Evasão e permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal

análise dos estudos da Pós-graduação stricto sensu brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13205

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Cursos Técnicos, Rede Federal, Produção Acadêmica.

Resumo

O presente artigo analisa dissertações e teses que abordam a evasão e a permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal. O recorte temporal, de 2009 a 2020, abrange os estudos realizados no decurso dos 11 primeiros anos de criação desta Rede. A base de dados para mapeamento foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. As análises das 10 pesquisas selecionadas revelaram que os estudos na pós-graduação stricto sensu sobre a temática são recentes, intensificados a partir de 2014, mas ainda restritos, sobretudo os realizados pelas instituições da Rede Federal. Todas as investigações discutiram os múltiplos fatores que influenciaram a evasão ou a permanência e quatro apresentaram propostas de intervenção com vistas a mitigar a evasão e a incentivar a permanência estudantil na realidade pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samoel Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE), especialista em Ensino de Química (2016) e Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Piauí (2014), enquanto bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Atualmente é servidor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Maracanaú, e atua na Coordenação Técnico-Pedagógica, coordenando atividades de ensino, planejamento, acompanhamento, orientação e avaliação de ações pedagógicas desenvolvidas no campus que favoreçam o alcance de resultados satisfatórios quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica e Ensino de Química.

Samuel Brasileiro Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em computação aplicada pela Universidade Estadual do Ceará(2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor titular Aposentado do Instituto Federal do Ceará e Professor do quadro permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFCE - Campus de Fortaleza. Possui experiência de 40 anos de atuação na educação profissional e tecnológica como docente e pesquisador do IFCE e como ex-Diretor Geral da Escola Técnica Federal e Ex-Diretor Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Foi Conselheiro dos Conselhos Regionais do SENAC e do SENAI e atualmente exerce o cargo de Conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2012), com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Currículos, formação docente, saberes e identidade docente e pesquisa (auto)biográfica.

Referências

ALMEIDA, M. D. B. Permanência e êxito no ensino médio integrado do IFG Uruaçu: orientações para qualificação e acompanhamento de estudantes. 2019. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 506/2013 – TCU – Plenário, de 13 de março de 2013. Brasília, DF: 13 de março de 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal anuncia 100 novos campi de Institutos Federais. Portal do Ministério da Educação, Brasília, 04 mar. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/governo-federal-anuncia-100-novos-campi-de-institutos-federais. Acesso em: 01 set. 2024a.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 01 set. 2024b.

COELHO, A. J. D. P. Permanência e abandono escolar na educação profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. 2014. 225 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

DORE, R; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.

DORE, R. Evasão e repetência na Rede Federal de Educação Profissional. In: XXXVII REUNIÃO DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2013, Alagoas. [Anais eletrônicos...]. Alagoas: IFAL, 2013.

DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; CASTRO, Tatiana Lage de. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, Rosemary; ARAÚJO, Adilson César de; MENDES, Josué de Sousa (Orgs.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: Editora do IFB/RIMEPES, 2014. p. 369- 413. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193551294007. Acesso em: 16 ago. 2024.

DUARTE, A. M. S. A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MATOS, L. A. Permanência no ensino médio profissional: o caso do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. 2018. 183 f. Dissertação (mestrado em educação) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MORAES, G. H. [et.al]. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília/DF: Editora Evobiz, 2018, 101 p. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/images/conteudo/pnp/2019/guia-referencia-2019.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.

NARCISO, L. G. S. Análise da Evasão nos Cursos Técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Arinos: Exclusão da Escola ou Exclusão na Escola? 2015, 162 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

PAULA, E. D. Motivadores para ingresso, permanência e conclusão de dois cursos técnicos subsequentes no IFPR Campus Curitiba. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

RAMOS, A; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a02.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

SILVEIRA, R. B, O programa permanência e êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.

SOUZA, J. A. S. Permanência e evasão escolar: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissional. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

SOUZA, T. R. A. Estudo das relações entre a permanência no ensino técnico e a assistência estudantil no IFTM – Campus Paracatu. 2015. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

VEIGA, C. R. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio integrado: uma proposta de estratégia de prevenção para o CEFET/RJ. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) – Programa de Pós-Graduação em Sistema de Gestão. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

Downloads

Publicado

14/11/2024

Como Citar

SILVA, Samoel Rodrigues da; FILHO, Samuel Brasileiro; FERNANDES, Natal Lânia Roque. Evasão e permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal: análise dos estudos da Pós-graduação stricto sensu brasileira. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13205, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13205. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13205. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.