Estado do conhecimento da reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13966

Resumo

Este artigo teve por objetivo apresentar um estado do conhecimento sobre as produções científicas que tratam da reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017. Para a realização deste estudo foram selecionados artigos científicos publicados em duas bases de dados, a SCIELO e o Portal de Periódicos CAPES, no período de 24 a 26 de maio de 2021. Os resultados revelaram a preocupação dos autores em discutir no campo científico questões relacionadas ao novo Ensino Médio, numa perspectiva de questionar sobre sua efetividade e o que a reforma propõe diante de tantos problemas que essa etapa da Educação Básica enfrenta há tantos anos. Os autores também tecem críticas aos interesses políticos e econômicos contemplados nessa política pública e avaliam as disputas ideológicas presentes na Lei 13.415/2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juvania dos Santos Borges da Silva, IFRN

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Participa de projetos de pesquisa vinculados ao NUPED - Núcleo de Pesquisa em Educação, do IFRN. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdicisplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Potiguar (UNP). Atualmente professora efetiva dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Parnamirim/RN, e Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte. 

Maria Aparecida dos Santos Ferreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988), Especialização em Formação do Educador pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) a partir de 2017. Coordenadora da Linha de Política e Práxis da Educação Profissional (2019-2021). Atualmente coordena um projeto de pesquisa vinculado ao NUPED - Núcleo de Pesquisa em Educação, do IFRN.

 

Publicado

02/09/2022

Como Citar

SILVA, Juvania dos Santos Borges da; FERREIRA , Maria Aparecida dos Santos. Estado do conhecimento da reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13966, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13966. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13966. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS