O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ALGUMAS ANÁLISES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3487

Palavras-chave:

Educação Profissional, Pedagogo, Demandas profissionais.

Resumo

O texto trata da análise de como se dá o trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Ensino Ciencia e Tecnologia (IFs), Nesse sentido, partiu da seguinte questão de pesquisa: Como se apresenta o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica e tecnológica dos Institutos Federais? Realizou-se por meio do levantamento de publicações de artigos sobre a atuação do pedagogo nos IFs em revistas dos próprios institutos entre o ano de criação dos institutos, 2008, até 2014 para uma análise do cenário de atuação desse profissional. Os resultados dessa análise apontaram que existe uma atuação do pedagogo técnico ligada aos processos de supervisão, gestão e administração escolar, exigindo do pedagogo a mobilização de amplos saberes que dão visão da totalidade educacional, envolvendo os conhecimentos didático-pedagógicos, administrativos e legais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Ribeiro de Souza Carrijo, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, servidora pública na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

Referências

BACHETI, L. S. P; OLIVEIRA, A. J. Pedagogo no proeja: identidades e saberes. Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 01, n. 1, Espírito Santo, 2011.

BACHETI, L. S; FERNANDES, M. A. S; SILVA, M. I. C. Reflexões acerca do papel do pedagogo na educação profissional: articulando os saberes docente e do pedagogo. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SENEPT), 2012, Minas Gerais,

BRANDT, A. G; NASCIME, F. S. C; MAGALHÃES, N. R. S. As contribuições da prática pedagógica do pedagogo pela qualidade da educação profissional dos IFETs de Santa Catarina – SC. Revista SICT - Sul, Criciúma – SC, v.2 n.2, edição especial de 2013.

BRANDT, A. G; NASCIMENTO, F. S. C; MAGALHÃES, N. R. S; SILVA, M. C. O trabalho do pedagogo nos IFs: uma busca pela qualidade da educação profissional tecnológica. Revista EIXO, Brasília – DF, v.3 n.1, Janeiro – Julho de 2014.

BRASIL, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

BRASIL, Lei, 9.394, 20 de dezembro 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRZEZINSKI, Iria. PEDAGOGO: Delineando identidade(s). Revista UFG, n° 10, p. 120 – 131, ano XIII.

CARVALHO. I. A. Os desafios do pedagogo na função supervisora em uma instituição de educação profissional. Revista HOLOS, Ano 30, v.02 -2014.

CLARO, J. A.C. S; TORRES, M. O. F. pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos – Eletrônica, Vol. 12 – n. 2. P. 207 – 216.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução CNE/CP, n° 1, 15 de Maio de 2006.

FRANCO, M. A. S. Entre a lógica da Formação e a Lógica das Práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Revista EDUCAÇÃO E PESQUISA, V.34 N.1 São Paulo jan./abr. 2008

GOHN, M. G. Educação não formal e educador social atuação no desenvolvimento de projetos sociais. – São Paulo: Cortez, 2010.

GONÇALVES, H. J. L; ABENSUR, P. L. D; QUEIROZ, S. Q. Identidade de profissionais da educação na rede federal de educação profissional científica e tecnológica: os especialistas em educação. Revista SINERGIA, São Paulo, v.10, n.1, jan./jul. 2009.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? – Ed. 12. São Paulo: Cortez, 2010.

MELO, A. L. B. As práticas educativas desenvolvidas por pedagogos em espaços não escolares e os saberes profissionais mobilizados. In: Seminário ANPAE, Goiás, 2012.

MOREIRA. G. A. Entre a formação acadêmica e o exercício profissional: a atuação do pedagogo em espaços não escolares. In: V Encontro De Pesquisa Educacional em Pernambuco (EPEPE), 2014, Pernambuco.

ORTEGA, A. C. O pedagogo e a gestão a favor da docência. in: x congresso nacional de educação, 2011, Paraná.

PAULA, E. M. A. T; MACHADO, E. R. Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Revista EDUCAR EM REVISTA, n. 35, 2009, Curitiba.

PINTO. U. A. Pedagogia escolar Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional, - São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Revista PAIDÉIA, n. 28, v. 14, Ribeirão Preto. 2004.

SAVIANI, D. O papel do pedagogo como articulador do trabalho pedagógico na sociedade do capital. In: Palestra UENP Cornélio Procópio, Paraná, 2012.

TRILHA, J. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos / Jaume Trilha, Elie Ghanem; Valéria Amorim Arantes, (org). São Paulo: Summus, 2008.

Downloads

Publicado

14/04/2017

Como Citar

CARRIJO, Carolina Ribeiro de Souza; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; DA SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro. O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ALGUMAS ANÁLISES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 2–12, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.3487. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3487. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.