EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA RIO PRETO EDUC AÇÃO: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.10918

Palavras-chave:

Educação infantil, pandemia pela Covid-19, atividades pedagógicas a distância

Resumo

A educação infantil brasileira tem passado por constante processo de reconstrução, de modo a firmar-se como espaço formal e coletivo de qualidade para a educação e o cuidado de bebês e de crianças bem pequenas. No ano de 2020, devido à disseminação da Covid-19 no Brasil e no mundo, bem como a necessidade de distanciamento social, ocorreu o fechamento das escolas e a suspensão do atendimento presencial nas instituições de educação infantil. Muito se tem visto e discutido sobre a educação infantil diante desse cenário, sendo as atividades pedagógicas a distância um fator de grande preocupação e discussão por parte de pesquisadores e educadores da infância. Em decorrência dessa situação, no município de São José do Rio Preto/SP, vem sendo desenvolvido um programa que visa contribuir no apoio às crianças, famílias, gestores e professores da rede municipal, por meio de uma série de ações e encaminhamentos, que evidenciam possibilidades de práticas, mas também limites e desafios que esse momento inédito impõe para toda a sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar / Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP.

Mestre em Ensino e Processos Formativos pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Educação Infantil e Formadora de professores de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP.

Giseli Alcassas Masson, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora e Formadora de professores de bebês na rede municipal de São José do Rio Preto - SP.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Linha de Pesquisa: Educação Escolar: teorias e práticas. Coordenadora do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Docente Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - CECH. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de São Carlos - Campus de São Carlos/São Paulo/Brasil.

Referências

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.

Brasil. (1996). Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.

Brasil. (2010). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF.

Brasil. (2016). Lei n. 13.257, de 8 de março de 2016. Brasília, DF.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Brasília, DF.

Correia, Bianca., & Cássio, Fernando. (2020, Abril 22). Sem proteger crianças no isolamento, governos brincam de faz-de-conta. Ponte. Recuperado em 20 maio, 2020 de <https://ponte.org/artigo-sem-proteger-criancas-no-isolamento-governos-brincam-de-faz-de-conta/>.

Estrela, Bianca., & Lima Larissa. Ministério da Educação (MEC). (2020, Abril 28). CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal da Educação. Recuperado em 20 maio, 2020 de <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=89051>.

Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI). (2020, Março 23). Carta aberta da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) dirigida ao presidente do Conselho Nacional de Educação. Brasília. Recuperado em 20 maio, 2020 de <http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Carta-Aberta-ao-CNE.pdf>.

São José do Rio Preto. (2019). Secretaria Municipal de Educação. Projeto educativo e plano de trabalho. São José do Rio Preto.

São José do Rio Preto. (2020a). Secretaria Municipal de Educação. Brincadeiras e interações: um convite às famílias e crianças para brincarem juntas. São José do Rio Preto.

São José do Rio Preto. (2020b). Secretaria Municipal de Educação. Documento orientador: aproximação com as famílias e estudantes em tempos de atividades não presenciais. São José do Rio Preto.

São José do Rio Preto. (2020c). Secretaria Municipal de Educação. Resolução n. 04/2020, regulamenta o Programa Rio Preto Educ Ação de apoio aos estudos dos alunos no período de suspensão das aulas em decorrência da necessidade de prevenção de contagio pelo COVID-19, e dá outras providências. São José do Rio Preto.

São José do Rio Preto. (2020d). Secretaria Municipal de Educação. Resolução SME nº 05/2020, regulamenta as diretrizes do regime especial teletrabalho para o desenvolvimento das atividades de apoio aos estudos dos alunos e orienta quanto a reorganização dos calendários escolares no âmbito das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto devido a pandemia causada pelo Covid-19, e dá outras providências. São José do Rio Preto.

São Paulo. (2019). Secretaria Estadual de Educação. Undime. Currículo Paulista. Versão homologada. São Paulo: SEE/SP. Recuperado em 02 Agosto, 2020 de <http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf.>

São Paulo. (2020) Secretaria Estadual de Educação. Secretaria Municipal de Educação. UNDIME SP. Orientações às famílias dos estudantes das redes estadual e municipal de São Paulo. São Paulo.

Sousa, Andreia L. Harada. (2020, Maio 4). Da tela pra cá é diferente: Trabalho docente e ensino a distância nas escolas privadas. Le Monde Diplomatique Brasil. Recuperado em 20 maio, 2020 de <https://diplomatique.org.br/trabalho-docente-e-ensino-a-distancia-nas-escolas-privadas/?fbclid=IwAR0SxeIFgr7K10dNOJvleA0TO7jmlJJ8JAoiSItSB9txYaxI4zY7fjN63pU>.

Downloads

Publicado

10/06/2022

Como Citar

Oliveira, R. F. B. de, Masson, G. A., & Sommerhalder, A. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA RIO PRETO EDUC AÇÃO: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA. HOLOS, 1, 1–13, 10918. https://doi.org/10.15628/holos.2022.10918

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.