Os desafios da formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14297

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Formação docente; Tecnologias digitais; Covid-19; Pandemia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar o panorama da formação docente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante da conjuntura de eclosão da pandemia de Covid-19. Há necessidade de conhecer as investigações científicas sobre o tema em questão para desvendar possibilidades e problemáticas que configuram o delineamento da formação dos docentes em EPT no contexto pandêmico. Para delimitar o corpus da investigação, o recorte temporal abrangeu os anos de 2020 e 2021. Os estudos indicaram que essa formação necessita de um novo redirecionamento em sua estrutura, em seus princípios, em suas metodologias e em suas dinâmicas para o enfrentamento de novos desafios nas formas de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Luiz Mário Lopes Cardoso, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente, é mestrando do curso Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IF Goiano - Campus Ceres, com pesquisa na área de Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. É professor do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, desde 1999, lotado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Garcia Neta Bento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, práticas pedagógicas e docência.

Matias Noll, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é Editor de cinco revistas internacionais (Plos One,Frontiers in Pain Research, Pharmacogenomics Research and Personalized Medicine, Journal on Teaching Engineering e Journal of Human Growth and Development) e parecerista de mais de 35 periódicos científicos nacionais e internacionais. É professor e pesquisador do Instituto Federal Goiano, onde executa 7 projetos de pesquisa, 4 projetos de extensão e 1 projeto de ensino. Tem experiência em gestão tendo atuado como Coordenador de Iniciação Científica e participado de Comitês Científicos, Comitê de Ética e Conselho Superior atualmente participa do Conselho Editoral da Editora do IF Goiano e é coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioengenharia, Educação Física e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: postura corporal, biomecânica, avaliação, saúde da criança e do adolescente, dor, revisão sistemática e educação profissional e tecnológica.

Emmanuela Ferreira de Lima , Instituto Federal da Paraíba-Campus Princesa Isabel

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2009). Concluiu o primeiro Pós-doutorado em 2011, na Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA), em Trieste-Itália, concluiu o segundo Pós-doutorado na Universidade de São Paulo em 2013. Concluiu o terceiro Pós-doutorado em 2019, na Universidade de Modena e Reggio Emilia, em Modena, na Itália, onde atuou no desenvolvimento de recursos didáticos e tecnológicos para o aprendizado de Química. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba, campus Princesa Isabel, professora efetiva do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede (PROFEPT). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: antibióticos, potencial terapêutico e mecânica quântica. Atua também na área de ensino em que usa as TIC como metodologia para melhoramento do processo ensino-aprendizagem de Química.

Flávio Coelho Borges Cardoso , Instituto Federal Goiano - Campus - Ceres

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1992), graduação em Licenciatura Plena Com Habilitação Em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduando em Direito pela UniEvangélica. Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Arranjos Produtivos Locais ou Clusters, Spin-Offs, Direito Penal, Administrativo e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

SOUZA, Heloisia Carneiro de; CARDOSO, Luiz Mário lopes; NOLL , Matias; LIMA , Emmanuela Ferreira de; CARDOSO , Flávio Manoel Coelho Borge. Os desafios da formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14297, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14297. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14297. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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