Consciência histórica em alunos do ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14885Palavras-chave:
Consciência histórica; Sentidos do trabalho; Educação profissional.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a formação da consciência histórica histórica em alunos do âmbito da Educação Profissional. A escolha do objeto de investigação, justifica-se pela compreensão da necessidade de fortalecer o entendimento do sentido ontológica do trabalho no contexto da Educação Profissionnal e Tecnológica. Este estudo, foi desenvolvido a partir do ano de 2019 a 2022 por meio do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, foi utilizado a metodologia ativa como atividade prática e interativa para promover a consciência histórica de maneira eficaz e significativa para os alunos integrantes. Como resultado, foi verificado que o aluno participante da pesquisa, pelos atos de leitura, reflexão e ação, vem a expor a sua compreensão sobre os sentidos do trabalho e, com isso, contribui para um diagnóstico da formação omnilateral que se preconiza na Educação Profissional e Tecnológica.
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