Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Ceará

Qual o impacto no desenvolvimento local?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16120

Palavras-chave:

Rede Federal, Educação Profissional e Tecnológica, Desenvolvimento Local, Ceará

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no desenvolvimento local no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que compreende os 184 municípios cearenses, no período de 2009 a 2016. Os dados foram analisados por meio de modelos econométricos estimados pelos métodos Feasible Generalized Least Squares (FGLS) para dados em painel e Ordinary Least Squares (OLS). Os resultados indicam que a presença da Rede Federal impacta positivamente o desenvolvimento dos municípios cearenses, reforçando a ideia de que a expansão do acesso à educação tende a melhorar o desenvolvimento local e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jéfferson Malveira Cavalcante, Centro Universitário Christus

Professor do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 92, p. 719-742, 2016.

BARACHO, Maria das Graças; CABRAL NETO, Antônio. RAMOS, Maria da Conceição. A educação profissional na Rede Federal de Educação Tecnológica sob o enfoque do trabalho na organização taylorista/fordista. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 12, p. 6-15, 2017.

BARBOSA, Marcelo Ponte; PETTERINI, Francis Carlo; FERREIRA, Roberto Tatiwa. Política de expansão das universidades federais: é possível potencializar os impactos econômicos?. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 1, p. 1-24, 2020.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1997.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004a.

BRASIL. Decreto nº 5.225, de 1º de outubro de 2004. Altera dispositivos do Decreto no 3.860, de 9 de julho de 2001, que dispõe sobre a organização do ensino superior e a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004b.

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Rio de Janeiro, RJ: Presidência da República, 1909.

BRASIL. Decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Rio de Janeiro, RJ: Presidência da República, 1942.

BRASIL. Lei nº 11.195, de 18 de novembro de 2005. Dá nova redação ao § 5º do art. 3º da Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008.

BRASIL. Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Rio de Janeiro, RJ: Presidência da República, 1959.

BRASIL. Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. Brasília, DF, 2023b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal>. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2023a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/>. Acesso em: 14 jul. 2023.

CÂMARA, Samuel Façanha et al. Cidades inteligentes no nordeste brasileiro: análise das dimensões de trajetória e a contribuição da população. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 21, n. 69, p. 137-157, 2016.

CAMPOS, Marcelo Mallet Siqueira. A expansão da rede federal de educação profissional, técnica e tecnológica no período 2003-2014: uma análise a partir da abordagem das capacitações. Revista Economia e Desenvolvimento, v. 28, n. 2, p. 497-516, 2016.

CASQUEIRO, Mayara Lima; IRFFI, Guilherme; SILVA, Cristiano da Costa da. A expansão das Universidades Federais e os seus efeitos de curto prazo sobre os indicadores municipais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 1, p. 155-177, 2020.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2005.

FAVERI, Dinorá Baldo de; PETTERINI, Francis Carlo; BARBOSA, Marcelo Ponte. Uma avaliação do impacto da política de expansão dos Institutos Federais nas economias dos municípios brasileiros. Planejamento e Políticas Públicas, n. 50, p. 125-147, 2018.

FERREIRA, André; SANTOS, Edson Almeida. Expansão da universidade pública e o seu impacto na economia local: microevidências da ampliação dos campi da UFF em volta redonda. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 14, n. 1, p. 86-109, 2018.

FONSECA, Marcus Vinícius; ROCHA, Laura Fernanda Rodrigues da. O processo de institucionalização da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Educação em Revista, v. 35, e187074, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GOUVEIA, Fernanda Paixão de Souza. A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro: entre o local e o nacional. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, v. 5, n. 9, p. 1-17, 2016.

GRAY, David. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Institucional. 2023a. Disponível em: <https://ifce.edu.br/ifce/acesso-a-informacao/Institucional>. Acesso em: 14 jul. 2023.

IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Missão, Visão e Valores. 2023b. Disponível em: <https://ifce.edu.br/acesso-a-informacao/Institucional/missao-visao-e-valores>. Acesso em: 14 jul. 2023.

IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A presença do IFCE no Ceará. 2023c. Disponível em: <https://ifce.edu.br/acesso-rapido/campi/campi>. Acesso em: 14 jul. 2023.

MACEDO, Pedro Clei Sanches. Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 94-106, 2017.

MANCEBO, Deise; SILVA JR., João dos Reis. Expansão da educação superior e a reforma da rede federal de educação profissional. Revista Educação em Questão, v. 51, n. 37, p. 73-94, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MÁXIMO, Rérisson. Efeitos territoriais de políticas educacionais: a recente expansão e interiorização do ensino federal em cidades não metropolitanas no Ceará. URBE: Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 12, e20190080, 2020.

MOTA JR., Antônio Macêdo. As universidades estaduais da Bahia e o desenvolvimento local e regional. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 2, n. 2, p. 123-141, 2018.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, p. 120-145, 2020.

NUNES, Geórgia Valéria Andrade Loureiro et al. A Lei nº 11.892/2008 e a criação do Instituto Federal de Alagoas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, e10665, 2021.

OTRANTO, Celia Regina. Reforma da educação profissional no Brasil: marcos regulatórios e desafios. Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 199-226, 2012.

PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; CRUZ, José Luis Vianna da. Os institutos federais e o desenvolvimento regional: interface possível. HOLOS, v. 4, p. 1-18, 2019.

PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no contexto regional: diálogos com o desenvolvimento. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 90-105, 2017.

QUINTANILHA, Rozana; CARMO, Gerson Tavares do. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: perspectivas e desafios. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 7, n. 1, p. 1-9, 2023.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA, Clayton Robson Moreira da; CRISÓSTOMO, Vicente Lima. Gestão fiscal, eficiência da gestão pública e desenvolvimento socioeconômico dos municípios cearenses. Revista de Administração Pública, v. 53, n.4, p. 791-801, 2019.

SILVA, Jesué Graciliano da; SILVA, Frederico Fonseca da. A espacialização da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado do Paraná. Revista Cesumar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 23, n. 1, p. 7-26, 2018.

SILVA, Jorge Antonio Santos; SILVA, Ozana Rebouças. Políticas públicas de educação superior e desenvolvimento local: as transformações no município de Cachoeira (BA) após a implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Redes: Revista do Desenvolvimento Regional, v. 24, n. 2, p. 209-232, 2019.

SOUZA, Raquel Eugenio de; MEZA, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de. As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 11, n. 4, p. 892-927, 2022.

TELES, Natalício de Souza; MOTA, Luzia Matos. LDB e EPT: o percurso da lei e seus desdobramentos para a educação profissional. Revista Sítio Novo, v. 4, n. 1, p. 7-19, 2020.

TURMENA, Leandro; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os institutos federais em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 54, p. 1067-1084, 2017.

Downloads

Publicado

02.09.2025

Como Citar

SILVA, Clayton Robson Moreira da; CAVALCANTE, Jéfferson Malveira. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Ceará: Qual o impacto no desenvolvimento local?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16120, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16120. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16120. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.