Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10834Palavras-chave:
Neoliberalismo. Gerencialismo. Divisão social do conhecimento. Educação profissional tecnológica. Curso superior de tecnologia.Resumo
O Curso Superior de Tecnologia (CST) foi regulado no contexto de normatização de um conjunto de políticas que visam à hegemonia em torno do projeto de vida e sociedade necessário à manutenção do sistema econômico vigente. Nossa questão de estudo é a relação entre a regulação e o desenvolvimento dos CSTs e a expansão da ideologia gerencial. O objetivo é analisar as relações entre o gerencialismo e o desenvolvimento do CST. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa e finalidade explicativa, a partir de fontes bibliográficas. Os resultados evidenciam a organização de um modelo de formação em nível superior que explicita a sofisticação da divisão social do conhecimento, na qual, o CST funciona como instrumento de conformação em torno da concepção de vida e sociedade gerencialista.
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