TRABALHO E TRABALHO DOCENTE: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5785

Palavras-chave:

Trabalho, Trabalho docente, Educação Profissional

Resumo

O presente artigo representa um extrato de uma pesquisa, intitulada Licenciados, bacharéis e a formação para atuar na Educação Profissional Tecnológica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Objetivamos neste trabalho analisar a percepção acerca do conceito de trabalho e trabalho docente de professores que lecionam disciplinas de formação geral em três instituições privadas de ensino profissional do município de Natal. O aporte teórico está abalizado nas concepções de ANTUNES(2008); BRAVERMAN (2011); FRIGOTTO(2012); LIBÂNEO(2001); MARX(1996);  MÉSZÁROS (2005); MOURA (2014); PEREIRA(2004); dentre outros. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi a entrevista estruturada e a leitura dos dados foi realizada tendo como referencial a análise de conteúdo ancorada na visão de BARDIN (2011). Como resultados parciais, observou-se que os docentes pesquisados dispõem de conhecimentos sobre trabalho e trabalho docente, tendo em vista que identificam diferenças entre ambos. Porém, é relevante mencionar que essa visão não se baseia na criticidade que há nessa divisão entre os dois tipos de trabalho, quando esse aspecto seria relevante para a sua prática profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. (2008). Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho? In: Seminário Nacional de Saúde Mental e Trabalho, São Paulo. Recuperado em: http://www.fundacentro.gov.br/Arquivos/sis/EventoPortal/AnexoPalestraEvento/Mesa%201%20-%20Ricardo%20Antunes%20texto.pdf

ARAÚJO, R. M. L. (2008). Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. In: Trabalho & Educação, Belo Horizonte. Recuperado em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/viewFile/329/298.

BARDIN, L. (2011). Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70.

BRAVERMAN, H. (2011) .Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX (3a ed.). Trad. de Nathanael C. Caixeiro.Rio de Janeiro: LTC.

FREIRE, P. (1974[2007]) Pedagogia do Oprimido (46a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

______. (2011). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. & RAMOS, M., (2012). Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez.

GRAMSCI, A. (1982). Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

LIBÂNEO, J. C. (2001). Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar. Recuperado em: http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf

MARX, K. (1996). O capital: crítica da economia política. Livro 1 v. 1. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural.

MARX, K., & ENGELS, F. (1999). A Ideologia Alemã (11a ed.). São Paulo: Hucitec.

MÉSZÁROS, I. (2005). A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo.

MOURA, D. H., (org), (2013). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. – Campinas, SP: Mercado das Letras.

MOURA, D. H. (2014). Trabalho e formação docente na educação profissional [recurso eletrônico] / Dante Henrique Moura. – Dados eletrônicos (1 arquivo: 586 kilobytes). – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, - (Coleção formação pedagógica; v. 3).

PINTO, A. V. (2003). Sete Lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez/Autores Associados.

PEREIRA, L. A. C. (2015). A formação de professores para a educação profissional. PROFISSIONAL, Fórum de Educação, 2004. Recuperado em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/Texto_apresenta01.pdf>.

RAMOS, M. (2012). Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G, CIAVATTA, M. & RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez.

______. (2010). Ensino médio integrado ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e básica. In: JAQUELINE MOLL & Colaboradores. (Org.). Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: ARTMED.

SEVERINO, A. J., (2007). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

O DA SILVA, Karla Katiele; QUERIOZ, Karla da Silva; MEDEIROS, Sônia Maria Dantas. TRABALHO E TRABALHO DOCENTE: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 70–81, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5785. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5785. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.