Ética no Projeto Político-Pedagógico Institucional da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17643

Palavras-chave:

Ética na educação profissional e tecnológica, Projeto Político-Pedagógico Institucional., Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo explora a integração dos princípios éticos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dentro da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, com foco no Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI). O texto examina como os princípios éticos são refletidos e aplicados nas diretrizes e práticas pedagógicas estabelecidas pelos Institutos Estaduais de Educação Profissional e Inovação nesse estado. A análise problematiza a maneira como os princípios éticos são abordados e implementados no PPPI da EPT e objetiva compreender a aplicação desses princípios nas diretrizes educacionais para sua prática cotidiana, posto que visam promover a formação técnica articulada à formação de cidadãos éticos e responsáveis. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica e análise documental, a identificação de como a ética é incorporada às diretrizes direcionadas às práticas pedagógicas, além de detectar possíveis lacunas e áreas que necessitam de aprimoramento. Considera-se que o detalhamento da análise possibilitou uma visão abrangente sobre a incorporação dos princípios éticos para a EPT, de forma a revelar insights sobre como fortalecer a qualidade e a integridade da formação oferecida na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN em 2013. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN (2009). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência em pesquisa na área de Direitos Humanos e Violência, com ênfase em Ciência Política, Antropologia e Sociologia e é professora convidada da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no curso de Pedagogia, desde 2008.

Yossonale Viana Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/PPGEP). Mestre em Educação, com ênfase em Educação Profissional (2018) pelo PPGEP/IFRN. Especialista em Direito do Trabalho e Processo de Trabalho (2010). Graduada em Direito (2009). Experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional; trabalho; educação e juventude. Inscrita na ORCID sob número: https://orcid.org/0000-0003-0206-8642

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Publicado

02.07.2025

Como Citar

SOUZA, Adriana Aparecida; ALVES, Yossonale Viana. Ética no Projeto Político-Pedagógico Institucional da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e17643, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17643. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17643. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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