Consciência histórica em alunos do ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14885

Palavras-chave:

Consciência histórica; Sentidos do trabalho; Educação profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a formação da consciência histórica histórica em alunos do âmbito da Educação Profissional. A escolha do objeto de investigação, justifica-se pela compreensão da necessidade de fortalecer o entendimento do sentido ontológica do trabalho no contexto da Educação Profissionnal e Tecnológica. Este estudo, foi desenvolvido a partir do ano de 2019 a 2022 por meio do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, foi utilizado a metodologia ativa como atividade prática e interativa para promover a consciência histórica de maneira eficaz e significativa para os alunos integrantes. Como resultado, foi verificado que o aluno participante da pesquisa, pelos atos de leitura, reflexão e ação, vem a expor a sua compreensão sobre os sentidos do trabalho e, com isso, contribui para um diagnóstico da formação omnilateral que se preconiza na Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

luiz carlos pereira santos, instituto federal de sergipe

Coordenadoria de informática

Doutor em Desenvolvimento e meio ambiente

Mestrado em sistema e computação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Profept

Professor do Instituto Federal de Sergipe na área de Informática

Solange Melo do Nascimento, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Daniela Venceslau Bitencourt, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

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Publicado

08.09.2025

Como Citar

SANTOS, Luiz carlos pereira; NASCIMENTO, Solange Melo do; BITENCOURT, Daniela Venceslau. Consciência histórica em alunos do ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e14885, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.14885. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14885. Acesso em: 4 out. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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