Estado do conhecimento sobre o financiamento da Educação Profissional e Tecnológica:
uma análise das publicações FINEDUCA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16032Palavras-chave:
Financiamento da educação profissional e tecnológica, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do Conhecimento, FINEDUCAResumo
Este artigo objetivou analisar as produções acadêmicas sobre o financiamento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) presentes nas publicações da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA). De abordagem qualitativa, a pesquisa foi exploratória, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento. Foram identificadas, na Revista FINEDUCA e nos Anais do V ao X Encontro FINEDUCA, vinte produções entre artigos completos e resumos simples e expandidos. Onze delas foram publicadas por pesquisadores da região nordeste do Brasil, e oito por autores vinculados ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Treze das publicações trataram do financiamento dos Institutos Federais, quatro refletiram sobre as relações público-privadas que permeiam o financiamento da modalidade, e somente duas investigaram o financiamento da EPT na esfera estadual, evidenciando uma lacuna no que se refere à produções que tomam como lócus de pesquisa esta rede de ensino.
Downloads
Referências
ALENCAR, Felipe; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. Financiamento da Educação Profissional Paulista no contexto da Nova Gestão Pública: trajetória do Centro Paula Souza, 1995-2018. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 10., 2022, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis:
FINEDUCA, 2022. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Eixo-Politicas-de-financiamento-da-educacao-basica2.pdf. Acesso em ago. 2023.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando publicações, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 08 jul. 2022.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 08 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 08 jul. 2022.
CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Emendas Parlamentares Orçamentárias Destinadas à Educação. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 7., 2019, Belém. Anais [...]. Belém: FINEDUCA, 2019. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2023/01/1-Eixo-Politicas-de-Financiamento.pdf. Acesso em ago. 2023.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan./abr. 2014.
DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; BRISOLLA, Lívia Santos. Impactos e rupturas na educação superior brasileira após a Emenda Constitucional 95/2016: o caso dos institutos federais. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 7, p. 1-17, 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, jan./jun. 2001.
MELO, André Lins de. A Política de Fundos na Rede Estadual de Ensino do Amapá (2004-2017): primeiras aproximações. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 6., 2018, Campinas. Anais [...]. Campinas: FINEDUCA, 2018. Disponível em https://www.fineduca.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Eixo-Politicas-de-Financiamento-da-Educacao-Basica-e-Superior.pdf. Acesso em ago. 2023.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
NASCIMENTO, Maria Luzirene Oliveira do; CRUZ, Rosana Evangelista da. Financiamento e gestão do PRONATEC: o público e o privado na política de educação profissional. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 11, p. 1-13, 2016.
OLIVEIRA, André Luís Pinto de; BATISTA, Sueli Soares dos Santos; PEREIRA, Daniel Capella; ALENCAR, Felipe. Os contratos milionários do Governo Paulista e a relação com a Reforma do Ensino Médio. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 9., 2021, Virtual. Anais [...]. Porto Alegre: FINEDUCA, 2021. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Eixo-Relacoes-Publico-Privadas-no-Financiamento-da-Educacao.pdf. Acesso em ago. 2023.
OLIVEIRA, Marla Sarmento de; Mendonça, Paulo Henrique de; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Financiamento dos Institutos Federais: um estudo da execução orçamentária do IFRN (2014-2018) - houve contingenciamento? In: Encontro Anual da FINEDUCA, 7., 2019, Belém. Anais [...]. Belém: FINEDUCA, 2019. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2023/01/1-Eixo-Politicas-de-Financiamento.pdf. Acesso em ago. 2023.
OLIVEIRA, Ramon Igor da Silveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. A Emenda Constitucional n° 95/2016 e as implicações para os recursos da assistência estudantil do IFRN. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 7, p. 1-14, 2022.
PEREIRA, Josué Vidal. Análise dos recursos financeiros aplicados nas Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: 1996-2016. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 21, p. 1-20, 2019.
PEREIRA, Josué Vidal; AMORIM, Rodrigo de Freitas. Dinheiro público, oferta privada: a dinâmica do financiamento e da oferta de educação profissional no Sistema S. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 9, p. 1-13, 2015.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 276 p.
RIBEIRO, Isabella Medeiros Lopes; SOUZA JUNIOR, Luiz de. A execução do Pronatec no âmbito do IFPB: um estudo de caso. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 5., 2017, Natal. Anais [...]. Natal: FINEDUCA, 2017. Disponível em https://www.fineduca.org.br/wp-content/uploads/AnaisV/Politicas/politicas-9.pdf. Acesso em ago. 2023.
ROLIN, Evandro Cherubini. Desenvolvimento de metodologia para o cálculo do custo-aluno da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 18, p. 1-19, 2021.
REIS, Elydimara Durso dos; ALENCAR, Felipe. Relação Público-Privado no Financiamento da Educação Profissional Paulista: o caso da forma concomitante do Programa REDE/VENCE. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 9., 2021, Virtual. Anais [...]. Porto Alegre: FINEDUCA, 2021. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Eixo-Relacoes-Publico-Privadas-no-Financiamento-da-Educacao.pdf. Acesso em ago. 2023.
SANTANA, Maracy Oliveira de; SILVA, Juvania dos Santos Borges da; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. A Regulamentação do Novo FUNDEB e as implicações do Decreto 10.656/2021 para os Institutos Federais. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 9., 2021, Virtual. Anais [...]. Porto Alegre: FINEDUCA, 2021. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Eixo-Politicas-de-Financiamento-da-Educacao-Basica.pdf. Acesso em ago. 2023.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 147-164.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Andreilson Oliveira da; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Financiamento da Assistência Estudantil do IFRN: uma relação entre as matrículas e os recursos planejados (2014 a 2019). FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 19, p. 1-17, 2021.
SILVA, Andreilson Oliveira da; OLIVEIRA, Ramon Igor da Silveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Financiamento das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica entre 2015 e 2020: as implicações da Emenda Constitucional 95/2016. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 9., 2021, Virtual. Anais [...]. Porto Alegre: FINEDUCA, 2021. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Eixo-Politicas-de-Financiamento-da-Educacao-Basica.pdf. Acesso em ago. 2023.
SILVA, Carlos José Araújo da; SOUZA, Michael Pratini Silva de; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Dotações orçamentárias e investimento nas atividades estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em 2016. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 5., 2017, Natal. Anais [...]. Natal: FINEDUCA, 2017. Disponível em https://www.fineduca.org.br/wp-content/uploads/AnaisV/Politicas/politicas-18.pdf. Acesso em ago. 2023.
SILVA, Josenildo Diniz; SILVA, Juvania dos Santos Borges da; SANTANA, Maracy Oliveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Os Recursos Investidos nos Institutos Federais da Região Nordeste durante a Pandemia da Covid-19: um estudo dos dados da plataforma
SIOP. In: Encontro Anual da FINEDUCA, 10., 2022, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FINEDUCA, 2022. Disponível em https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Eixo-Politicas-de-financiamento-da-educacao-basica2.pdf. Acesso em ago. 2023.
SOUZA, Ângelo Ricardo de Souza; PINTO, José Marcelino de Rezende; GIL, Juca; JACOMINI, Márcia Aparecida; FARENZENA, Nalú. Revista FINEDUCA - 10 anos de contribuição à pesquisa em financiamento da educação. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 37, 2020.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.