Estado da Arte:

qualificação profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18811

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Qualificação profissional, Integração, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo objetiva apresentar o Estado da Arte de Teses, Dissertações e Artigos sobre a Educação de jovens e Adultos integrada à qualificação profissional, no período de 2014 a 2024. O percurso metodológico pauta-se por um mapeamento bibliográfico de produções acadêmicas disponibilizadas em cinco bancos de dados, analisadas com base nos procedimentos de codificação da Teoria Fundamentada dos Dados (TFD), de Strauss e Corbin (1990; 2008). Constatou-se que a EJA integrada à qualificação profissional têm enfrentado desafios, entraves e limites que afetam a efetividade dessa proposta no Brasil e fora dele, demonstrando a necessidade de implementação de ações pedagógicas que valorizem as vozes, a diversidade cultural, social, as condições de vida e econômica do público da EJA.

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Biografia do Autor

Luciano Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Bacharel em Administração, pelo Centro Universitário - UNIESP. Especialista em Marketing pelo CINTEP/UNICORP. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Atualmente, tem pesquisado sobre a Educação de Jovens e adultos integrada à qualificação profissional. Possui experiência profissional na área de educação escolar e não escolar, com ênfase em Pedagogia Organizacional, Educação Corporativa, Educação Profissional, Estágio Supervisionado e Jovem Aprendiz.

Joseval Reis Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Master en Promoción de la Salud Sexual pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED. Possuo Especialização em Psicopedagogia Aplicada a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Especialização em Supervisão Escolar; Especialização em Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; Especialização em Educação Sexual e outras abaixo mencionadas. Sou Licenciado em Pedagogia, Letras e História. Considero como um fator determinante na minha trajetória profissional ter cursado o Antigo Magistério. Estas influências formativas contribuem para a minha constituição nessa caminhada, com vistas à formação do professor, profissional, pesquisador, intelectual e transformador que tento ser a cada dia. Atualmente sou professor e pesquisador Associado III, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME. Atuo no Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte (a partir de 2014 até a presente data) e também no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/CE/UFPB (a partir de julho/2019 até a presente data). Os termos mais frequentes na contextualização da minha produção acadêmica são: Didática, Formação de Professores, Avaliação das aprendizagens, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação e diversidade Sexual.

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

SILVA, Luciano Lima; MIRANDA, Joseval Reis. Estado da Arte:: qualificação profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação Jovens e Adultos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18811, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18811. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18811. Acesso em: 1 nov. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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