O acesso ao Ensino Médio Integrado e o direito à educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14903

Palavras-chave:

ensino médio integrado, educação básica, acesso escolar, meritocracia, rede federal

Resumo

Este trabalho aborda uma pesquisa em andamento no âmbito do mestrado em educação profissional e tecnológica do Colégio Pedro II, relacionada à seleção dos candidatos ao Ensino Médio Integrado de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Discutem-se os sentidos ideológicos da resistência à adoção excepcional do sorteio público durante a pandemia da Covid-19, conforme o caso acompanhado em instituição da Rede. Com base no pressuposto de que o Ensino Médio Integrado se insere no conjunto da educação básica, assume-se que os discursos de oposição ao sorteio público devem ser apreciados como manifestação que trata do direito de acesso a escolas públicas federais, historicamente normatizado pela ordem da meritocracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Letícia Couto Araujo, CEFET/RJ; Colégio Pedro II

Concluiu os cursos de bacharelado e licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o de pós-graduação em nível de especialização lato sensu em Saberes e Práticas da Educação Básica, na área de Alfabetização, Leitura e Escrita, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursa o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II. Tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional e Orientação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior e em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem interesse de estudo e pesquisa na área da Educação Profissional e Tecnológica, notadamente no que tange ao acesso, à permanência e ao êxito escolar de estudantes dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Atualmente, é pedagoga da Direção de Ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Leonardo Leonidas de Brito, Colégio Pedro II

Pós Doutor em Educação Profissional pelo IFRN Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. Reeleito para o biênio 2022-24.

Referências

ALMEIDA, Fábio Sampaio de; GIORGI, Maria Cristina. Análise discursiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ: uma proposta de resistência a um discurso institucional hegemônico. Gragoatá, v. 18, n. 34, p. 281-298, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32972>

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Ed. 34, 2016.

_______________. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

_______________. O Poder Simbólico. Lisboa. Bertrand Brasil, 2003.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2021). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília: DF. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-basica-2021>

BRASIL. Resolução CNE/CP N° 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12021.pdf?query=vida%20escolar>

BRASIL. Lei Federal n° 13146, de 6 de julho de 2015. Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>

BRASIL. Lei Federal n° 12711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. .

BRASIL. Lei Federal n° 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>

BRASIL. Lei Federal n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394compilado.htm>.

CEFET. Edital n° 09/22. Contém as normas referentes ao Processo Seletivo visando ao preenchimento de vagas, para o ano letivo de 2023, dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, dos campi Maracanã, Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí e Valença e, na modalidade Concomitância Externa, do campus Angra dos Reis (1º e 2º semestres letivos de 2023). Disponível em: <https://tkq.48c.myftpupload.com/wp-content/uploads/2022/10/01-Edital-09-2022-ensino-tecnico.pdf>.

CEFET (2021a). Edital n° 005/2021. Contém as normas referentes ao processo seletivo para o preenchimento das vagas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Ano Letivo de 2021. Disponível em: <http://www.cefet-rj.br/attachments/article/6028/Edital%20medio%20tecnico%20sorteio%202021%20vf%20(1).pdf>.

CEFET (2021b). Edital n° 15/2022. Contém as normas referentes ao Processo Seletivo visando ao preenchimento de vagas, para o ano letivo de 2022, dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, dos campi Maracanã, Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí e Valença, e, na modalidade Concomitância Externa, do campus Angra dos Reis. Disponível em: <http://www.cefet-rj.br/attachments/article/6543/EDITAL%2022%20A.pdf>.

CEFET (2021c). Ata da 16ª reunião extraordinária do Conselho Diretor. Disponível em: <http://www.cefet-rj.br/attachments/article/5688/Ata%20da%2016%C2%AA%20Sess%C3%A3o%20Extraordin%C3%A1ria%202021%20(2).pdf>

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado. In: CALDART, Roseli et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: EPSJV, Expressão popular, 2012. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/26224/Livro%20EPSJV%20011000.pdf?sequence=2&isAllowed=y>

DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez., 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300002>

FAIRCLOUGH, Norman. A dialética do discurso. Revista Teias, v.11, n. 22, p. 225-234., mai./ago. 2010. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24124/17102>

FAIRCLOUGH, ______. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Introdução. In: Anais do Colóquio Produção de conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 11-18, 2010. Disponível em: < https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l232.pdf>.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. V. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

HADDAD, Sérgio. Direito à educação. In: CALDART, Roseli et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: EPSJV, Expressão popular, 2012. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/26224/Livro%20EPSJV%20011000.pdf?sequence=2&isAllowed=y>

HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos CEDES [online]. v. 21, n. 55, p. 30-41, 2001. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003>

LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, Afrânio et. al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LEHER, Roberto. Apontamentos para análise da correlação de forças na educação brasileira: em prol da frente democrática. Educação & Sociedade [online], v. 40, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019219831>

LIGUORI, Guido. Ideologia. In: LIGUORI, Guido & VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.

LITTLE, Jo. Against meritocracy: culture, power and myths of mobility. London: Routledge, 2018.

LÖWY, Michael. Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 2010.

MARTINS, Alex Lara. O Desempenho acadêmico e as ações afirmativas no ensino médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 1, p. 151-175, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.751>.

MATOS, Allane de Souza Pedrotti. “Acabou a qualidade da escola”: construção de estigma em narrativas sobre cotas de ingresso no Cefet/RJ. 2020. 212 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/48401/48401.PDF>

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

NERI, Marcelo. Mapa da nova pobreza. Rio de Janeiro: FGV Social, 2022. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Texto-MapaNovaPobreza_Marcelo_Neri_FGV_Social.pdf

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356>

SADER, Emir. Prefácio. In: MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

SANTOS, Ricardo Ventura; PONTES, Ana Lúcia; COIMBRA Jr., Carlos. Um “fato social total”: COVID-19 e povos indígenas no Brasil. Cadernos De Saúde Pública, v. 36, n. 10. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00268220>.

SILVA, Daniel. Pereira da. Torna-te indivíduo: a noção de si e do outro no laço social capitalista. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], 20, p. 1-14, 2022. Disponível em: <https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1154>.

SILVA, Reinaldo Ramos da. A nata do Nata: a seletividade como prova de si em uma escola de ensino médio integrado. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6163525>.

SOUZA, Sandra Zákia de; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade [online], v. 24, n. 84, p. 873-895, 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000300007>

VALLE, Ione Ribeiro; RUSCHEL, Elizete. A meritocracia na política educacional brasileira (1930-2000). Revista Portuguesa de Educação, v. 22, n. 1, p. 179-206, 2009. Disponível em: <http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100008&lng=pt&nrm=iso>

Downloads

Publicado

19/11/2024

Como Citar

ARAUJO, Ana Letícia Couto; BRITO, Leonardo Leonidas de. O acesso ao Ensino Médio Integrado e o direito à educação básica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14903, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14903. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14903. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.