Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Ceará

Qual o impacto no desenvolvimento local?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16120

Palavras-chave:

Rede Federal, Educação Profissional e Tecnológica, Desenvolvimento Local, Ceará

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no desenvolvimento local no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que compreende os 184 municípios cearenses, no período de 2009 a 2016. Os dados foram analisados por meio de modelos econométricos estimados pelos métodos Feasible Generalized Least Squares (FGLS) para dados em painel e Ordinary Least Squares (OLS). Os resultados indicam que a presença da Rede Federal impacta positivamente o desenvolvimento dos municípios cearenses, reforçando a ideia de que a expansão do acesso à educação tende a melhorar o desenvolvimento local e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

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Biografia do Autor

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jéfferson Malveira Cavalcante, Centro Universitário Christus

Professor do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

02.09.2025

Como Citar

SILVA, Clayton Robson Moreira da; CAVALCANTE, Jéfferson Malveira. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Ceará: Qual o impacto no desenvolvimento local?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16120, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16120. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16120. Acesso em: 18 out. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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