Ensino Médio Integrado no Brasil: uma possibilidade para superar a dualidade histórica da educação profissional

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DOI :

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18178

Résumé

Este texto se propõe analisar o processo histórico da dualidade na educação profissional brasileira. Pretende-se também avaliar a proposta do Ensino Médio Integrado (EMI), como modalidade de ensino que busca superar essa fragmentação histórica. O manuscrito foi elaborado por meio das bibliografias pesquisadas em duas bases de dados, escolhidas por atender os objetivos propostos e pelo rigor das produções científicas dos seus acervos. Os resultados apontam que, com a implementação do EMI, a educação profissional avançou consideravelmente na busca da formação geral do estudante. Assim, essa modalidade de ensino tornou-se uma real possibilidade de superação da dualidade histórica do ensino profissionalizante.

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Biographie de l'auteur

Luiz Mário Lopes Cardoso, If GOIANO - CERES-GO

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Campus Ceres (2023). Atualmente está fazendo graduação em Direito pela Faculdade de Jussara (2024). É parecerista de dois periódicos científicos nacionais. É Professor PIV pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, desde 1999. Neste período ocupou o cargo de diretor da Escola Agrícola Comendador João Marchesi de 2001 a 2007. Foi Subsecretário Regional de Educação de Jussara de 2007 a 2018. No presente momento está lotado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Garcia Neta Bento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, práticas pedagógicas e docência. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA - https://www.gpsaca.com.br). Para contato: luiz.cardoso@seduc.go.gov.br / luiz.mario@estudante.ifgoiano.edu.br.

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Publiée

15/07/2025

Comment citer

CARDOSO, Luiz Mário Lopes; SOUZA , Heloisia Carneiro de; CARDOSO , Flávio Manoel Coelho Borges; NOLL , MATIAS. Ensino Médio Integrado no Brasil: uma possibilidade para superar a dualidade histórica da educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18178, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18178. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18178. Acesso em: 15 nov. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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