O papel da assistência estudantil frente à necessidade da garantia do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12512

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Educação, Direito.

Resumo

O presente artigo discute o processo de construção da Política de Assistência Estudantil no Brasil e indica os mecanismos utilizados para garantia do direito à Educação. A partir de pesquisa bibliográfica e com a intenção de subsidiar as discussões propostas na  pesquisa intitulada “Os desafios e as possibilidades da Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Central: relatos de vivência”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, traçamos o histórico desta política; delineamos a forma com que ela se configura nos diferentes Institutos Federais, trazendo as especificidades da POLAE (Política de Assistência Estudantil do IFPI), e discutimos valores e princípios que estão na base de sua constituição, além de indicar um modelo ideal de Política de Assistência Estudantil.

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Biografia do Autor

Virginia do Nascimento Barbosa da Rocha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica- Mestrado Profissional, do Instituto Federal de Educação do Maranhão, Campus Monte Castelo, Especialista em Gestão de Pessoas pelo Instituto Federal do Piauí(2009),Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2007). Atualmente atua como Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Educação, e atua diretamente com a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Piauí.

Raimundo Santos de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2003), especialista em Educação Profissional Integrada com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (2016). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís - Monte Castelo. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, Metodologia do Ensino da Matemática, História e Filosofia da Educação Matemática, Jogos no Ensino de Matemática, Etnomatemática.

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Publicado

19/04/2024

Como Citar

DO NASCIMENTO BARBOSA DA ROCHA, Virginia; SANTOS DE CASTRO, Raimundo. O papel da assistência estudantil frente à necessidade da garantia do direito à educação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12512, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12512. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12512. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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