Rock Hunters:

um Jogo Apoiado por Software no Ensino de Rochas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16484

Palavras-chave:

Jogos Educativos de Mineração, Ensino em Mineração, Educação Profissional Tecnológica

Resumo

Dado o cenário da alta taxa de evasão dos estudantes da EPT do curso de mineração vinculados ao IFRN Campus Avançado Parelhas conforme os dados oficiais obtidos na Plataforma Nilo Peçanha, o presente projeto propôs a construção  de um jogo educativo apoiado por software e sua aplicação na forma do procedimento de intervenção pedagógica a fim de tornar a aprendizagem na identificação de rochas mais motivadora para os discentes do curso supracitado bem como se constituir em um material didático alternativo quanto às questões didático-pedagógicas. Os resultados obtidos mostraram uma alta taxa de aceitação do produto educacional por parte dos estudantes, bem como a consideração desses de que o produto educacional proporcionou uma nova dinâmica no que tange ao ensino de rochas.

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Biografia do Autor

Giann Mendes Ribeiro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em educação musical pela UFRGS e experiência em ensino de música, com ênfase em educação musical, ensino coletivo de instrumento, educação musical a distância e tecnologias em educação musical.

Robson Rafael de Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Geodinâmica pelo Programa de Pós Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN. Tem experiência nas áreas de Ensino em Geociências, Mineralogia, Petrografia, Petrologia Ígnea, Geoquímica, Geoprocessamento e Pesquisa Mineral.

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Publicado

07.09.2025

Como Citar

SOUZA, Rafael Castro de; RIBEIRO, Giann Mendes; OLIVEIRA, Robson Rafael de. Rock Hunters:: um Jogo Apoiado por Software no Ensino de Rochas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16484, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16484. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16484. Acesso em: 13 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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