Estado do conhecimento sobre o financiamento da Educação Profissional e Tecnológica:

uma análise das publicações FINEDUCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16032

Palavras-chave:

Financiamento da educação profissional e tecnológica, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do Conhecimento, FINEDUCA

Resumo

Este artigo objetivou analisar as produções acadêmicas sobre o financiamento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) presentes nas publicações da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA). De abordagem qualitativa, a pesquisa foi exploratória, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento. Foram identificadas, na Revista FINEDUCA e nos Anais do V ao X Encontro FINEDUCA, vinte produções entre artigos completos e resumos simples e expandidos. Onze delas foram publicadas por pesquisadores da região nordeste do Brasil, e oito por autores vinculados ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Treze das publicações trataram do financiamento dos Institutos Federais, quatro refletiram sobre as relações público-privadas que permeiam o financiamento da modalidade, e somente duas investigaram o financiamento da EPT na esfera estadual, evidenciando uma lacuna no que se refere à produções que tomam como lócus de pesquisa esta rede de ensino.

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Biografia do Autor

Ramon Igor da Silveira Oliveira, Instituto Federal de Educação

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Biologia, também pelo IFRN. É bolsista CAPES e dedica-se à pesquisas vinculadas ao Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED), na Linha de Políticas e Práxis em Educação Profissional.

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988), Especialização em Formação do Educador pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, São Paulo do Potengi, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do IFRN, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da UFRN.

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação.

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Publicado

11/12/2023

Como Citar

OLIVEIRA, Ramon Igor da Silveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos; SILVA, Lenina Lopes Soares. Estado do conhecimento sobre o financiamento da Educação Profissional e Tecnológica:: uma análise das publicações FINEDUCA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16032, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16032. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16032. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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