A escola doméstica de Brasópolis

Abordagens sobre o currículo para a educação feminina nas montanhas mineiras (1927-1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11249

Palavras-chave:

Instituições Escolares. Educação feminina. Escola Profissional Doméstica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender a expansão do currículo da instituição escolar para moças pobres no sul de Minas Gerais. O procedimento metodológico procurou analisar dialeticamente as articulações local, estadual e nacional a respeito do ensino profissional doméstico. As fontes de estudo incluem legislação educacional, anuário de ensino, atas da instituição e a imprensa. Os resultados da pesquisa apontam que a Escola Doméstica de Brazópolis abrangia em seu currículo importantes competências para ensino de tarefas domésticas e matérias técnicas destinadas para aprimoramento moral e religioso das alunas. A modificação da estrutura curricular da escola teve a inclusão de matérias científicas e a formação para o curso de Magistério possibilitando uma conjuntura favorável para desenvolvimento econômico e abertura no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Palloma Victoria Nunes e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Humanas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia, na cidade de Ituiutaba/MG. Mestranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como bolsista Capes no Subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Foi bolsista de Iniciação Científica financiada pela Fapemig e bolsista de iniciação científica financiada pelo CNPq. Realiza pesquisas na área da Educação, atuando principalmente em História e Historiografia da Educação, com foco na História das Instituições e na Educação Profissional Feminina na Primeira República (1889 - 1930).

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Uberlândia a defender o MESTRADO EM EDUCAÇÃO no (1992) na UFU.Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000). Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos realizado pela Universidade Federal de Uberlândia para o exercício do magistério superior na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal UFU - Diário Oficial da União - Seção 3 - 29/06/2006 - Curso de Pedagogia Área 1 - Política e Gestão da Educação e História da Educação. É professora de História da Educação e Política e Gestão da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE-) Membro da Comissão local da organização do VI Luso Brasileiro de História da Educação 2006/UFU/MG. É sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em Formação Docente, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Educacionais, Gênero, Etnia e Geração, Memória e História da Educação. É autora do Livro: Ensino Noturno: A travessia para a Esperança-Global - Editora. 1995 e co-autora do Livro: Primórdios na Escola Pública Republicana no Triângulo Mineiro, juntamente com os autores Elizabeth Farias da Silva e José Carlos Souza Araújo - editora EGIL/FAPEMIG-2003.É organizadora e co-autora da juntamente com os professores doutores José Carlos Souza Araújo e Sauloéber Társio de Souza da coletânea intitulada: Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: A história das instituições escolares na Ituiutaba do século XX. 1. ed. Uberlândia - MG: EDUFU/FAPEMIG, 2009. 277 p. É organizadora e co-autora juntamente com os professores doutores José Carlos Souza Araújo e Sauloéber Társio de Souza da coletânea que se encontra no prelo intitulada: Grupos Escolares na Modernidade Mineira (Triângulo e Alto Paranaíba) com apoio da FAPEMIG e da editora Alínea. É organizadora e co-autora juntamente com os professores doutores Sauloéber Társio de Souza e Carlos Henrique de Carvalho da coletânea que se encontra no prelo intitulada: Cinema e Ensino de História da Educação, com apoio da FAPEMIG e da editora Alínea. É docente do PROGRAMA DE Pós-Graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (FACED),orientando alunos do mestrado e doutorado.Foi membro da CAMARA SHA da Fapemig nos anos de 2002 a 2006;É Membro do Conselho Editorial da Revista HISTEDBR on-line. Desde 2008.É membro do conselho editorial do periódico Cadernos de História da Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.Foi Membro e Coordenadora de Comissão de julgamento das propostas referentes ao Edital FAPEMIG - 3/2011 - Programa Pesquisador Mineiro PPM V FHA, nos dias 31 de maio e 01 de junho, durante o dia todo. 2011. (Comissão Técnica). Comissão de julgamento das propostas referentes ao Edital FAPEMIG - 5/2011 Programa de Apoio à Publicações Científicas e Tecnológicas - Publicação de Períodicos Científicos institucionais, no dia 6 de julho, o dia todo. 2011. (Comissão Técnica).Recebeu o Grau de Medalha de Honra pelos relevantes serviços prestado à Educação em Minas Gerais do Governador do Estado de Minas Gerais, Itamar Augusto Cautiero Franco em 15 de Outubro 1999. Recebeu menção honrosa do Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr 2012. Foi eleita delegada do Ensino Superior Público do Estado de Minas Gerais para a participação na CONAE 2014 em Brasilia. Diretora substituta do Instituto de Ciências Humanas do Pontal desde junho de 2018 até o presente momento, a partir da Portaria R Nº. 572 de 29 de junho de 2018.

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Publicado

28/08/2023

Como Citar

SILVA, Palloma Victoria Nunes e; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. A escola doméstica de Brasópolis: Abordagens sobre o currículo para a educação feminina nas montanhas mineiras (1927-1965). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e11249, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.11249. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11249. Acesso em: 28 abr. 2024.

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