Um repensar sobre a formação do técnico de Enfermagem

Úrsula Pérsia Paulo dos Santos, Júlio César Santos da Silva, Cristiane Rosa Magalhães, José André Villas Boas Mello, Fernanda Zerbinato Bispo Velasco, Marcela dos Santos Ferreira

Resumo


Trata-se de revisão narrativa acerca da formação, aperfeiçoamento do Técnico de enfermagem (TE) com base na Política Nacional de Educação Permanente e demais dispositivos normativos. E os pontos identificados foram: o perfil do TE para cenário atual e futuro; breve levantamento legislativo e histórico; reavaliação das referenciais curriculares; relações e processos didáticos de ensino e aprendizagem e fiscalização das instituições de ensino e concedentes de estágio. Superar os novos desafios, encontrando soluções para velhos problemas relacionados a qualidade dos itinerários formativos pode ser alcançado através de severa fiscalização e cooperação técnica entre secretarias de educação e conselhos de Enfermagem.


Palavras-chave


Técnico em Enfermagem; Formação Profissional em Saúde; Qualificação Profissional em Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10559

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