POLÍTICA PÚBLICA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: NOVOS CAMINHOS PARA ANTIGOS DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4486

Palavras-chave:

Participação social. Gestão de unidades de conservação. Plano de manejo. Conselho gestor.

Resumo

A gestão de unidades de conservação é um dos grandes desafios para o poder público atual. Considerando que o Estado é o espaço de negociação e que as decisões sobre a política ambiental estão relacionadas ao processo de barganha que se estabelecem na sociedade e os interesses a elas vinculados, a participação social na gestão de unidades de conservação é fundamental para assegurar que as prioridades definidas quando da sua criação sejam compatibilizadas com as expectativas da população local, integrando-a de forma ativa e comprometida com este processo. Escrito a partir de pesquisas bibliográfica e documental, este artigo apresenta uma discussão teórica acerca dos instrumentos legais e operacionais existentes na política ambiental do Brasil, com ênfase a gestão dos recursos naturais. Discute também o conceito de política pública e participação social e destaca os conselhos gestores e a elaboração de planos de manejo como instrumentos que poderão possibilitar um processo dinâmico de aprendizagem e fortalecimento da participação social na gestão de unidade de conservação. Conclui pela necessidade de se estabelecer um novo olhar sobre a forma de participação que se deseja para a gestão dessas áreas, visando possibilitar aos instrumentos de gestão definidos para as unidades de conservação uma oportunidade de amadurecimento e fortalecimento da participação social neste processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giannina Settimi Cysneiros Landim Bezerra, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Mestrado Profissional de Gestão Ambiental

RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Doutora em Engenharia Civil (2009) na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, com ênfase em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Sênior em TICs .Bolsa DES/CNPq (2015) e Estágio de Doutoramento - Bolsa Capes/PROBRAL (2004 - 2005) na Technische Universität Berlin ? Alemanha na área de Planejamento Ambiental. Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (2002) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2002) pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Gestão e Controle Ambiental (1999) pela Universidade de Pernambuco. Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Professora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, ministrou as disciplinas de Planejamento Ambiental, Estratégias de Educação Ambiental, Indicadores de Sustentabilidade e Metodologia Científica. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Modalidade a Distância do IFPE ministrando as disciplinas de Fundamento de Geologia e Estratégias de Educação Ambiental de 2010 a 2014. No Curso de Especialização em Gestão Pública Modalidade a Distância do IFPE ministrou a disciplina Metodologia Científica e Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Gerente brasileira do INNOVATE: Interplay coupling of substance cycle in aquatic and terrestrial ecosystems, sob coordenação da UFPE e Universidade Técnica de Berlin (TUBerlin), com a participação das seguintes instituições brasileiras: UFRPE, ITEP, IFPE, EMBRAPA, IPA e CPRM, além de diversas instituições alemães. Secretária da Associação dos Ex-Bolsistas da Alemanha (AEBA-Recife) de 2006 a 2013. Tem experiência na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e planejamento ambiental, gestão de recursos hídricos, gestão de recursos ambientais, indicadores de sustentabilidade e agricultura familiar.

Marília Regina Costa Castro Lyra, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999), graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). É professora de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco, nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Gestão e qualidade ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: vinhaça, dbo, solo, resíduos no solo e pescado.

Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002)Doutorado em Ciências da Educação - Université Lumière Lyon 2 França (2009), com ênfase em Políticas Educativas e Formação de Professores, Pós ? Doutorado em Educação pela Université Lumière Lyon 2 França, com ênfase em Didática Profissional, Interdisciplinaridade e Formação de Professores. Atualmente é professora Titular aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ?IFPE,enquadramento Funcional, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e professora do Mestrado Profissional de Gestão Ambiental do IFPE. Foi Coordenadora Operacional do Doutorado Interinstitucional, Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais ? DINTER IFPE/UFSC.Pesquisadora Colaboradora na Université Lumière Lyon 2 França, no Programa ALFA III- Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior.Pesquisadora Colaboradora no Instituto de Formação de Professores de Lyon-IUFM- Université Claude Bernard Lyon 1. Foi Coordenadora de Gestão Ambiental IFPE. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Interdisciplinaridade CNPQ/IFPE.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educativas, Formação de Professores,Educação Geral,Educação Ambiental e Interdisciplinaridade.

Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Católica de Pernambuco (1990), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Foi Diretora de Pesquisa do CEFET-PE, de 2007 a 2008 e Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFPE, de 2008 a 2010. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, atuando tanto em curso de nível médio (Técnico em Química Industrial) como de nível superior (mestrado Profissional em Gestão Ambiental). Tem experiência na área de Produtos Naturais, com ênfase em saúde ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, óleos essenciais, produtos biologicamente ativos e suas aplicações. É professora Titular do IFPE desde setembro de 2016. É coordenadora do Centro de Pesquisa do IFPE.

Referências

Araújo, M. A. R. (2012). Unidades de conservação no Brasil: a história de um povo em busca do desenvolvimento e da proteção da natureza. In: Unidades de conservação no Brasil: o caminho da Gestão para Resultados. p. 51-109. NEXUS (org.). São Carlos: RIMA Editora. 536p.

Bacelar, T. (2003). As Políticas Públicas no Brasil: heranças, tendências e desafios. In Santos Junior, O. A. (Org.), Políticas Públicas e Gestão Local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE.

Barbieiri, J. C. (2004). Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo: Saraiva.

Bertzky, B., Corrigan, C., Kemsey, J., Kenney, S., Ravilious, C., Sançon, C. & Burgess, N. (2012). Protected Planet Report 2012: Tracking progress towards global targets for protected areas. IUCN, Gland, Switzerland and UNEP-WCMC, Cambridge, UK.

Burszt Y. N. M. & Bursztyn, M.A. (2013). Fundamentos de política e gestão ambiental. Editora Garamond, 612 p.

Chauí, M. (2010). Convite à filosofia. Edição14. São Paulo: Ed. Ática, 520 p.

Derani, C. (2006). Política pública e a norma política. In BUCCI, M. P. D. (org.), Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 310 p.

Diegues, A. C. S. (2004). O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Ed. Hucitec, 382 p.

Duchrow, A. D. (2004). Participação no Planejamento e gestão urbana: o orçamento participativo de Olinda. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Gallo Junior, H. & Olivato, D. (2005). Unidades de conservação e política ambiental no Brasil. Anais do Encontro de Geógrafos da América Latina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 10.

Hassler, M. L. (2005). A importância das unidades de conservação no Brasil. Sociedade e Natureza. Uberlândia, 17(33), p. 79-89, dez.

Jacobi, P. (2003). Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In Ribeiro, W. (Org.), Publicado em Patrimônio Ambiental. São Paulo: EDUSP.

Leff, E. (2012). Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

Lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

Lei nº 11.516 de 28 de agosto de 2007. Dispõe sobre a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes; altera as Leis nos 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, 11.284, de 2 de março de 2006, 9.985, de 18 de julho de 2000, 10.410, de 11 de janeiro de 2002, 11.156, de 29 de julho de 2005, 11.357, de 19 de outubro de 2006, e 7.957, de 20 de dezembro de 1989; revoga dispositivos da Lei no 8.028, de 12 de abril de 1990, e da Medida Provisória no 2.216-37, de 31 de agosto de 2001; e dá outras providências.

Machado, C. J. S. (2003). Mudanças conceituais na administração pública do meio ambiente. Ciência e Cultura [online], 55 (4), 24-26.

Martins, L. (1997). Reforma da Administração Pública e cultura política no Brasil: uma visão geral. Brasília: ENAP. 61 p.

Mederios, R. (2006). Evolução das tipologias e categorias de áreas protegidas no Brasil. Ambiente & Sociedade; 9 (1), 41-64.

Ministério do Meio Ambiente. (2011). Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlântica: lições aprendidas e desafios. Guedes, B., F.; Seehusen, S. E. (Org.). Brasília: MMA, 272 p.

Ministério de Meio Ambiente (2018). Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Brasília:MMA/CNUC. Recuperado de http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/dados-consolidados.html.

Pádua, M. T. J. (2011). Do sistema nacional de unidades de conservação. In: Dez anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: lições do passado, realizações presentes e perspectivas para o futuro. Brasilia:IBAMA.

Peccatiello, A. F. O. (2011). Políticas públicas ambientais no Brasil: da administração dos recursos naturais (1930) à criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000). Desenvolvimento e Meio Ambiente, (24), 71-82. Curitiba: Editora UFPR.

Pernambuco. (2013). Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchôa. Recife: SEMAS, 90p.

Secretaria do Meio Ambiente. (2011). Gestão ambiental. SABBAGH, R. B. In: Cadernos de Educação Ambiental, 16. São Paulo: SMA, 176p.

Sousa, N. O. de M., Santos, F. R. P. dos, Salgado, M. A. de S. & Araújo, F. F. S. (2011). Dez anos de história: avanços e desafios do sistema nacional de unidades de conservação da natureza. In: Dez anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: lições do passado, realizações presentes e perspectivas para o futuro. Brasilia: IBAMA.

Souza, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Revista Sociologias. Porto Alegre, ano 8, n. 16, p 20-45.

União Internacional para a Conservação da Natureza, WWF-Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas (2011). Metas de Aichi: Situação atual no Brasil. WEIGAND JR, R.; DA SILVA, D.C.; E SILVA, D. de O. Brasília, DF: UICN, WWF-Brasil e IPÊ.

WWF-Brasil; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Efetividade da gestão das unidades de conservação federais do Brasil: resultados de 2010. (2012). ONAGA, C. A., DRUMOND M. A. & FERREIRA, M.N.(Orgs.). Brasília.

Downloads

Publicado

03/12/2018

Como Citar

Bezerra, G. S. C. L., CARVALHO, R. M. C. M. D. O., Lyra, M. R. C. C., Frutuoso, M. N. M. de A., & Rodrigues, S. S. F. B. (2018). POLÍTICA PÚBLICA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: NOVOS CAMINHOS PARA ANTIGOS DESAFIOS. HOLOS, 6, 117–129. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4486

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.