Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10834

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Gerencialismo. Divisão social do conhecimento. Educação profissional tecnológica. Curso superior de tecnologia.

Resumo

O Curso Superior de Tecnologia (CST) foi regulado no contexto de normatização de um conjunto de políticas que visam à hegemonia em torno do projeto de vida e sociedade necessário à manutenção do sistema econômico vigente. Nossa questão de estudo é a relação entre a regulação e o desenvolvimento dos CSTs e a expansão da ideologia gerencial. O objetivo é analisar as relações entre o gerencialismo e o desenvolvimento do CST. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa e finalidade explicativa, a partir de fontes bibliográficas. Os resultados evidenciam a organização de um modelo de formação em nível superior que explicita a sofisticação da divisão social do conhecimento, na qual, o CST funciona como instrumento de conformação em torno da concepção de vida e sociedade gerencialista.  

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Biografia do Autor

Celia Cristina Pereira da Silva Veiga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013) e em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2014). É mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). É doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020). É membro associado da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e da Rede Universitas, que é vinculada ao GT-11 da ANPED. É policial militar do Rio de Janeiro e Coordenadora de Ensino da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESISPERJ), da Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Atua como docente no Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional (CEGED), da UFRRJ e como secretária executiva e parecerista ad hoc da Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS). Tem experiência em docência no Ensino Superior na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional, com foco nos temas: Estado e Politica Educacional, Educação Profissional e Tecnológica, Política Educacional para Formação de Profissionais da Área de Segurança Pública.Tem experiência em coordenação pedagógica e docência na área de formação profissional em Inteligência de Segurança Pública.

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005), com estágio de pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013-2014). Atualmente é professor associado III de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional (CEGEd), e atua no quadro docente de cursos de licenciatura. É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da Revista Trabalho, Política e Sociedade; é membro da Rede Universitas-BR; é membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Políticas Públicas; Gestão Educacional; Trabalho, Educação e Políticas Públicas; Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

16/06/2021

Como Citar

VEIGA, C. C. P. da S.; SOUZA, J. dos S. Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10834, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10834. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10834. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS