REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8813

Palavras-chave:

Currículo Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Desafios. Possibilidades.

Resumo

O presente artigo faz um exercício de reflexão científica sobre o currículo integrado na educação profissional e tecnológica. A partir de uma revisão de literatura, dialogamos acerca de uma concepção de ensino que supere a dualidade existente na educação brasileira, decorrente de aspectos históricos e culturais. É possível compreender ao longo dessa discussão a origem, os princípios, os objetivos e as bases conceituais do currículo integrado na educação profissional e tecnológica, o que nos possibilita evidenciar alguns desafios e possibilidades para a consolidação de práticas educativas mais críticas e coerentes, e de uma reflexão sobre o currículo integrado enquanto elemento norteador da formação omnilateral e politécnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wallace Pereira Sant Ana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (2019). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiçás (2013). Atua como Pedagogo-Área do Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu.

Sara Maria Souza Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (2019). Licenciada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia. Atua como Professora da Prefeitura Municipal de Posse e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Wanderley Azevedo de Brito

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Licenciado em História pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Atualmente é Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia. É Professor e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006. (Obra original publicada em 1977).

CIAVATTA, Maria. A formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectiva histórica e desafios contemporâneos. Anais e Deliberações XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 Junqueira & Marin Editores Livro 2 - p.002122 12 – I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise, (orgs). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1982.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

RAMOS, Marise N. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMOS. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf>. Acesso em 16.12.2019.

RESENDE, Eduardo Pereira, et al. Programa de formação pedagógica: organização do trabalho pedagógico e integração curricular. Goiânia: IF Goiano, 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de Politecnia. Apresentado durante os trabalhos do "Seminário Choque Teórico", realizadono Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 1987. Rio de Janeiro, 1989.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

29/02/2020

Como Citar

ANA, Wallace Pereira Sant; NOGUEIRA, Sara Maria Souza; BRITO, Wanderley Azevedo de. REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8813, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8813. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8813. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.