v. 3 n. 25 (2025): Volume especial

Publicado: 22.07.2025

ARTIGOS

  • Prototipagem de Produtos Educacionais em PPG Profissionais em Ensino: uma revisão sistemática de literatura

    Marcella Sarah Filgueiras de Farias, Andréa Pereira Mendonça
    e15627
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15627

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Volume Especial - 2025

  • Sentidos, experiências e reflexões: expressões das relações de gênero, raça e classe para egressas/os da educação profissional

    Tânia Gracieli Vega Incerti, Lindamir Salete Casagrande
    e15491
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15491
  • Avaliação de políticas públicas desenvolvimentistas: um enfoque educacional

    Igor Vasconcelos Nogueira, Leticia Pedroso Ramos
    e15881
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15881
  • Ética no Projeto Político-Pedagógico Institucional da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

    Adriana Aparecida Souza, Yossonale Viana Alves
    e17643
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17643
  • Fundamentos epistemológicos freirianos ética humanista, formação docente e inteligência artificial

    Carlos Moisés de Oliveira, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques
    e17848
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17848
  • Iniciação Científica: contribuição para a formação humanizadora, técnica e desempenho acadêmico de estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio

    Isadora Balsini Lucio, Fátima Peres Zago de Oliveira
    e14286
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14286
  • Educação profissional e tecnológica e a precarização do trabalho no Brasil

    Pedro Simonard, Albani Barros, Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, Kely Teixeira
    e15459
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15459
  • Proposta de intervenção: visita técnica e tecnologias assistivas, uma metodologia inclusiva para uma aprendizagem transversal na fruticultura

    Elismar Pereira de Oliveira, Sérgio Severo do Nascimento
    e16655
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16655
  • Ética e uso de inteligência artificial na educação profissional técnica de nível médio no Brasil

    Leandro Silva Costa, Lenina Lopes Soares Silva
    e17800
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17800
  • Por uma ética na formação, responsabilidade social e desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes

    Yraguacyara Santos Mascarenhas Oliveira, Maria Valéria Chaves de Lima, Perla Silva Rodrigues, Kalyane Kelly Duarte de Oliveira
    e 17852
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17852
  • Escola de Aprendizes Artífices (1909 a 1920): do assistencialismo à educação?

    Amanda Bersacula de Azevedo
    e15278
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15278
  • A Educação profissional e tecnológica no Brasil: Um percurso histórico

    Alex Rogério Silva
    e15546
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15546
  • Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Ceará Qual o impacto no desenvolvimento local?

    Clayton Robson Moreira da Silva, Jéfferson Malveira Cavalcante
    e16120
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16120
  • A dimensão ético-política na formação de professores para a educação profissional um ensaio à luz da concepção gramsciana de unidade entre teoria e prática

    Ivickson Ricardo de Miranda Cavalcanti, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
    e17775
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17775
  • A ética na educação profissional: representações no Instagram representations on Instagram

    Yraguacyara Santos Mascarenhas Oliveira , Thainá Jácome Andrade de Lima , Perla Silva Rodrigues , Kalyane Kelly Duarte Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17849
  • A Educação Profissional de nível médio nos últimos 30 anos: o caso brasileiro

    Cristiane Leticia Nadaletti, Dirce Djanira Pacheco e Zan
    e15173
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15173
  • Estudo do processo de enfermagem no curso técnico de enfermagem: contribuições para a formação integral

    Valessa Gizele Ramos de Oliveira, Rosiney Rocha Almeida
    e15479
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15479
  • O Modelo de gestão nos Institutos Federais de Educação Profissional Uma revisão sistemática da literatura (2012-2022)

    Francisco de Assis Pereira Filho, Maria Edilene da Silva Ribeiro
    e16671
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16671
  • Integridade acadêmica na era do ChatGPT Desafios éticos e as novas fronteiras da Inovação

    Jéssica Caroline Rodrigues de Lima, Maíra Longhinotti Felippe
    e 17803
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17803
  • Reflexões e contribuições da bioética para uma educação libertadora

    Pablo Castro Santos, Ana Karinne Moura Saraiva, Leandro Silva Costa, Lenina Lopes Soares Silva
    e17855
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17855
  • Ingressei em um Instituto Federal, o que fazer? Proposta de um programa de acolhimento para docentes

    Tassia Pimentel Rodrigo de Freitas, Giselle Rôças
    e14210
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14210
  • Produção e Divulgação de Sinais em Libras para Equipamentos Laboratoriais na Área de Produção de Açúcar e Álcool

    Rogério Pacheco Rodrigues, Maísa Conceição Silva, Nicéa Quintino Amauro
    e15425
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15425
  • Programa de computador para a criação e aplicação de testes de Cloze validação no Ensino Médio Técnico

    Ewerton José da Silva, Neide de Brito Cunha
    e15560
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15560
  • A Prática Docente relacionada ao uso Ético da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica: uma Revisão Sistemática

    Girlane Nunes de Queiroz, Luan Philipe Herculano Braz, Gilvan Martins Durães, Camila Lima Santana e Santana
    e 17791
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17791
  • Ética e formação humana integral na educação básica, profissional e tecnológica: reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN

    Emiliana Souza Soares, Edneide da Conceição Bezerra Bezerra
    e17851
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17851