ATUAÇÃO REMOTA DO GRUPO DE PESQUISA QUALIDADE DO CUIDADO E DO ENSINO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10539Palavras-chave:
Pesquisa. Extensão. Recursos educacionais digitais. Universidade. Aprendizagem.Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação remota do Grupo de Pesquisa em Qualidade do Cuidado e do Ensino de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre março e maio de 2020. Participaram da experiência membros internos e externos ao Grupo. As atividades foram realizadas por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e desenvolvidas em quatro pilares: 1) Reuniões virtuais de planejamento; 2) Comunicação e Interação por Rede Social; 3) Discussões online semanais relacionadas à pesquisa científica; e 4) Produção de materiais educativos. Conclui-se que a atuação remota do Grupo de Pesquisa envolveu múltiplas estratégias, que foram apreciadas como satisfatórias pelos participantes e realçaram o papel social dos grupos de pesquisas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L.E.D.F. Contribuição para o estudo da comunidade científica da saúde coletiva: os grupos de pesquisa. 2011.394f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva). Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011.
ALVES, V.L.S. Gestão da qualidade: ferramentas utilizadas no contexto contemporâneo da saúde. São Paulo: Martinari, 2012.
AQUINO, E.M.L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, 2020.
BALSANELLI, A.P.; JERICÓ, M.C. Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras. Acta Paulista Enfermagem, v. 18, n. 4, p. 397-402, 2005.
BARRETO, M.L. et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, e200032, 2020.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 08 jun 2020.
COSTA, R. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. 2020. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/educa%25C3%25A7%25C3%25A3o-remota-emergencial-x-ead-desafios-e-renata-costa>. Acesso em: 08 jun. 2020.
DALTRO, M.R.; FARIA, A.A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, 223-237, 2019.
GIMENEZ, A.M.N.; SOUSA, G.; FELTRI, R.B. Universidades Brasileiras e Covid-19: fortalecendo os laços com a sociedade. Boletim Unicamp. 2020. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus/universidades-brasileiras-e-covid-19-fortalecendo-os-lacos-com-sociedade>. Acesso em: 08 jun. 2020.
HENRIQUE, T. Covid-19 e a internet (ou estou em isolamento social físico). Interfaces Científicas, v.8, n,3, p.5-8, 2020.
HULLEY S.B. et al. Designing clinical research. Philadelphia: Lippincott Willian & Wilking, 2007.
MARTINS, R.X. A Covid e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede, v. 7, n.1, p. 242-256, 2020.
ODELIUS, C.C.; SENA, A.C. Atuação em Grupos de Pesquisa: competências e processos de aprendizagem. Revista de Administração FACES Journal Belo Horizonte, v. 8, n. 4, p. 13-31, 2009.
PAIVA, F.J.O. A prática retórica de escrita de fichamentos como ferramenta de incentivo à pesquisa e ao planejamento textual de outros gêneros acadêmicos. Revista Multidebates, v.3, n.1, 2019.
PRADO, C. et al. Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 1, p. 246-251, 2012.
RAMOS, R.C.G; RAMOS, S.T.M; ASEGA, F.K. Google drive: potencialidades para o design de material educacional digital (med) para ensino de línguas. The especialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38, n. 1, 2017.
SANTOS JÚNIOR, V.B; MONTEIRO, J.C.S. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, n. 1, 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Profissionais de saúde hospedados no Hotel Barreira Roxa recebem homenagem. 2020. Disponível em: <http://www.saude.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=231882&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=Materia>. Acesso em: 7 Jun. 2020.
SILVA, A.A.; BESSA, J.C.R. Produção de textos na universidade: Uma proposta de trabalho com sequências didáticas com o gênero fichamento. Revista Gatilho – Revista discente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. v. 13, 2011.
VENTURA, D.F.L. et al. Desafios da pandemia de COVID-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 4, e00040620, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.