Educação Profissional e ensino médio integrado
considerações a partir da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15745Palavras-chave:
Dualidade Educacional; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado; Formação Humana; Reforma do Ensino Médio.Resumo
Este texto se propõe analisar a nova reforma do ensino médio (REM) e as proposições inerentes à formação dos jovens do Ensino Médio Integrado (EMI). Pretende-se identificar em que medida a nova organização curricular proposta pela reforma para a última etapa da Educação Básica impactou o EMI no que se refere à formação politécnica. O estudo foi realizado através das bibliografias disponíveis. O método envolve a análise documental, fontes teóricas relativas à educação profissional, o EMI e currículo integrado à luz da politecnia. Os resultados indicam que os itinerários formativos, a composição curricular por competências, o currículo único, a seleção arbitrária dos saberes, presentes na Base Nacional Comum Curricular, com viés instrumentalista, podem impactar o EMI e a formação integral.
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