PANDEMIA DA COVID-19 COMO FENÔMENO INTEGRAL E CENTRAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11634

Palavras-chave:

Pandemia, Educação em Ciências, Fenômeno, Atividade, Justiça Social.

Resumo

O presente artigo discute a pandemia da COVID-19 como um fenômeno integral, o qual é formado não somente pelo vírus em si, mas sim por toda a gama de relações e atividades emergentes a partir deste fenômeno. Temos como objeto de análise a Educação em Ciências, especialmente as formas como esta vêm se desenvolvendo na situação pandêmica. Nesse sentido, apontamos a necessidade de compreender a atual pandemia, levando em consideração não somente a microfauna do vírus causador, mas sim a pandemia enquanto questão social. Diante desse cenário, em termos educacionais, surgiu o que se denominou de “atividade remota emergencial” e mesmo com o uso da tecnologia é necessário destacarmos que nenhuma tecnologia, por melhor e mais desenvolvida que seja, suprirá o trabalho de um professor, ou melhor, o contato e o sentido humano não podem ser substituídos. Em relação às atividades educacionais em ciências, as mesmas devem ir além de uma mera “transmissão de conteúdos”, ou seja, uma Educação em Ciências para o desenvolvimento de possibilidades concretas de emancipação humana, por meio de Discussões Sobre Ciências. Por fim, consideramos que não estaremos reconstruindo do início a cultura humana em um mundo pós-pandêmico, mas sim continuando a desenvolver movimentos de resistência e lutas engajadas em atividades de transformação a partir de uma Educação em Ciências atenta para questões de justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Otavio Garcia, Mestre em Educação Científica e Tecnológica / Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul (2016). Áreas de pesquisa: Educação em Ciências, Teoria da Atividade Cultural-Historica, Natureza da Ciência, Formação de Professores, Currículo. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa CEUCI.

Lucas Albuquerque do Nascimento, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica / Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2020). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2015). Tem interesses de pesquisas em Ensino de Ciências (principalmente Ensino de Física), Teoria da Atividade Cultural-Histórica (CHAT), Circulação e Textualização de Conhecimentos Científicos e desenvolve estudos na linha de pesquisa em Epistemologia e História da Ciência. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa CEUCI e ao Grupo de Pesquisa FLUXO.

Pâmela Andreza Padilha, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica / Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2020-2022). Licenciada em Matemática (UNC, 2009), Licenciada em Física (Unimes, 2016), Licenciada em Educação do Campo (UFSC, 2019). Interesse de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Ciências (Física), Mídias  na Educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa CEUCI.

Karina Smania De Lorenzi, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica / Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2019-2021) e Engenheira Agrônoma (UFSC, 2011). Áreas de pesquisa: Agroecologia, Educação Agroecológica, Hortas Escolares. Técnica do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa CEUCI.

Marcelo Gules Borges, Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Ciências da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Postdoctoral Fellow, College of Education (USASK, Canada, 2018-2019), Pós-Doutor em Educação (PUCRS/CAPES, 2014) e Doutor em Educação (PUCRS/CNPq, 2014) com estágio sandwich na University of Saskatchewan, Canadá (USASK/CAPES, 2012), Mestre em Ecologia (UFRGS, CNPq, 2009) com estágio sandwich na Universidade do Porto, Portugal (UPORTO, CNPq, 2008). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFRGS, 2007). Áreas de Pesquisa: Antropologia e Educação, Aprendizagem, Educação Ambiental, Ensino das Ciências, Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa CEUCI.

Referências

Almeida, M. E. B., & Valente, J. A. (2012). Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, 12(3), 57-82. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em 26 de abril de 2020.

Baade, J. H., Gabiec, C. E., Carneiro, F. K., Micheluzz, S. C. P., & Meyer, P. A. R. (2020). Professores da educação básica no Brasil em tempos de COVID-19. HOLOS, 5. DOI: 10.15628/holos.2020.10910. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910. Acesso em 8 nov. 2020.

Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.

Baker, M. G., Kelly, H., & Wilson, N. (2009). Pandemic H1N1 influenza lessons from the southern hemisphere. Eurosurveillance, 14(42), 19370.

Brasil. (2017). Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União.

Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, (19), 20-28.

Camacho, A. C. L. F., Joaquim, F. L., de Menezes, H. F., & Sant’Anna, R. M. (2020). A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, 9(5), e30953151-e30953151. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 8 nov. 2020.

Camillo, J. (2015). Contribuições iniciais para uma filosofia da educação em ciências. Doutorado em Ensino de Ciências–Física. IF/USP, São Paulo-SP.

Camillo, J. (2019). On the Possibility of Authorship in Science Education. In Critical Voices in Science Education Research (pp. 93-103). Springer, Cham.

Castaman, A. S., & Rodrigues, R. A. (2020). Educação a Distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(6), e180963699-e180963699. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699. Acesso em: 8 nov. 2020.

Costa, L. M. C., & Merchan-Hamann, E. (2016). Pandemias de influenza e a estrutura sanitária brasileira: breve histórico e caracterização dos cenários. Revista Pan-Amazônica de Saúde, 7(1), 15-15.

Duarte, N. (2016). Individualidade, conhecimento e linguagem na concepção dialética de desenvolvimento em Vigotski. Fórum Linguístico, 13(4), 1559-1571.

Engeström, Y. (1991). Non scolae sed vitae discimus: Toward overcoming the encapsulation of school learning. Learning and instruction, 1(3), 243-259. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ438635. Acesso em 22 fev. 2021.

Garcia, J. O. (2020). Discussões sobre ciência na formação de professores: articulações entre natureza da ciência e teoria da atividade cultural-histórica. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. UFSC, Florianópolis-SC.

Joye, C. R., Moreira, M. M., & Rocha, S. S. D. (2020). Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), e521974299-e521974299.

Karnal, L. (2020). Mundo pós pandemia viverá período de grande alegria e felicidade. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/04/18/mundo-pos-pandemia-vivera-periodo-de-grande-alegria-e-felicidade-diz-karnal. Acesso em: 8 nov. 2020.

Lau, L. S., Samari, G., Moresky, R. T., Casey, S. E., Kachur, S. P., Roberts, L. F., & Zard, M. (2020). COVID-19 in humanitarian settings and lessons learned from past epidemics. Nature Medicine, 26(5), 647-648.

Oliveira, V. H. N. (2020). "O antes, o agora e o depois": alguns desafios para a educação básica frente à pandemia de Covid - 19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 3(9), 19-25.

Organização das Nações Unidas. (2020). A experiência internacional com os impactos da Covid-19 na educação. Disponível em https://covid.sh.utfpr.edu.br/acoes/acoes-educacionais/artigo-a-experienciaa-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/. Acesso em: 8 nov. 2020.

Schuck-Paim, C., Viboud, C., Simonsen, L., Miller, M. A., Moura, F. E., Fernandes, R. M., ... & Alonso, W. J. (2012). Were equatorial regions less affected by the 2009 influenza pandemic? The Brazilian experience. PloS one, 7(8), e41918.

Stetsenko, A. (2016). The transformative mind: Expanding Vygotsky's approach to development and education. Cambridge University Press.

Stetsenko, A. (2017). Science education and transformative activist stance: Activism as a quest for becoming via authentic-authorial contribution to communal practices. L. Bryan and K. Tobin (Eds.), 13, 33-47.

Stetsenko, A. (2019). Radical-Transformative Agency: Continuities and Contrasts with Relational Agency and Implications for Education. In Frontiers in Education (Vol. 4, p. 148). Frontiers.

Stetsenko, A. (2020). Critical Challenges in Cultural-Historical Activity Theory: The Urgency of Agency. Cultural-Historical Psychology, 16(2), 5-18.

Yacoubian, H. A., & Hansson, L. (2020). Nature of science for social justice. Science: Philosophy, History and Education Book Series, Nature: Switzerland.

Zibechi, R. (2020). Coronavírus: a militarização das classes. Editora Terra sem Amos.

Downloads

Publicado

15/06/2021

Como Citar

Garcia, J. O., Nascimento, L. A. do, Padilha, P. A., Lorenzi, K. S. D., & Borges, M. G. (2021). PANDEMIA DA COVID-19 COMO FENÔMENO INTEGRAL E CENTRAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. HOLOS, 1, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11634

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.