A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11587

Palavras-chave:

COVID-19, Educação Ambiental, Justiça Ambiental, Equidade, Sustentabilidade.

Resumo

Considerando a problemática associada a pandemia da COVID-19 no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo destacar os principais desafios emergentes a serem superados pela sociedade e educadores ambientais para a minimização dos impactos da pandemia e promoção de um contexto pós-pandemia mais justo e equilibrado. Por meio de pesquisa qualitativa, através de consulta bibliográfica em plataformas especializadas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, este artigo frisou a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais para reduzir as chances de ocorrência de novas doenças de origem zoonótica e discorrer sobre os desafios do educador ambiental. Verificou-se que é fundamental a articulação dos educadores ambientais em meios sociais para promover a Educação Ambiental e superar os desafios relacionados à acentuada desigualdade social no Brasil. Não obstante, faz-se necessária a união de esforços para promover a transformação social e melhoria da qualidade ambiental, evidenciando a necessidade de mudanças na administração pública e nos hábitos sociais. Concluiu-se que é urgente o desenvolvimento de uma nova cultura e modo de vida, capaz de ressignificar o paradigma vigente o qual representa um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Tális Pereira Matias, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental; especialização em Homeopatia (Unyleya); doutorando em Ciências Ambientais também pela UNIFAL-MG.

Atuando em: Engenharia Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Ligia de Almeida Gilioli Fraga, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).
Graduação em Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS; mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Unidades de conservação e Educação Ambiental) pela UNIFEI; pós graduanda em especialização em ensino de ciências da natureza e matemática pelo IFSULDEMINAS; doutoranda em Ciências Ambientais pela UNIFAL.
Atuando em: Conservação da Natureza, Unidades de Conservação, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Ligia Tambasco Masteghin, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciência e Tecnologia- ICT/Unifal, Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).
Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal); mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; doutorado em Ciências Ambientais pela Unifal.
Atuando em: Recursos Hídricos, Segurança do Trabalho, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Vívian Ariane de Oliveira Costa, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá, (UNIFEI), pós-graduanda na especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias pela Universidade Federal do ABC, (UFABC) e doutoranda em Ciências Ambientais pela UNIFAL-MG.
Atuando em: Desenvolvimento, Educação e Justiça ambiental.

Luciana Botezelli, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); mestrado em Engenharia Florestal (Manejo Ambiental); especialização em Ecoturismo e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais; doutorado em Engenharia Florestal (Ciências Florestais) também pela UFLA.

Atuando em: Conservação da Natureza, Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Planejamento Ambiental Urbano e Sustentabilidade

Adriana Maria Imperador, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP São Carlos.

Atuando em: Educação Ambiental, Percepção Ambiental e Sustentabilidade

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

Matias, T. P., Fraga, L. de A. G., Masteghin, L. T., Costa, V. A. de O., Botezelli, L., & Imperador, A. M. (2021). A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE. HOLOS, 7, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11587

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