comportamento humano e qualidade de vida em instituições públicas. Atualmente, no CEI / Iscte do Instituto

Universitário de Lisboa - Portugal, participa de projeto de pesquisa sobre a mobilização de base e influência em processos políticos de redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa.

Nilda Martins, Instituto Federal de Santa Catarina

Profissão: professora; 

  • Títulos: Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina(2017). Possui Mestrado (2012) e Graduação em Engenharia de Materiais (2009) e Licenciatura Matemática (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Possui pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (2015, SOCIESC) e em Psicologia Transpessoal (2019, ITECNE). 
  • Ocupação atual: professora efetiva no IFSC; 

Resumo das investigações:Tem experiência docente na UFSC, na pós graduação em Psicologia Transpessoal, e atualmente é professora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), lecionando e realizando pesquisas na área de Segurança do Trabalho, qualidade de vida e psicologia positiva. Possui experiências internacionais no EMPA/Suiça (onde realizou seu trabalho de conclusão de curso) e na Universidade de Bayreuth, na Alemanha ( onde fez parte do doutorado sanduíche). 

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Publicado

19/04/2024

Como Citar

JULIANI, Douglas; BLEICHER, Sabrina; DA ROSA QUINTAO, Felipe; MARTINS, Nilda. Comportamento humano e qualidade de vida no trabalho: impactos do estudo em grupo de servidores do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14357, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14357. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14357. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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