A prática profissional de Pedagogos/as TAEs na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

uma revisão de literatura (2008-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16094

Palavras-chave:

Revisão de literatura., Prática profissional., Pedagogos/as técnico-administrativos em educação, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão de literatura sobre a prática profissional de pedagogos/as técnico-administrativos em educação pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Os resultados mostraram que os estudos sobre a pedagogia articulada à educação profissional ainda são incipientes, mas após a reorganização da Rede Federal de EPCT em 2008, pesquisas sobre a prática profissional de pedagogos/as técnico-administrativos em educação começaram a ganhar ênfase em âmbito acadêmico-científico, evidenciando os imensos desafios e as contribuições desses profissionais enquanto sujeitos que, em sua práxis pedagógica e educativa, colaboram significativamente para a construção de uma educação integral e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Pereira Sant Ana, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiçás. É Pedagogo-Área no Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás.

Umberto de Andrade Pinto, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Graduado em Pedagogia e Especialista em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-São Paulo. É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR).

Referências

ALMEIDA, Adriana Neves; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. O pedagogo e sua atuação profissional: repensando a prática a partir de uma postura investigativa. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/71>. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.71

ANJOS, Thaiana Machado dos. Experiências Profissionais das Pedagogas e Pedagogos Técnico-Administrativos em Educação do IFRS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-RS, Porto Alegre - RS, 124 p., 2018. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8371> Acesso em: 20 maio 2023.

ARAUJO, Edilene Rodrigues. Desafios da formação e da prática do pedagogo no contexto dos institutos federais de educação: um estudo no Campus Fortaleza do IFCE. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29030>. Acesso em: 28 maio 2023.

ARRUDA, Tathiane Cecília Enéas de. Identidade e atuação do pedagogo na educação profissional: um olhar para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-SP, São Paulo - SP, 2022. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/30304>. Acesso em: 25 maio 2023.

BATISTA, Stella Martins Estrela. A Interface da pedagogia com a educação profissional: O trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - PB, 2015. 47 f. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026> Acesso em: 25 maio 2023.

BONFIM, Patrícia Vieira; MARQUES, Débora Mota; GLÓRIA, Geovani Falconi. Da lei à lida: o trabalho do pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas Gerais. RevistAleph, Rio de Janeiro, ano XII, n. 23, Jul. 2015. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39104>. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.25054

BORGES, Joyce Regina. O pedagogo na tessitura de UFSC: liames entre a atuação deste profissional e a gestão de pessoas. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Universitária) - Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, UFSC, Florianópolis - SC, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/173826>. Acesso em: 28 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 09 jul. 2023.

BRASIL, Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em: 13 jul. 2023.

BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010. 3. ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010.

BRANDT, Andressa Graziele; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa. As contribuições da prática pedagógica do pedagogo pela qualidade da educação profissional nos IFETs de Santa Catarina-SC. 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – II SICT-Sul. Revista Técnico-Científica do IFSC, Florianópolis, vol. 2, n. 2, p 566-577, out., 2013. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/1197>. Acesso em: 28 maio 2023.

BRANDT, Andressa Graziele; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; SILVA, Marylucia Cavalcante Silva. O trabalho do pedagogo nos IFs: uma busca pela qualidade da educação profissional tecnológica. Revista Eixo, Brasília - DF, v. 3 n. 1, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/140>. Acesso em: 28 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v3i1.140

BRASIL. Resolução nº. 01, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2023.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11892-29-dezembro-2008-585085-normaatualizada-pl.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2023.

CARRIJO, Carolina Ribeiro de Souza. O trabalho do pedagogo no Instituto Federal de Brasília: as demandas profissionais da pedagogia no espaço da educação profissional técnica e tecnológica. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/11866/1/2014_CarolinaRibeirodeSouzaCarrijo.pdf>. Acesso em: 25 maio 2023.

CARRIJO, Carolina Ribeiro de Souza; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. O trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: algumas análises. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. v. 2, n. 11, 2016. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3487>. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3487

CARVALHO, Isabella Abreu. Os desafios do pedagogo na função supervisora em uma instituição de educação profissional. Anais do II Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2013. Disponível em: <https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2012/coloquio/anais/eixo1/Isabella%20Abreu%20Carvalho%20.pdf>. Acesso em: 20 maio 2023.

CEZAR, Taise Tadielo. Um estudo sobre o trabalho das pedagogas no Instituto Federal Farroupilha: historicidades, institucionalidades e movimentos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7149>. Acesso em: 25 maio 2023.

CEZAR, Taise Tadielo. Tempo de trabalho e trabalho no tempo: a dialética das (des)integrações no trabalho pedagógico de pedagogos(as) no Instituto Federal Farroupilha. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22886>. Acesso em: 25 maio 2023.

COUTINHO, Ticiana Patrícia da Silveira Cunha. A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21896?mode=full>. Acesso em: 25 maio 2023.

FONSECA, Amilde Martins da. O que podem as pedagogas? hierarquia de saberes e gênero numa instituição de ensino tecnológico. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23852>. Acesso em: 28 maio 2023.

FRANÇA, Elicia Thanes Silva Sodré de. A atuação do pedagogo na educação profissional: um estudo de caso sobre as ações pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2016. Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2155>. Acesso em: 25 maio 2023.

GOMES, Érica Luana Galvão Torres; PAIVA, Gabrielle de Lima; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Avaliação do trabalho da equipe técnico-pedagógica da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação do Campus Natal-Central do IFRN: desafios e perspectivas. Revista Holos, Ano 32, Vol. 6. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4372>. Acesso em: 25 maio 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIMA, Cláudia de Medeiros; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. A construção histórica do perfil e papéis profissionais de pedagogos da educação profissional de Sergipe. Revista Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 1, p. 59-74, Agosto/Setembro/Outubro, 2019. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4997/3730>. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74

LIMA, Claudia de Medeiros. “Quem somos eu?” uma análise sobre a (re)construção das identidades profissionais das pedagogas no IFS/Aracaju. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Sergipe, Aracaju - SE. Disponível em: <https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4898>. Acesso em: 25 maio 2023.

LORENZET, Deloize; ZITKOSKI, Jaime José. Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 459-468, set./dez. 2017. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/23946/16537>. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946

MARQUES, Débora Mota. A configuração das identidades profissionais dos (as) pedagogos (as) de Institutos Federais Mineiros: da formação à atuação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG, 2018. Disponível em: <https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24473>. Acesso em: 25 maio 2023.

MONTANDON, Lenise Vieira de Souza; SANTOS, Eloisa Helena. A atividade das pedagogas do IFMG – Campus Ouro Preto sob a expansão ordenada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: contribuições da ergologia. Revista Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, vol. 16, n. 2, p. 95-108, mai./ago. 2011. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/391>. Acesso em: 25 maio 2023.

MOREIRA, Nara. Entre vivências e saberes: a construção da identidade profissional das pedagogas do IFTM Campus Uberlândia. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37668>. Acesso em: 25 maio 2023.

OLIVEIRA, Walas Leonardo de; FONSECA, Thalita Cavassana Dias da. O trabalho do pedagogo na Educação Profissional do Instituto Federal de São Paulo. Revista Eixo, Brasília-DF, v. 9, n. 3, set./dez., 2020. Disponível em: <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/735>. Acesso em: 25 maio 2023.

PIMENTA, Selma Garrido (coord.). Pedagogia: Ciência da Educação? 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação e profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057

PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) - Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, Instituto Federal do Amazonas, Manaus - AM, 2018. Disponível em: <http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358>. Acesso em: 25 maio 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SANT’ ANA, Wallace Pereira. O trabalho do pedagogo TAE na coordenação de apoio pedagógico ao discente do Instituto Federal de Goiás: reflexões, desafios e possibilidades. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Goiás, Anápolis - GO, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/582>. Acesso em: 25 maio 2023.

SILVA, Cassiana Marques da. O trabalho do pedagogo no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/9635>. Acesso em: 25 maio 2023.

SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Profissão de pedagogo(a) e a escola pública. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação e profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

VALLE, Maria Raimunda Lima. O pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica: plano de atividade pedagógica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Amazonas, Manaus - AM. Disponível em: <http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/425>. Acesso em 25 maio 2023.

Downloads

Publicado

19/01/2024

Como Citar

ANA, Wallace Pereira Sant; DE ANDRADE PINTO, Umberto. A prática profissional de Pedagogos/as TAEs na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão de literatura (2008-2023). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16094, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.16094. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16094. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.