Análise dos resultados de um estudo de demanda para proposição de uma especialização técnica em saúde do idoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10874

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante. Enfermagem. Saúde do Idoso. Técnicos de Enfermagem.

Resumo

Cada vez mais o envelhecimento da população exige Técnicos de Enfermagem capacitados para assistirem as necessidades dos idosos. O objetivo foi analisar os resultados de um estudo de demanda para proposição de uma Especialização Técnica em Saúde do Idoso em uma instituição federal de ensino de Minas Gerais. A amostra foi composta por 240 Técnicos de Enfermagem e discentes de curso Técnico em Enfermagem. A coleta de dados foi entre novembro e dezembro de 2019. A análise de dados foi realizada no Statistical Package for the Social Sciences for Windows. Foi analisado o perfil sociodemográfico e ocupacional dos participantes interessados no curso, bem como a melhor maneira de ofertá-lo. Os resultados evidenciaram a ótima aceitação da especialização dentre os participantes do estudo de demanda.

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Biografia do Autor

Isabella Cristina Moraes Campos, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem/UFMG (2017), linha "Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem". Mestrado em Psicologia/UFSJ (2013), linha "Saúde Mental". Especialista em Formação Pedagógica na Área de Saúde: Enfermagem - CEFPEPE/UFMG (2012) e em Gestão Pública de Organizações de Saúde/UFJF (2011). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem/UFMG (2007). Professora efetiva do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei desde 2010. Atuação principalmente nas seguintes áreas (ensino, pesquisa e extensão): Estresse, Síndrome de Burnout, Enfermagem em Saúde da Mulher, Enfermagem Perioperatória e em Central de Material Esterilizado, Ética e Deontologia em Enfermagem, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e Atenção Primária à Saúde.

Isabel Cristina Adão Schiavon, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2006), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2019) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (em andamento). Atualmente é professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde,saúde ambiental, epidemiologia, gerenciamento de serviços de saúde.

 

Vaneska Ribeiro Perfeito Santos, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, 2017). Especialização em Formação Pedagógica para Enfermeiros pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE/MG, 2012) e em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ, 2010). Graduação Bacharel em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC, 2008) e em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1992). Experiência em docência no ensino superior e tecnológico na área de Enfermagem. Experiência assistencial na área da atenção primária. Atualmente é docente efetiva do IF Sudeste MG campus São João del Rei.

Lilian do Nascimento, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva - UFJF. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora/FACENF- UFJF (2013). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008), possui Licenciatura em Enfermagem pela mesma instituição (2010). Especialista em Gestão da Organização Pública de Saúde (2014) e Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (2010), ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursa Pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica pelo Instituto Educacional São Pedro (IESPE)/Faculdade Redentor - RJ. Atuou como professora substituta no Departamento Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem - UFJF, com as disciplinas: Enfermagem Saúde da Mulher, Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem Saúde Coletiva e Supervisão de Estágio I. Atuou como Tutora Presencial ministrando conteúdos práticos no Curso Técnico de Enfermagem (modalidade a distância) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Juiz de Fora - MG. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei, desde 2016, onde também atuou como responsável pelo Setor de Relações Comunitárias e membro do Setor de Fomento à Extensão, setores vinculados a Direção de Pesquisa e Extensão e membro do Comitê em Defesa da Vida de SJDR. Atuou também coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e, presidiu ainda a Comissão responsável pelos eventos de pesquisa e extensão do Instituto. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IF Sudeste MG de maio/2018 à Janeiro/2019. É membro da Cebes (Centro Brasileiro de Estudos em Saúde), núcleo SJDR e do Grupo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES). Atua principalmente no ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde, Enfermagem em Saúde da Mulher e Criança, Biossegurança e Enfermagem Clínica. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-4053-2891

Suzana Vale Rodrigues, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA (2013). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como Coordenadora de Saúde Da Mulher e da Criança na Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei (2013). Foi docente substituta do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais ? Campus São João del-Rei (2013-2015). Foi enfermeira intensivista neonatal na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei (2015-2016). Desde 2015 é professora efetiva do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais ? Campus São João del-Rei.

Referências

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Publicado

17/05/2021

Como Citar

CAMPOS, I. C. M.; SCHIAVON, I. C. A.; SANTOS, V. R. P.; DO NASCIMENTO, L.; RODRIGUES, S. V. Análise dos resultados de um estudo de demanda para proposição de uma especialização técnica em saúde do idoso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10874, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10874. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10874. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS