Ética no Projeto Político-Pedagógico Institucional da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17643Palavras-chave:
Ética na educação profissional e tecnológica, Projeto Político-Pedagógico Institucional., Rede Estadual de Educação do Rio Grande do NorteResumo
Este artigo explora a integração dos princípios éticos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dentro da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, com foco no Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI). O texto examina como os princípios éticos são refletidos e aplicados nas diretrizes e práticas pedagógicas estabelecidas pelos Institutos Estaduais de Educação Profissional e Inovação nesse estado. A análise problematiza a maneira como os princípios éticos são abordados e implementados no PPPI da EPT e objetiva compreender a aplicação desses princípios nas diretrizes educacionais para sua prática cotidiana, posto que visam promover a formação técnica articulada à formação de cidadãos éticos e responsáveis. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica e análise documental, a identificação de como a ética é incorporada às diretrizes direcionadas às práticas pedagógicas, além de detectar possíveis lacunas e áreas que necessitam de aprimoramento. Considera-se que o detalhamento da análise possibilitou uma visão abrangente sobre a incorporação dos princípios éticos para a EPT, de forma a revelar insights sobre como fortalecer a qualidade e a integridade da formação oferecida na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 jul. 2022.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan./abr. 2014.
COSTA, L. S.; SILVA, L. L. S.. Pesquisa em educação e cuidados éticos e legais no Brasil. Holos, 3, 2022. Acesso: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13624
COSTA, L. S.; SILVA, L.L.S; SANTOS, P. de C. Um breve panorama da produção científica sobre bioética e covid-19 no Brasil In. ROSANELI, C. F.; FISCHER, M. L.. (org.). Bioética, saúde global e meio ambiente. Curitiba: CRV, 2021. 316 p. (Série Bioética, Volume 14).
CUNHA, M. I. Formação e Competência: Perspectivas de Análise em Educação e Trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.
DUSSEL, E. Para uma ética da libertação latino-americana. São Paulo: Loyola- UNIMEP, 1977.
DUSSEL, E. Ética da Libertação na Idade da Globalização e da Exclusão. São Paulo: Vozes; 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. João Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
MACINTYRE, A. Depois da Virtude. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001
RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político Pedagógico Institucional. Natal: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN), 2018.
RIO GRANDE DO NORTE. Cadernos de Orientação Pedagógica. Natal: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN)/SUEP, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.