Os desafios da formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14297Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; Formação docente; Tecnologias digitais; Covid-19; Pandemia.Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o panorama da formação docente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante da conjuntura de eclosão da pandemia de Covid-19. Há necessidade de conhecer as investigações científicas sobre o tema em questão para desvendar possibilidades e problemáticas que configuram o delineamento da formação dos docentes em EPT no contexto pandêmico. Para delimitar o corpus da investigação, o recorte temporal abrangeu os anos de 2020 e 2021. Os estudos indicaram que essa formação necessita de um novo redirecionamento em sua estrutura, em seus princípios, em suas metodologias e em suas dinâmicas para o enfrentamento de novos desafios nas formas de ensinar e aprender.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de professores para a Educação Profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (Org.). Coleção didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 479-496.
ARBEX, Quéren dos Passos Freire; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Podcast Edutec: tecnologias e ensino, pesquisa e extensão em debate. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Áudio. 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586310. Acesso em: 26 abr. 2021.
BAPTAGLIN, Leila Adriana; ROSSETTO, Gislaine A. Rodrigues da Silva; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e da aprendizagem da docência. Educação, UFSM, v. 39, n. 2, p. 415-426, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Covid-19 no Brasil. 2021. Disponível em: https://co-vid. saude.gov.br/. Acesso em: 11 set. 2022.
COLOVINI, Cristian Ericksson; BRANCHER, Vantoir Roberto. Educação profissional em contextos prisionais. Aula digital. 2021. Disponível em: https://www.educapes.capes.gov.br/handle/capes/586887. Acesso em: 26 mar. 2021.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020.
COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; SANTOS, Adriana Ramos; MARTINS, Joseane Lima. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 3, p. 1193-1204, 2020.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 2, n. 2, p. 6-19, 2018.
DOMINGUES, Alex Torres. A interiorização da EAD nas instituições públicas de educação no Estado do Mato Grosso do Sul: Avanços e perspectivas. Horizontes, revista de educação. v. 7, n. 14, 2019.
ERICKSON, Frederick. A History of Qualitative Inquiry in Social and Educational Research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. The SAGE Handbook of Qualitative Research. 5. ed. Thousand Oaks -EUA: SAGE Publications, 2018.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa et al. Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Information Science, n. 15, p. 8, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/view/14647. Acesso em: 30 ago.2024.
GESTRADO. Trabalho docente em tempos de pandemia – relatório técnico. GESTRADO/UFMG, 2020. Disponível em: https://www.uncme.org.br/Gerenciador/kcfinder/upload/files/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 18 ago. 2022.
JOYCE, Cassandra; MOREIRA, Marília; ROCHA, Sinara. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de Covid19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-29, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.
LIMA, Maricéia Ribeiro; TORREÃO, Marco Antonio Goiabeira. Formação de Professores para uso da TDIC: Uma revisão de Literatura. In: SENHORAS, Elói Martins (Org.). Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista. Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Participação, UnB, n. 34, p. 171-173, novembro de 2020.
OCAÑA-FERNANDEZ, Yolvi; FUSTER-GUILLÉN, Doris. The bibliographical review as a research methodology. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, e15614, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15614. Acesso em: 11 abr. 2024.
ORTH, Miguel Alfredo; SARMENTO, Dirléia Fanfa; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Formação continuada de professores e a informática na educação: uma visão geral sobre dissertações e teses. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 17, n. 3, p. 497-516, set.-dez. 2011.
PACHECO, Lílian Fernanda; NOLL, Matias; MENDONÇA, Carolina Rodrigues. Challenges in teaching human anatomy to students with intellectual disabilities during the Covid‐19 pandemic. Anatomical Sciences Education, v. 13, n. 5, p. 556, 2020. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1991. Acesso em: 30 ago. 2024.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
REIS, Caroline Rezende dos. Let us play: uma proposta de formação continuada virtual para docentes de Educação Física. Dissertação de mestrado, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597395. Acesso em: 26 abr. 2021.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
SILVEIRA, Elis Regina Hamilton. Tutorial bilíngue do SIGAA – Módulo discente para estudantes surdos do IFSC. Dissertação de Mestrado. Instituto Federal de Santa Catarina, 2021.
SILVEIRA, Erika et al. The need to use mortality, and not case-fatality, to compare COVID-19 deaths worldwide. International Journal of Preventive Medicine, v. 13, n. 1, p. 49, 2022. Disponível em: https://journals.lww.com/ijom/fulltext/2022/13000/the_need_to_use_mortality,_and_not_case_fatality,.49.aspx. Acesso em: 30 ago. 2024.
SINKOVICS, Rudolf; ALFOLDI, Eva. Facilitating the Interaction Between Theory and Data in Qualitative Research Using CAQDAS. In: SYMON, Gillian; CASSELL, Catherine. Qualitative Organizational Research: Core Methods and Current Challenges. London: SAGE Publications, 2012.
SIQUEIRA, Romilson Martins; DOURADO, Luiz Fernandes. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 842–857, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211. Acesso em: 29 ago. 2022.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. 21. ed. Campina Grande-PB: Editora da Universidade Estadual da Paraíba-EDUEPB, 2011. 278 p.
SOUTO, Xênia. COVID-19: Aspectos gerais e implicações globais. Revista de Educação, Ciência e tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020.
SOUZA, Aline Christiane Oliveira. Formação Continuada com enfoque colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas. Campo Grande – MS, 2021. Produto educacional (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul- IFMS, Campus Campo Grande, 2021.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TAVARES, José. A formação como construção do conhecimento científico e pedagógico. In: SÁ-CHAVES, Idália (Org.). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Portugal: Porto Editora, 1997, p. 59-73.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.