PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13164

Palavras-chave:

Educação, Política educacional, Escola pública, Materialismo histórico, Práxis revolucionária.

Resumo

Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

ROSILENE LAGARES, Universidade Federal do Tocantins

UFT/Campus de Palmas/PPGE/PGEDA Doutorado

GREICE QUELE MESQUITA ALMEIDA, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Tocantins

Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Tocantins/Licenciatura  em Computação

Referências

Gama, C. N. & Marsiglia, A. C. G. (2018). Dermeval Saviani: produção acadêmica e história de uma vida dedicada à educação. In: Pasqualini, J. C., Teixeira, L. A., Agudo, M. M. (Orgs.), Pedagogia histórico-crítica: legados e perspectivas (p. 13–48). Uberlândia/Minas Gerais: Navegando Publicações.

Lazarini, A. Q. (2010). A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. [Tese doutorado em educação]. Universidade Federal de Santa Catarina, 528p.

Marsiglia, A. C. G. & Batista, E. L. (orgs.) (2012). Pedagogia histórico-crítica desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas, SP: Autores Associados.

Martins, L. M. (2013). Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 5(2), 130–143. Recuperado de http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705

Martins, L. M. (2016). Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: Martins, L. M., Abrantes, A. A., Facci, M. G. D. (orgs.) (2016) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice (p. 13–14). Campinas, SP: Autores Associados.

Marx, K. (1983). O capital (volume 1). São Paulo, SP, Editora: Abril Cultural.

Saviani, D. (2020). Conferência: Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-25

Saviani, D. (2019). Pedagogia Histórico-crítica, Quadragésimo ano: Novas Aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2013). A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 5(2), 25–46. Recuperado de: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085

Saviani, D. (2012). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (12a ed.). Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2011). História das ideias pedagógicas no Brasil (2a ed.). Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2008). Escola e democracia (40a ed.). Campinas, SP: Autores Associados.

Taffarel, C. (2015). Pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 7(1), 253–285. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/download/13574/9518

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

LAGARES, R., & ALMEIDA, G. Q. M. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. HOLOS, 8, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13164

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)