AVALIAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA DIRETORIA DE GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CAMPUS NATAL-CENTRAL DO IFRN: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.4372Palavras-chave:
Avaliação institucional, Equipe técnico-pedagógica, IFRNResumo
Este artigo analisa o processo de avaliação do trabalho da Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF), desenvolvido em 2013, como uma ação piloto para a implementação da avaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Central (IFRN/CNAT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tomou como procedimentos a revisão bibliográfica, a análise documental e aplicação de questionários com professores e estudantes. Os resultados obtidos consideram as fragilidades e potencialidades do trabalho da ETEP, destacando as contribuições da avaliação para a melhoria da qualidade desse trabalho.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.
ALBERTO, Jorge Luís Moreira; BALZAN, Newton César. Avaliação de projeto político-pedagógico pelos funcionários: espaços e representatividade. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 745-770, nov. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Encaminha a descrição dos cargos técnico-administrativos em educação, que foram autorizados pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão para concurso público. Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC, de 28 de novembro de 2005.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação institucional, instrumento da qualidade educativa: a experiência da Unicamp. In: DIAS SOBRINHO, José; BALZAN, Newton César (Org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 53-86.
FREITAS, Luiz Carlos et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Atribuições da equipe técnico-pedagógica no âmbito do IFRN. IV Seminário “Construindo o documento base do PPP”. 20 set. 2009 (mimeo).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento-base. Natal: Editora da IFRN, 2012. 326 p.
LEVIN, Jack. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. São Paulo: Harbra, 1987.
LIBÂNEO, José Carlos. Avaliação de sistemas escolares e de escolas. In:
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001, p. 199-220.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Avaliação da educação básica. In: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 263-270.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel, PR, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007.
RISTOFF, Dilvo I. Avaliação institucional: pensando princípios. In: DIAS SOBRINHO, José; BALZAN, Newton César (Org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 37-51.
SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino e aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.