A Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos e os desafios na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18813

Palavras-chave:

Educação Profissional;, Educação de Jovens e Adultos;, Desafios da docência., Public Administration; Education Public Policies; Professional Education; Youth and Adult Education; Teaching Challenges. , Administração Pública; Políticas Públicas de Educação; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos; Desafios da docência., Administración Pública; Políticas Educativas Públicas; Educación Profesional; Educación de Personas Jóvenes y Adultas; Desafíos Docentes

Resumo

Este artigo analisa a Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EJA e os desafios da docência integrada à educação profissional e tecnológica. Para auxílio desta pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica nas primeiras semanas de maio de 2025. Este estudo utilizou uma metodologia qualitativa e exploratória para atingir os objetivos propostos.  Os resultados encontrados no estudo evidenciam o percurso que foram necessário para criação e implementação da Educação de Jovens e Adultos – EJA a Educação Profissional e Tecnológica e os desafios enfrentados pelos docentes.

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Biografia do Autor

Heloisia Carneiro de Souza, Instituto Federal Goiano

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Campus Ceres (2023). Licenciada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2009). Possui Especialização em Educação Infantil (2012) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020). Professora efetiva da rede municipal de Guarinos-GO. Atua na pesquisa científica principalmente sobre os temas: Educação; Educação Profissional e Tecnológica; História da Educação Profissional.

Luiz Mário Lopes Cardoso, Secretaria de Estado da Educação/GO

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Goiano do Campus Ceres (2023). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é um olharista de dois periódicos científicos nacionais. 

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano

Instituto Federal Goiano

Marcos Moraes de Sousa, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Professor titular no Instituto Federal Goiano. Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2008). Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2015). Pós-doutorado na Universidade de Berna, no Kompetenzzentrum für Public Management (KPM). Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação nível Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás, PPGADM/UFG, professor permanente do Programa Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT do Instituto Federal Goiano e, Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde, PPGADM. É coordenador do Centro de Pesquisa em Inovação e Inteligência de Negócios Agropecuários (CEINA) do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público, CEPASP da FACE/UFG. É membro da Sociedade Brasileira de Administração Pública SBAP. É editor acadêmico associado na Brazilian Administration Review (BAR) da ANPAD, da Plos One e da Societal Impacts (Elsevier). É líder do grupo de pesquisa em Administração da Justiça da UFG e do grupo de pesquisa em Inovação e Estratégia do Instituto Federal Goiano. Participa como pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIETEAM - Grupo de innovación educativa Tecnología, Equipos y Actividades Motivadoras, e do grupo AERT - Strategic Alliances, Networks and Territory da Universidade Jaume I na Espanha. Tem interesse nas seguintes áreas: Administração Pública, Administração da Justiça, Cientometria, Permanência e Evasão de alunos.

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Publicado

29.10.2025

Como Citar

SOUZA, Heloisia Carneiro de; CARDOSO, Luiz Mário Lopes; CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges; SOUSA, Marcos Moraes de. A Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos e os desafios na docência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18813, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18813. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18813. Acesso em: 29 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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