O SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: DESCORTINANDO O UNIVERSO REPRESENTACIONAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8636

Palavras-chave:

Representações Sociais. Educação Profissional em Saúde. Docência.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, construído a partir de um recorte da dissertação “Representações Sociais de professores da Educação Profissional em Saúde sobre o ser professor”, no qual utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). Como instrumento de recolha dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, analisada através do processo interpretativo das representações sociais preconizado por Arruda (2014), tendo como lócus de pesquisa a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este artigo objetiva discutir sobre as dimensões do ser docente na Educação Profissional em Saúde, a partir do entendimento do universo representacional sobre esse objeto de estudo partilhado por professores que atuam na formação em saúde na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT).

 

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Biografia do Autor

Anna Katyanne Arruda Silva e Souza, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (em andamento desde o ano de 2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018), Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2014). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2010) e Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (2012), ambas pela Faculdade Integrada de Patos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo lotada na Escola de Saúde (antiga Escola de Enfermagem de Natal). Exerceu a função de enfermeira e terapeuta do Centro de Atenção Psicossocial a álcool e outras drogas II - Leste (CAPS AD II Leste), enquanto Servidora Pública Municipal da cidade de Natal/RN e também atuou como Técnica em Assuntos Educacionais na Secretaria de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação Profissional, na área administrativa e na área de Enfermagem.Tem interesse na pesquisa sobre educação, educação profissional, formação docente, educação em saúde, formação profissional em saúde e representações sociais. Atua desde o ano de 2012 como Orientadora Acadêmica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC do Ministério da Educação na Escola de Saúde/UFRN.

 

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES - Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor,da Educação Básica e Superior, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos. https://orcid.org/0000-0002-5296-8481

Referências

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Publicado

19/04/2021

Como Citar

SOUZA, A. K. A. S. e; ANDRADE, E. dos R. G. O SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: DESCORTINANDO O UNIVERSO REPRESENTACIONAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA FORMAÇÃO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e8636, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.8636. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8636. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

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ARTIGOS

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