Tecnologias digitais de informação e comunicação e os processos educativos em Moçambique: um estudo centrado em instituições de Educação Profissional e de ensino superior na cidade de Lichinga
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12353Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Processo de Ensino-Aprendizagem. Educação Profissional e SuperiorResumo
Na contemporaneidade a revolução tecnológica coloca os seres humanos a assumirem a posição de nômade em sociedade ubíqua. As Tecnologias Digitais conectadas às redes telemáticas favorecem a ligação, a interação contínua e permanente entre pessoas e lugares, mesmo na condição de mobilidade. Da necessidade de reflexões em torno de integração, uso e acesso às tecnologias digitais em rede destinado aos processos educativos na educação profissional e no ensino superior, da Província do Niassa em Moçambique / África, surge este artigo que se pauta em pesquisa do tipo exploratória e revisão bibliográfica perspectivada na abordagem qualitativa. Os resultados apontam que, a partir do tempo pandêmico, os setores da educação profissional e do ensino superior passaram a ocorrer concretamente a partir de maior integração e utilização pedagógica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), movimento que exige o alargamento das compêtencias dos atores pedagógicos que passam a se socorrer da inteligência artificial, típica do fenômeno da cibercultura, para desenvolver e enriquecer a atividade de ensino e aprendizagem.Downloads
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