Escola de Aprendizes Artífices (1909 a 1920):

do assistencialismo à educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15278

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Artífices, Educação, Assistência

Resumo

Este trabalho se destina a realizar uma releitura bibliográfica da Escola de Aprendizes Artífices – EAAs, no período de 1909 até o início do Serviço de Remodelação em 1920, entendendo-a como uma instituição de educação num processo de transformação e não de rupturas. Por meio da pesquisa bibliográfica, identificou-se que alguns autores consideraram as primeiras EAAs mais como uma vocação ideológica assistencialista aos necessitados do que um programa educacional. Entretanto, considera-se apontar para a problemática de chaves de leituras e hipóteses explicativas sacralizadas pelos diagnósticos e representações na historiografia da educação. Conclui-se que as EAAs não passaram do assistencialismo para a educação, como ruptura, mas que eram instituições escolares que refletiam os processos e mudanças de uma época.

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Publicado

03.09.2025

Como Citar

AZEVEDO, Amanda Bersacula de. Escola de Aprendizes Artífices (1909 a 1920): : do assistencialismo à educação?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15278, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15278. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15278. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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