A prática profissional de Pedagogos/as TAEs na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

uma revisão de literatura (2008-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16094

Palavras-chave:

Revisão de literatura., Prática profissional., Pedagogos/as técnico-administrativos em educação, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão de literatura sobre a prática profissional de pedagogos/as técnico-administrativos em educação pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Os resultados mostraram que os estudos sobre a pedagogia articulada à educação profissional ainda são incipientes, mas após a reorganização da Rede Federal de EPCT em 2008, pesquisas sobre a prática profissional de pedagogos/as técnico-administrativos em educação começaram a ganhar ênfase em âmbito acadêmico-científico, evidenciando os imensos desafios e as contribuições desses profissionais enquanto sujeitos que, em sua práxis pedagógica e educativa, colaboram significativamente para a construção de uma educação integral e emancipatória.

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Biografia do Autor

Wallace Pereira Sant Ana, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiçás. É Pedagogo-Área no Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás.

Umberto de Andrade Pinto, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Graduado em Pedagogia e Especialista em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-São Paulo. É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR).

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Publicado

19/01/2024

Como Citar

ANA, Wallace Pereira Sant; DE ANDRADE PINTO, Umberto. A prática profissional de Pedagogos/as TAEs na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão de literatura (2008-2023). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16094, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.16094. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16094. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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