A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES TÉCNICOS DE SAÚDE COMO OBJETO DE ESTUDO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU, NO BRASIL (2002-2016)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5311Palavras-chave:
Escola Técnica do SUS, Formação Técnica em Saúde, Procedimentos Metodológicos, Produção do ConhecimentoResumo
A história da Educação Profissional em Saúde, no Brasil, tem como grande marco a década de 1980, inserida nas lutas sociais com a finalidade de conquistar um maior reconhecimento para os trabalhadores de nível técnico, considerando que estes atuavam nos serviços de saúde com precária qualificação e sem reconhecimento profissional. A criação das Escolas Técnicas de Saúde pode ser considerada como uma das principais conquistas, destacando-se o seu papel social e político. Entretanto, as formações desses trabalhadores ainda encontram-se em um cenário associado à forte flexibilização e precarização das relações de trabalho que tendem a afetar as formações da subjetividade e o reconhecimento social desses profissionais. Este artigo apresenta como objetivo fazer um levantamento da produção do conhecimento sobre a Formação Técnica em Saúde nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, no Brasil, no período de 2002 a 2016, tendo como objetivo específico apresentar os procedimentos metodológicos adotados pelos autores nessas produções. A pesquisa foi desenvolvida no mês de agosto de 2016 no repositório do Portal da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apresentaram nove dissertações de mestrado: três de caráter exploratório, quatro estudos de caso, uma pesquisa documental, uma pesquisa avaliativa e uma tese que utilizou a análise documental como procedimento metodológico.
Downloads
Referências
AMANCIO FILHO, Antenor. Dilemas e desafios da formação profissional em saúde.Interface (Botucatu), Botucatu , v. 8, n. 15, p. 375-380, agost. 2004 .
AQUINO, Marina Garcia Cardoso de. O Agente Comunitário de Saúde na atenção à gestante e à puérpera: repercussões e uma estratégia de Educação Permanente / 2014. 67 p.Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia.
AZEVEDO, ANDERSON LEONARDO DE. Análise das condições de funcionamento das bibliotecas nas instituições de Formação dos Trabalhadores Técnicos em Saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa' 29/02/2016 124 f. Mestrado Profissional em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Instituição de Ensino: FUNDACAO OSWALDO CRUZ, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Emília Bustamante
BARBOSA, Marta de Fátima Lima. INTEGRALIDADE: Sentido, construção e aplicação para os técnicos de enfermagem.' 01/11/2009 75 f. Profissionalizante em SAÚDE PÚBLICA Instituição de Ensino: FUNDACAO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO Biblioteca Depositária: Lincoln de Freitas Filho
BERGAMO, G. A.; BERNARDES, Marisa Rezende. Produção de conhecimento. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 179-198, abril. 2006.
BITTAR, Sandra Ferreira Gesto. A formação profissional do auxiliar de enfermagem: a experiência do Projeto Larga Escala no município de Natividade/RJ. 81 f. Dissertação (Mestrado apresentado Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca), Rio de Janeiro, 2009
BRASIL, Isabel Pereira. A Formação Profissional em Serviço no Cenário do Sistema Único de Saúde' 01/07/2002 254 f. Doutorado em EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO Biblioteca Depositária: PUC-SP
BRASIL, LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcinamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, 19.set. 1990a.
CAMARÃO, Maria José Côrtes. Currículos e competências: experiência docente nos cursos técnicos em saúde. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante) – Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia.
CARDOSO, MARINA GARCIA. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ATENÇÃO À GESTANTE E A PUÉRPERA: REPERCUSSÕES DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE.' 30/09/2014 67 f. Mestrado Profissional em SAÚDE COLETIVA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Salvador Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitaria de Saúde
CASTRO, GRACINETE RODRIGUES DE. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE ENFERMEIRA IZABEL DOS SANTOS (RJ)' 29/03/2016 undefined f. Mestrado Profissional em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Instituição de Ensino: FUNDACAO OSWALDO CRUZ, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: undefined
CASTRO, J. L. de. Protagonismo silencioso: a presença da OPAS na formação de recursos humanos em saúde no Brasil. Natal – RN: Observatório RH – NESC UFRN; Ministério da Saúde; OPAS/OMS, 2008. 267p.
COSTA, Claudia Wanderley Cruz e. Implementação de políticas nacionais para formação técnica em saúde no Estado da Bahia: o caso do PROFAPS / 2014. 75f. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia.
ESCOLA Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Caminhos da politecnia: 30 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Organização Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. – Rio de Janeiro: EPSJV, 2016.
GALVAO, E. de A.; SOUSA, M. F. de. As escolas técnicas do SUS: que projetos político-pedagógicos as sustentam? Physis, Rio de Janeiro , v. 22, n. 3, p. 1159-1189, 2012
GOLDSCHMIDT, Irene Leonore. ARTE E SAÚDE: O teatro na educação em saúde. 2010 – 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Oswaldo Cruz.
MACHADO, Maria Élida. Tensões entre as concepções e as políticas públicas de Educação Profissional em Saúde de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul /2013. 142 f.Tese (Doutorado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação.
MARQUES, Cláudia Maria da Silva. As competências crítico-emancipatórias e a formação dos trabalhadores de nível médio em enfermagem: focalizando as políticas ministeriais. São Paulo, 2007. 91 p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
MAZZAFERA, Leila Maria Coutinho. O curso de habilitação profissional do técnico em saúde bucal no âmbito do SUS/BA: um estudo sobre avaliabilidade. 75 f. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde) 0 Universidade Federal da Bahia – Instituto de Saúde Coletiva.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 17, n. 3, p. 621-626, Mar. 2012 .
MODESTO, Maria do Socorro Andrade. Formação técnica versus prática: percepção dos agentes comunitários de saúde do Tocantins. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
MOURÃO, A. M. A. et al. A formação dos trabalhadores sociais no contexto neoliberal. O projeto das residências em saúde da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. In: MOTA, A. E. et al. (Org.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 352-380
NEGRET, F. A identidade e a importância dos mestrados profissionais no Brasil e algumas considerações para a sua avaliação. Revista Brasileira Pós-Graduação, Brasília, v. 5, n. 10, p. 217-225, dezembro de 2008.
PEREIRA, I. B; LIMA, J. C. F. Educação profissional em saúde. In: BRASIL, I.; LIMA, J. C. F. (Orgs). Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006
PRONKO, M. A formação de trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul- Rio de Janeiro:EPSJV, 2011. 302 p.
RESENDE, Patrícia Policeno de. FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE NA ETSUS TOCANTINS: análise da relação de integração do ensino com os serviços de saúde.' 01/11/2009 150 f. Profissionalizante em SAÚDE Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, Itajaí Biblioteca Depositária: UNIVALI
REVISTA RETS. Secretaria Executiva da RETS, Rio de Janeiro: v. 1, n. 2, fev./abr. 2009.
RIBEIRO, Nélia Beatriz Caiafa. Dimensões do cuidado: um estudo sobre a formação de técnicos em higiene dental.145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde). Rio de Janeiro, 2010.
VIEIRA, M.; CHINELLI, F. Relação contemporânea entre trabalho, qualificação e reconhecimento: repercussões sobre os trabalhadores técnicos do SUS. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p. 1591-1600, Junho, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.