Uso de Jogos e Gamificação em Cursos de EPT durante o Ensino Remoto Emergencial :

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16297

Palavras-chave:

Atividades Gamificadas, Aulas remotas, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura, com o objetivo de verificar uso de jogos e gamificação no contexto do ensino remoto em cursos da EPT, bem como suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que a utilização dos jogos e da Gamificação têm sido bem aceitas por estudantes e professores e contribuiu para despertar o interesse e a motivação, facilitando a aprendizagem. No entanto, evidenciou-se que tanto os jogos quanto a gamificação precisam ser bem planejados e bem executados a fim de alcançar seus objetivos pedagógicos. Evidenciou-se também que essa estratégia metodológica permite trabalhar tanto conteúdos de disciplinas básicas quanto técnicas, demonstrando grande potencial para EPT.

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Biografia do Autor

Renata Quevedo Viero, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - CTISM pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2021).

Renata Hassler Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Técnica Especialista em Radioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (desde 2002). Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2014) e pós-graduação em Gestão Ambiental (2014).

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012). Foi Professor Adjunto e Coordenador de Estágio da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009-2010). Coordenador titular dos cursos de Química Industrial e Licenciatura Plena em Química da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato sensu em Gestão e Análise Ambiental e Gestão da Qualidade. Atuou como Diretor do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da mesma universidade (UNOPAR - 2003 - 2010). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos. Auditor Ambiental com cadastro de auditor líder no Instituto Ambiental do Paraná - IAP (2008 - 2010). Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de fitossanitários na Milenia Agrociências S/A (2001 - 2004) e como Gerente Industrial da A. M. Goldstein Alimentos do Brasil Ltda (2005 - 2007). Foi professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (2010 - 2013) onde atuou também como Coordenador de Área do projeto PIBID em Química e membro de diversos Colegiados e Comissões (Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão, Comitê Institucional de Pesquisa, Colegiado do curso de Licenciatura em Química, Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Química, Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios), ainda atuou com como consultor Ad hoc e membro do Conselho Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Atua ainda como consultor Ad Hoc de diversos periódicos e como avaliador do INEP/MEC para Credenciamento Institucional desde 2018.

Rogério Correa Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorando em Informática (UFPR). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software e funções virtualizadas de rede.

Melina de Azevedo Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências - área de concentração Química Inorgânica - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015), possui Mestrado em Química (Química Inorgânica, 2011) pela mesma universidade. Formada em Química Industrial (UFSM, 2009) e Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM, 2013). De Abril a Setembro de 2012 atuou em projeto de pesquisa na Freie Universität Berlin (Berlim, Alemanha) via programa Probral. Atualmente é docente permanente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), atuando no ensino de Química para a educação profissional e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT). 

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Publicado

07.09.2025

Como Citar

VIERO, Renata Quevedo; LOPES, Renata Hassler; ELLENSOHN, Ricardo Machado; TURCHETTI, Rogério Correa; MELLO, Melina de Azevedo. Uso de Jogos e Gamificação em Cursos de EPT durante o Ensino Remoto Emergencial :: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16297, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16297. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16297. Acesso em: 12 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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