O ensino médio anunciado na Lei nº 13.415/2017 e as ações do estado do Rio Grande do Norte com vistas à implementação da contrarreforma do ensino médio em sua rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15209

Palavras-chave:

Ensino Médio, Política educacional, Rio Grande do Norte, Contrarreforma do ensino médio

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as ações que a rede estadual de educação do Rio Grande do Norte desenvolveu ou vem desenvolvendo com vistas à implementação da contrarreforma do ensino médio preconizada pela Lei nº 13.415/2017 e demais diretrizes. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e exploratório. Para a obtenção dos dados referentes à implementação da contrarreforma do ensino médio na referida rede foram realizadas entrevistas com agentes da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) como forma de compreender como o Estado entende a contrarreforma e como ela ganhará materialidade no âmbito dessa rede, além de consultas no portal eletrônico dessa secretaria. Assim, buscamos compreender as ações no curso do processo de implementação da contrarreforma, seja o planejamento e elaboração de documentos, construção de itinerários formativos, formação de professores etc. Sobre a contrarreforma, de modo geral, concluímos que ela sinaliza claramente para a precarização do ensino médio e educação profissional, sobretudo para os filhos da classe trabalhadora mais empobrecida que mais dependem da educação pública, aproximando ainda mais a formação humana praticada no ensino médio da lógica de formação do trabalhador flexível para atender aos interesses do mercado de trabalho de um setor produtivo periférico, em detrimento de uma formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Costacurta Benachio, Instituto Federal Farroupilha

Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal Farroupilha.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Complutense de Madri - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

 

Referências

AMARAL, Nelson Cardoso. O “novo” ensino médio e o PNE: haverá recursos para essa política? Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 91-108, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.759

ANDERSON, Perry [et. al]. Golpe en Brasil: genealogía de una farsa coordinación general de Pablo Gentili ; Víctor Santa María ; Nicolás Trotta. 1a ed . Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO ; Buenos Aires : Fundación Octubre ; Buenos Aires : UMET, Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo, 2016.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino Médio Brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. 1. ed. eletrônica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-77-0

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. A reforma do ensino médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. Holos, Natal, Ano 34, vol. 08, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.7065

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 mar. 2019.

__________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 nov. 2022.

__________. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019.

__________. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 22 abr. 2018.

__________. Portaria nº 521, de 13 de julho de 2021. Institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-521-de-13-de-julho-de-2021-331876769. Acesso em: 15 dez. 2022.

__________. Projeto de Lei nº 6.840/2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências, tendo parecer da Comissão Especial, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa; pela adequação financeira e orçamentária; e, no mérito, pela aprovação deste, com substitutivo; pela rejeição do de nº 7082/14, apensado, e pela inconstitucionalidade do de n° 7058/14, apensado. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=07B2A00572F05272A556376633D02316.proposicoesWeb2?codteor=1480913&filename=Avulso+PL+6840/2013. Acesso em: 22 out. 2019.

__________. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 28 nov. 2018.

__________. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/17417-ceb-2012. Acesso em: 28 nov. 2018.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122

CIAVATTA, Maria. A Reforma do Ensino Médio: uma leitura crítica da Lei nº 13.415/2917 - adaptação ou resistência? Holos, Natal, Ano 34, v. 04, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.7152

FAGIANI, Cílson César; PREVITALI, Fabiane Santana. O jovem trabalhador no Brasil e a formação para o trabalho precário. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil IV: trabalho digital, autogestão e expropriação da vida. 1 ed. São Paulo: Biotempo, 2019.

FERRETTI, Celso João; SILVA, Mônica Ribeiro da. Reforma do ensino médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016: Estado, Currículo e disputas por hegemonia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 139, p.385-404, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176607

FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, v.32, nº. 93, p.25-42, 2018a. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028

FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino médio: desafios à educação profissional. Holos, Natal, Ano 34, v. 04, 2018b. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.6975

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 139, p.331-354, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017177723

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro da. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. Medida provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 70, p. 30-48, dez. 2016 – ISSN: 1676-2584. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649207

RAMOS, Marise; PARANHOS, Michelle. Contrarreforma do ensino médio: dimensão renovada da pedagogia das competências? Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 34, p. 71-88, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1488

RIO GRANDE DO NORTE. Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - Ensino Médio. Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Natal, 2018a. Disponível em: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000192913.PDF. Acesso em: 12 ago. 2019.

__________. Projeto Político Pedagógico Institucional. Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Natal, 2018b. Disponível em: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000190575.PDF. Acesso em: 12 ago. 2019.

__________. Referencial Curricular do Ensino médio Potiguar. Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Natal, 2021. Disponível em: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000278463.PDF. Acesso em: 25 jan. 2023.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: EPSJV; FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010

Downloads

Publicado

23/06/2023

Como Citar

COSTACURTA BENACHIO, Elizeu; HENRIQUE MOURA, Dante. O ensino médio anunciado na Lei nº 13.415/2017 e as ações do estado do Rio Grande do Norte com vistas à implementação da contrarreforma do ensino médio em sua rede. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15209, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15209. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15209. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.