O acesso ao Ensino Médio Integrado e o direito à educação básica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14903Palavras-chave:
ensino médio integrado, educação básica, acesso escolar, meritocracia, rede federalResumo
Este trabalho aborda uma pesquisa em andamento no âmbito do mestrado em educação profissional e tecnológica do Colégio Pedro II, relacionada à seleção dos candidatos ao Ensino Médio Integrado de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Discutem-se os sentidos ideológicos da resistência à adoção excepcional do sorteio público durante a pandemia da Covid-19, conforme o caso acompanhado em instituição da Rede. Com base no pressuposto de que o Ensino Médio Integrado se insere no conjunto da educação básica, assume-se que os discursos de oposição ao sorteio público devem ser apreciados como manifestação que trata do direito de acesso a escolas públicas federais, historicamente normatizado pela ordem da meritocracia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fábio Sampaio de; GIORGI, Maria Cristina. Análise discursiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ: uma proposta de resistência a um discurso institucional hegemônico. Gragoatá, v. 18, n. 34, p. 281-298, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32972>
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Ed. 34, 2016.
_______________. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
_______________. O Poder Simbólico. Lisboa. Bertrand Brasil, 2003.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2021). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília: DF. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-basica-2021>
BRASIL. Resolução CNE/CP N° 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12021.pdf?query=vida%20escolar>
BRASIL. Lei Federal n° 13146, de 6 de julho de 2015. Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>
BRASIL. Lei Federal n° 12711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. .
BRASIL. Lei Federal n° 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>
BRASIL. Lei Federal n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394compilado.htm>.
CEFET. Edital n° 09/22. Contém as normas referentes ao Processo Seletivo visando ao preenchimento de vagas, para o ano letivo de 2023, dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, dos campi Maracanã, Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí e Valença e, na modalidade Concomitância Externa, do campus Angra dos Reis (1º e 2º semestres letivos de 2023). Disponível em: <https://tkq.48c.myftpupload.com/wp-content/uploads/2022/10/01-Edital-09-2022-ensino-tecnico.pdf>.
CEFET (2021a). Edital n° 005/2021. Contém as normas referentes ao processo seletivo para o preenchimento das vagas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Ano Letivo de 2021. Disponível em: <http://www.cefet-rj.br/attachments/article/6028/Edital%20medio%20tecnico%20sorteio%202021%20vf%20(1).pdf>.
CEFET (2021b). Edital n° 15/2022. Contém as normas referentes ao Processo Seletivo visando ao preenchimento de vagas, para o ano letivo de 2022, dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, dos campi Maracanã, Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí e Valença, e, na modalidade Concomitância Externa, do campus Angra dos Reis. Disponível em: <http://www.cefet-rj.br/attachments/article/6543/EDITAL%2022%20A.pdf>.
CEFET (2021c). Ata da 16ª reunião extraordinária do Conselho Diretor. Disponível em: <http://www.cefet-rj.br/attachments/article/5688/Ata%20da%2016%C2%AA%20Sess%C3%A3o%20Extraordin%C3%A1ria%202021%20(2).pdf>
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado. In: CALDART, Roseli et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: EPSJV, Expressão popular, 2012. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/26224/Livro%20EPSJV%20011000.pdf?sequence=2&isAllowed=y>
DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez., 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300002>
FAIRCLOUGH, Norman. A dialética do discurso. Revista Teias, v.11, n. 22, p. 225-234., mai./ago. 2010. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24124/17102>
FAIRCLOUGH, ______. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Introdução. In: Anais do Colóquio Produção de conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 11-18, 2010. Disponível em: < https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l232.pdf>.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. V. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
HADDAD, Sérgio. Direito à educação. In: CALDART, Roseli et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: EPSJV, Expressão popular, 2012. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/26224/Livro%20EPSJV%20011000.pdf?sequence=2&isAllowed=y>
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos CEDES [online]. v. 21, n. 55, p. 30-41, 2001. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003>
LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, Afrânio et. al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LEHER, Roberto. Apontamentos para análise da correlação de forças na educação brasileira: em prol da frente democrática. Educação & Sociedade [online], v. 40, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019219831>
LIGUORI, Guido. Ideologia. In: LIGUORI, Guido & VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
LITTLE, Jo. Against meritocracy: culture, power and myths of mobility. London: Routledge, 2018.
LÖWY, Michael. Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Alex Lara. O Desempenho acadêmico e as ações afirmativas no ensino médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 1, p. 151-175, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.751>.
MATOS, Allane de Souza Pedrotti. “Acabou a qualidade da escola”: construção de estigma em narrativas sobre cotas de ingresso no Cefet/RJ. 2020. 212 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/48401/48401.PDF>
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
NERI, Marcelo. Mapa da nova pobreza. Rio de Janeiro: FGV Social, 2022. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Texto-MapaNovaPobreza_Marcelo_Neri_FGV_Social.pdf
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356>
SADER, Emir. Prefácio. In: MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
SANTOS, Ricardo Ventura; PONTES, Ana Lúcia; COIMBRA Jr., Carlos. Um “fato social total”: COVID-19 e povos indígenas no Brasil. Cadernos De Saúde Pública, v. 36, n. 10. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00268220>.
SILVA, Daniel. Pereira da. Torna-te indivíduo: a noção de si e do outro no laço social capitalista. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], 20, p. 1-14, 2022. Disponível em: <https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1154>.
SILVA, Reinaldo Ramos da. A nata do Nata: a seletividade como prova de si em uma escola de ensino médio integrado. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6163525>.
SOUZA, Sandra Zákia de; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade [online], v. 24, n. 84, p. 873-895, 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000300007>
VALLE, Ione Ribeiro; RUSCHEL, Elizete. A meritocracia na política educacional brasileira (1930-2000). Revista Portuguesa de Educação, v. 22, n. 1, p. 179-206, 2009. Disponível em: <http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100008&lng=pt&nrm=iso>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista brasileira da Educação Profissional e tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.