Educação Profissional e ensino médio integrado

considerações a partir da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15745

Palavras-chave:

Dualidade Educacional; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado; Formação Humana; Reforma do Ensino Médio.

Resumo

Este texto se propõe analisar a nova reforma do ensino médio (REM) e as proposições inerentes à formação dos jovens do Ensino Médio Integrado (EMI). Pretende-se identificar em que medida a nova organização curricular proposta pela reforma para a última etapa da Educação Básica impactou o EMI no que se refere à formação politécnica. O estudo foi realizado através das bibliografias disponíveis. O método envolve a análise documental, fontes teóricas relativas à educação profissional, o EMI e currículo integrado à luz da politecnia. Os resultados indicam que os itinerários formativos, a composição curricular por competências, o currículo único, a seleção arbitrária dos saberes, presentes na Base Nacional Comum Curricular, com viés instrumentalista, podem impactar o EMI e a formação integral.

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Biografia do Autor

Luiz Mário Lopes Cardoso, If GOIANO - CERES-GO

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente, é mestrando do curso Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IF Goiano - Campus Ceres, com pesquisa na área de Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. É professor do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, desde 1999, lotado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Garcia Neta Bento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, práticas pedagógicas e docência. E-mail: luiz.cardoso@seduc.go.gov.br / luiz.mario@estudante.ifgoiano.edu.br

Heloisia Carneiro de Souza SOUZA , INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS - CERES-GO

Heloisia Carneiro De Souza- Endereço: Avenida Juscelino Gomes de Oliveira, Centro, Cep 76374000, Guarinos-GO. Fone (062) 984466330, e-mail: heloisia.carneiro@estudante.                                   Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Goiano-Campus Ceres. Professora da Rede Municipal de Educação de Guarinos na Escola Municipal Gotinhas do Saber.

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso Cardoso , INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS - CERES-GO

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso - Endereço: Rodovia GO-154, Km 03, s/n Caixa Postal 51, Ceres-GO, CEP. 76.300.000. Fone: (062) 3307-7100, e-mail: flavio.cardoso@ifgoiano.edu.br. Professor do Instituto Federal Goiano. Doutor em Administração pela Universidade de Brasília / Universitat Jaume I - España

Emmanuela Ferreira de Lima Lima, Instituto Federal da Paraíba/Campus Princesa Isabel

Emmanuela Ferreira de Lima – Endereço: Rodovia-426, S/N - Zona Rural, BR-426, S/N - Zona Rural, Princesa Isabel - PB, 58755-000. Fone (083) 3065-4901, e-mail: emmanuela.lima@ifpb.edu.br. Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora pesquisadora do Instituto Federal da Paraíba/Campus Princesa Isabel.

Matias Noll , INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS - CERES-GO

Matias Noll – Endereço: Rodovia GO-154, Km 03, s/n Caixa Postal 51, Ceres-GO, CEP 76.300.000. Fone: (062) 3307-7100, e-mail: matias.noll@ifgoiano.edu.br. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor pesquisador do Instituto Federal Goiano (IFGoiano)/Campus Ceres.

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Publicado

08.02.2025

Como Citar

CARDOSO, Luiz Mário Lopes; SOUZA , Heloisia Carneiro de Souza; CARDOSO , Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso; LIMA, Emmanuela Ferreira de Lima; NOLL , MATIAS NOLL. Educação Profissional e ensino médio integrado: considerações a partir da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15745, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15745. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15745. Acesso em: 10 abr. 2025.

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