Avaliação de políticas públicas desenvolvimentistas: um enfoque educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15881

Palavras-chave:

Avaliação, Política Pública, Educação, Rede Federal

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as formas de avaliação de políticas públicas com enfoque educacional, exemplificando o processo de expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A avaliação de uma política pública com enfoque educacional deve ser balizada para além dos indicadores quantitativos, envolvendo análise qualitativa e uma avaliação sistêmica do processo, ou seja, por meio de um conjunto amplo de valores que buscam assegurar a qualidade dos serviços, o acesso aos diferentes públicos e a redução das desigualdades sociais. Se tais itens não forem considerados na avaliação tem-se o risco de uma análise distorcida, incapaz de mensurar as externalidades positivas e a efetividade da política pública em questão.

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Biografia do Autor

Igor Vasconcelos Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Doutorando em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Finanças pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Possui experiência na área de Gestão Pública, Educação, Economia, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas econômicas, planejamento e gestão pública, políticas educacionais, planejamento e gestão empresarial, modelos econométricos, estatísticas públicas, índices financeiros, gestão de projetos e contabilidade para usuários externos.

Leticia Pedroso Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Carlos (2018), graduação em Pedagogia pela FAEL (2020), graduação em Administração Pública pela ESAB (2022) e graduação em Administração pela ESAB (2023). Pós graduação em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012), em Administração Pública Municipal pela UTFPR (2020) e em Atendimento Educacional Especializado pela UNIBF (2023). Mestra em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo (2022). Atuou na área ambiental de assentamentos estaduais na Fundação ITESP entre 2011 e 2014. Atua no IFSP Câmpus Capivari desde 2014 como técnica em assuntos educacionais (TAE), tendo atuado como Coordenadora da Coordenadoria de Apoio ao Ensino, Diretora Adjunta Educacional do IFSP Capivari e atualmente exerce o cargo de Diretora-Geral do Campus.

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Publicado

06.09.2025

Como Citar

NOGUEIRA, Igor Vasconcelos; RAMOS, Leticia Pedroso. Avaliação de políticas públicas desenvolvimentistas: um enfoque educacional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15881, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15881. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15881. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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