EDUCAÇÃO E TRABALHO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11255

Palavras-chave:

Produção do conhecimento. Educação e trabalho. Financiamento da educação profissional. Programas de pós-graduação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e quantificar a produção do conhecimento em educação e trabalho e financiamento da educação profissional, em Programas de Pós-Graduação. Para tanto, fez-se um mapeamento da produção através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizando-se consultas a partir do campo “assunto”. É necessário apontar que, nessa busca, mostrou-se ausente a produção proveniente de Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional, como o do IFRN. Como resultado, evidenciou-se a carência de pesquisas em ambos os campos, sendo encontrados 71 estudos em educação e trabalho, e apenas 10 no campo do financiamento da educação profissional. Assim, pode-se dizer que, ainda que ocorra, a pesquisa nesses campos se dá em um baixo volume.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CASTRO, João Abrahão de. Financiamento da Educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 18, n. 74, p. 11-32, dez. 2001.

CIAVATTA, Maria. O percurso histórico do GT Trabalho e Educação – um exercício de interpretação. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 13, n. 20, p. 22-50, 2015.

CRUZ, Rosana Evangelista da; JACOMINI, Márcia Aparecida. Produção Acadêmica sobre financiamento da educação: 2000-2010. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 347-370, maio/ago. 2017.

FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. O FUNDEF e o FUNDEB como política de financiamento para a valorização do magistério: efeitos na carreira e na remuneração dos professores da rede pública estadual de ensino do RN. 2014, 353 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/19286/1/FUNDEFeFUNDEBPol%C3%ADtica_Ferreira_2014.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, jan./jun. 2001.

HANDFAS, Anita. A trajetória do GT Trabalho e Educação da ANPED: alguns elementos de análise. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 375-398, nov. 2007/fev. 2008.

MARTINS, Jéssica Souza; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. O Catálogo de Teses e Dissertações como fonte para estudos bibliométricos do campo da Educação Profissional. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 8, p. 1-17, maio 2019.

MEDEIROS NETA, Olivia Morais de. A configuração do campo da Educação Profissional no Brasil. Holos, Natal, v. 6, p. 50-55, out. 2016.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. Trabalho e educação como pauta do GT Trabalho e Educação da ANPED: algumas considerações sobre o campo de pesquisa. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 13, n. 20, p. 88-118, 2015.

MOURA, Dante Henrique. A Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 4-30, 2007.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C. J. et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 147-164.

TREIN, Eunice; CIAVATTA, Maria. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 140-164, set./out./nov./dez. 2003.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, R. I. da S.; FERREIRA, M. A. dos S. EDUCAÇÃO E TRABALHO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11255, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11255. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11255. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)