TRABALHO E TRABALHO DOCENTE: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5785Palavras-chave:
Trabalho, Trabalho docente, Educação ProfissionalResumo
O presente artigo representa um extrato de uma pesquisa, intitulada Licenciados, bacharéis e a formação para atuar na Educação Profissional Tecnológica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Objetivamos neste trabalho analisar a percepção acerca do conceito de trabalho e trabalho docente de professores que lecionam disciplinas de formação geral em três instituições privadas de ensino profissional do município de Natal. O aporte teórico está abalizado nas concepções de ANTUNES(2008); BRAVERMAN (2011); FRIGOTTO(2012); LIBÂNEO(2001); MARX(1996); MÉSZÁROS (2005); MOURA (2014); PEREIRA(2004); dentre outros. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi a entrevista estruturada e a leitura dos dados foi realizada tendo como referencial a análise de conteúdo ancorada na visão de BARDIN (2011). Como resultados parciais, observou-se que os docentes pesquisados dispõem de conhecimentos sobre trabalho e trabalho docente, tendo em vista que identificam diferenças entre ambos. Porém, é relevante mencionar que essa visão não se baseia na criticidade que há nessa divisão entre os dois tipos de trabalho, quando esse aspecto seria relevante para a sua prática profissionalDownloads
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