Uma análise comparativa sobre a educação profissional entre Brasil e Estados Unidos da América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12897

Palavras-chave:

Educação Comparada, Estados Unidos da América, Brasil, Educação Profissional.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada busca estabelecer uma comparação entre a organização da educação profissional no Brasil e nos Estados Unidos da América. A metodologia adotada neste estudo é de natureza bibliográfica e documental. Os dois países são diferentes tanto no que se refere à posição internacional quanto no que se refere à qualidade de vida, uma vez que o Brasil é um país semiperiférico e em desenvolvimento e os Estados Unidos da América é um país central e desenvolvido. A análise de casos díspares pode ser útil para discutir similitudes na educação profissional em países diferentes entre si, particularmente considerando o isomorfismo destas instituições. Os resultados mostraram que a educação profissional possui certo isomorfismo mimético (Cf. DIMAGGIO e POWELL, 2005), quer dizer, mesmo em países díspares, a educação profissional possui semelhanças importantes, reflexo de novas organizações formadas a partir de modelos internacionais considerados exitosos e funcionais ao capitalismo contemporâneo. As semelhanças são a dualidade do ensino e a aposta na parceria com entidades privadas. Isso não significa inexistir diferenças importantes, que podem ter a ver com o ambiente institucional de cada país, como a ênfase na avaliação, no caso dos Estados Unidos da América.

 

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN em 2013. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN (2009). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência em pesquisa na área de Direitos Humanos e Violência, com ênfase em Ciência Política, Antropologia e Sociologia e é professora convidada da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no curso de Pedagogia, desde 2008.

Anderson Cristopher dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Professor do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

SOUZA, A. A.; SANTOS, A. C. dos. Uma análise comparativa sobre a educação profissional entre Brasil e Estados Unidos da América. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e12987, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12897. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12897. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos Internacionais sobre a Educação Profissional