TRABALHO E TRABALHO DOCENTE: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5785

Palavras-chave:

Trabalho, Trabalho docente, Educação Profissional

Resumo

O presente artigo representa um extrato de uma pesquisa, intitulada Licenciados, bacharéis e a formação para atuar na Educação Profissional Tecnológica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Objetivamos neste trabalho analisar a percepção acerca do conceito de trabalho e trabalho docente de professores que lecionam disciplinas de formação geral em três instituições privadas de ensino profissional do município de Natal. O aporte teórico está abalizado nas concepções de ANTUNES(2008); BRAVERMAN (2011); FRIGOTTO(2012); LIBÂNEO(2001); MARX(1996);  MÉSZÁROS (2005); MOURA (2014); PEREIRA(2004); dentre outros. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi a entrevista estruturada e a leitura dos dados foi realizada tendo como referencial a análise de conteúdo ancorada na visão de BARDIN (2011). Como resultados parciais, observou-se que os docentes pesquisados dispõem de conhecimentos sobre trabalho e trabalho docente, tendo em vista que identificam diferenças entre ambos. Porém, é relevante mencionar que essa visão não se baseia na criticidade que há nessa divisão entre os dois tipos de trabalho, quando esse aspecto seria relevante para a sua prática profissional

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Publicado

15/06/2017

Como Citar

O DA SILVA, Karla Katiele; QUERIOZ, Karla da Silva; MEDEIROS, Sônia Maria Dantas. TRABALHO E TRABALHO DOCENTE: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 70–81, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5785. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5785. Acesso em: 19 dez. 2024.

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