O papel da assistência estudantil frente à necessidade da garantia do direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12512Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Educação, Direito.Resumo
O presente artigo discute o processo de construção da Política de Assistência Estudantil no Brasil e indica os mecanismos utilizados para garantia do direito à Educação. A partir de pesquisa bibliográfica e com a intenção de subsidiar as discussões propostas na pesquisa intitulada “Os desafios e as possibilidades da Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Central: relatos de vivência”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, traçamos o histórico desta política; delineamos a forma com que ela se configura nos diferentes Institutos Federais, trazendo as especificidades da POLAE (Política de Assistência Estudantil do IFPI), e discutimos valores e princípios que estão na base de sua constituição, além de indicar um modelo ideal de Política de Assistência Estudantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. Decreto n. 19.851, de 11 de abril de 1931. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 maio 202.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Programa Nacional de Assistência Estudantil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm>. Acesso em: 10 maio 2021.
CROSARA, Daniela de Melo; SILVA, Leonardo Barbosa; OLIVEIRA, Maria de Fátima. Trajetória de institucionalização da Assistência Estudantil no Brasil. In: CROSARA, Daniela de Melo; SILVA, Leonardo Barbosa (org.). A assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 16-38.
CROSARA, Daniela de Melo et al. Apontamentos sobre diretrizes de uma política nacional. In: CROSARA, Daniela de Melo; SILVA, Leonardo Barbosa (org.). A assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 117-132.
DUTRA, Natália Gomes dos Reis; SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 40, p. 148-181, mar. 2017.
FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Fonaprace. Revista comemorativa 25 anos: história, memórias e múltiplos olhares. Uberlândia: UFU/PROEX, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI). Programa de Assistência ao Educando. Teresina, 2010.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira de 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101459.pdf>. Acesso em: 6 ago. 2018.
JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Editora Alínea, 2001.
KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. Porto Alegre: PUCRS, 2012.
SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 4-17, 2010.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e Educação: uma questão em debate. Revista Interface, Natal, v. 2, n. 1, p. 27-41, 2011.
SOUZA, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de. A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013. 2016. 377 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
OLIVEIRA, Amanda Marques de. A implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): a experiência no IFPI. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
PIRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a educação. Interface, Botucatu, v. 1, p. 83-94, 1997.
PRADA, T. O trabalho em rede na intervenção dos assistentes sociais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2015. 226 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
PRADA, T.; SURDINE, M. C. da C. A assistência estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. SER Social, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 268–289, 2018.
TAVARES, M. DA C. Acumulação de capital e industrialização no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.