A escola doméstica de Brasópolis
Abordagens sobre o currículo para a educação feminina nas montanhas mineiras (1927-1965)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11249Palavras-chave:
Instituições Escolares. Educação feminina. Escola Profissional Doméstica.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender a expansão do currículo da instituição escolar para moças pobres no sul de Minas Gerais. O procedimento metodológico procurou analisar dialeticamente as articulações local, estadual e nacional a respeito do ensino profissional doméstico. As fontes de estudo incluem legislação educacional, anuário de ensino, atas da instituição e a imprensa. Os resultados da pesquisa apontam que a Escola Doméstica de Brazópolis abrangia em seu currículo importantes competências para ensino de tarefas domésticas e matérias técnicas destinadas para aprimoramento moral e religioso das alunas. A modificação da estrutura curricular da escola teve a inclusão de matérias científicas e a formação para o curso de Magistério possibilitando uma conjuntura favorável para desenvolvimento econômico e abertura no mercado de trabalho.Downloads
Referências
ARAUJO, José Carlos S. O público e o privado na história da educação brasileira: da ambivalência ao intercâmbio. In: LOMBARDI, José Claudinei. JACOMILI, Mara Regina M. SILVA, Tânia Mara T. (orgs.) O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas: Autores Associados: Histedbr, 2005.
BRANT, Celso (org.). Revista Acaiaca, Belo Horizonte: Acaiaca, p. 146-147, 1952.
BRASIL. Decreto nº 7.566 de set de 1909.Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Acesso em setembro de 2017. Recuperado de
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: a experiência da vida. Tradução de Sérgio Milliet.2 ed. Paris, Gallimard,1967.
CAMBI, Francisco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.
GUIMARÃES, Isa de Faria. Resumo da história dos cursos de formação para jovens, na cidade de Brazópolis - Minas Gerais. Brazopólis, 1998. (texto elaborado pela professora aprosentada da E. E. "Presidente Wenceslau", disponível no Dossiê histórico na Prefeitura Municipal de Brazópolis)
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. - 3. Ed. - São Paulo: Contexto, 2004. Páginas 443 a 481.
REIS, F. A. R. O ensino profissionalizante (feminino) no Brasil: Uma análise da Escola Profissional Feminina Nilo Peçanha (CAMPOS, RIO DE JANEIRO, 1922 - 1930). 2013. 143 f. Dissertação (Pós Graduação em Políticas Sociais) - Centro de Ciências do Homem, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2013.
REIS, F.A.R; MARTINEZ, S. A. O ensino profissional feminino no Brasil: uma análise da escola profissional feminina Nilo Peçanha (Campos, Rio de Janeiro, 1922 - 1930). A Cor das Letras (UEFS), v. 13, p. 27-45, 2012. https://doi.org/10.13102/cl.v13i1.1465 DOI: https://doi.org/10.13102/cl.v13i1.1465
RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; ARAUJO, José Carlos Souza; SILVA, Elizabeth Farias. Ensino Profissional Feminino: pobreza e marginalidade na nova capital mineira (1909 a 1927). In: OLIVEIRA, Antonella Carvalho de (Org.). Campo de saberes da História da Educação no Brasil. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2017. p. 67-87.
RODRIGUES, Andréa Gabriel F. Educar para o lar, educar para a vida: cultura escolar e modernidade educacional na Escola Doméstica de Natal (1914 – 1945). 2007. 306 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
SAVIANI, Dermeval; et al. O legado educacional do século XX. Campinas: Autores associados, 2004.
SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso. "O valor do aluno": vestígios de práticas de avaliação na escola primária (Florianópolis/SC, 1911 a 1963. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
SILVA, Palloma Victoria Nunes e Silva; OLIVEIRA, Juliana Santos de; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. Escola profissional feminina para moças pobres segundo a imprensa brasileira, 1889 – 1930. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.4, p. 43-57, jul./set., 2018. p. 43 - 57
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Educação e Modernidade: uma dimensão plural - modernas noções de tempo e espaço nas escolas públicas de Mato Grosso. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 8, n. 13, p. 122-142, 1999. SOIHET, Rachel. A Pedagogia Da Conquista Do Espaço Público Pelas Mulheres E A Militância Feminista De Bertha Lutz. Revista Brasileira de Educação, Set/Out/Nov/Dez 2000 Nº 15
TAVARES, Marianna Carla Costa; STMATTO, Maria Inês Sucupira. A concepção de mulher no currículo da Escola Doméstica de Natal (1914 – 1944). Research, SocietyandDevelpmant, v.7, n. 3, p.01-17, 2018. https://doi.org/10.17648/rsd-v7i3.243 DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v7i3.243
VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007. 328 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.