REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Wallace Pereira Sant Ana, Sara Maria Souza Nogueira, Wanderley Azevedo de Brito

Resumo


O presente artigo faz um exercício de reflexão científica sobre o currículo integrado na educação profissional e tecnológica. A partir de uma revisão de literatura, dialogamos acerca de uma concepção de ensino que supere a dualidade existente na educação brasileira, decorrente de aspectos históricos e culturais. É possível compreender ao longo dessa discussão a origem, os princípios, os objetivos e as bases conceituais do currículo integrado na educação profissional e tecnológica, o que nos possibilita evidenciar alguns desafios e possibilidades para a consolidação de práticas educativas mais críticas e coerentes, e de uma reflexão sobre o currículo integrado enquanto elemento norteador da formação omnilateral e politécnica.


Palavras-chave


Currículo Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Desafios. Possibilidades.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006. (Obra original publicada em 1977).

CIAVATTA, Maria. A formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectiva histórica e desafios contemporâneos. Anais e Deliberações XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 Junqueira & Marin Editores Livro 2 - p.002122 12 – I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise, (orgs). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1982.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

RAMOS, Marise N. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMOS. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: . Acesso em 16.12.2019.

RESENDE, Eduardo Pereira, et al. Programa de formação pedagógica: organização do trabalho pedagógico e integração curricular. Goiânia: IF Goiano, 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de Politecnia. Apresentado durante os trabalhos do "Seminário Choque Teórico", realizadono Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 1987. Rio de Janeiro, 1989.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8813

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: