v. 8 (2021)

					Visualizar v. 8 (2021)
Publicado: 08/12/2021
  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, José Claudinei Lombardi
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580
  • A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana

    José Claudinei Lombardi, Rosana Cebalho Fernandes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243
  • DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Ana Carolina Galvão
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194
  • MATERIAL DIDÁTICO CARIOCA E SUAS RELAÇÕES COM A BNCC: a teoria é uma coisa e a prática pode não ser outra?

    ROSIMERI DA SILVA PEREIRA, DALTON JOSE ALVES, DEBORAH MIRANDA ALVARES, FRANKLIM RODRIGUES DE SOUSA
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13201
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS

    Maria Sousa Aguiar, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13140
  • PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

    ROSILENE LAGARES, GREICE QUELE MESQUITA ALMEIDA
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13164
  • A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO

    Maria Cristina dos Santos, Klivia de Cassia Silva Nunes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13177
  • UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    FRANCISCA MÁRCIA LIMA SOUSA, ANSELMO ALENCAR COLARES
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13150
  • PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES

    Vanusa Nascimento Sabino Neves, José Albio Moreira Sales
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163
  • CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL

    Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13199
  • PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    SORAYA FRANZONI CONDE, JORGE FERNANDO HERMIDA
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13210
  • A PEDAGOGIA DA INDÚSTRIA E AS CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E TÉCNICA DAS ESCOLAS DO SENAI-PR

    Desiré Luciane Dominschek, Mara Regina Martins Jacomeli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13236
  • A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Luziane Said Cometti Lélis, Dinair Leal da Hora
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424

ARTIGOS

  • SOWING DEPTH AND SOIL TEXTURE IN SEEDLING EMERGENCE OF Senna occidentalis

    Arnaldo Solano Neto, Oscar Mitsuo Yamashita, Felipe Alan Cari Moro, Wesley Mendes da Silva, Marco Antonio Camillo de Carvalho, Adriano Maltezo da Rocha, Lara Caroline Alves de Oliveira, Samiele Camargo de Oliveira Domingues, Hudson de Oliveira Rabelo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.10428
  • POTENCIAL DE EXTRATOS DE PLANTAS E MANIPUEIRA NO CONTROLE DE Meloidogyne javanica EM JILOEIRO

    Nathália Nascimento Guimarães, Rodrigo Vieira Silva, Lara Nascimento Guimarães, Ayllana Silva Santos, Isabela Cândida Araújo Campos, Tiago Yukio Inoue
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.10311
  • HISTÓRIA DIGITAL E O OFÍCIO DO HISTORIADOR: MODOS DE SER E FAZER NO REPOSITÓRIO DA REVISTA POUR L’ÈRE NOUVELLE

    Raquel Lopes Pires, Sara Raphaela Machado de Amorim
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11773
  • NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE

    Margarita VILLEGAS, Fredy Enrique GONZÁLEZ
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11956
  • DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE ABELHAS NA FLORADA DE Antigonon leptopus HOOK. & ARN. (POLYGONACEAE) EM REGIÃO SEMIÁRIDA

    Yan Souza Lima, Catiana da Conceição Vieira Melquiades, Eva Monica Sarmento da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.10760
  • PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE CETÁCEOS, FORTALEZA-CE

    Marcos Adelino Almeida Filho, Josiany Costa de Souza, Aline Ariela Passos Lisbôa Pereira, Maria Aryadine Venancio Bezerra, Bruno Edson-Chaves
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.7696
  • DELETERIOUS EFFECT OF VICILINS FRACTIONS FROM LEGUMINOUS SEED IN SEMI-FIELD CONDITIONS FOR Ceratitis capitata

    Cleysyvan de Sousa Macedo, Anderson Felipe Jácome de França, Leonardo Lima Pepino Macedo, Ticiana Maria Lúcio de Amorim, Raphael Russi de Oliveira Araújo, Yago Queiroz dos Santos, Gabriella Silva Campos Carelli, Adriana Ferreira Uchoa, Francisco Pepino De Macedo, Adeliana Silva de Oliveira, Elizeu Antunes dos Santos, Jonalson Nogueira de Araujo
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.12213
  • AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DANOS NA PERMEAÇÃO E DIFUSÃO DE GEOMEMBRANAS POLIMÉRICAS

    Júlia Bosso Mello, Fernando Luiz Lavoie, Paulo César Lodi
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.10619
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM MINI-HERBÁRIO

    Gilmara da Silva Freire, Rubiana Passos Custódio Bandeira, Yzila Liziane Farias Maia de Araujo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.5641
  • PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”

    Francisco das Chagas Silva Souza, Elvira Fernandes de Araújo Oliveira, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Edilana Carlos da Silva, João Fredson da Silva, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11786
  • O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN

    Joventina Firmina Rodrigues, José Mateus do Nascimento
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11365
  • DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESTUDOS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO BRASIL

    Tathyane Torres da Silva Duarte, Márcio Adriano de Azevedo
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13256