DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INDICADORES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO MULHERES RURAIS

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, sustentabilidade, redes sociais, acv social, agenda 2030.

Resumo

O objeto de pesquisa deste estudo é o PROGRAMA MULHERES RURAIS PRODUTIVAS DO ABARRACAMENTO (PMRPA), constituído por uma parceria formal entre uma instituição pública federal de educação tecnológica, o CEFET-RJ campus Valença, uma estrutura de governo local, a Prefeitura Municipal de Rio das Flores, e uma entidade privada, o SEBRAE-RJ.A pesquisa realizada por docentes e discentes, que não integram a equipe responsável pelo PMRPA, teve por objetivo responder duas questões imbricadas: que impactos sociais e econômicos foram produzidos pelo PRMRPA e, de que forma afetaram a consciência de cidadania das pessoas envolvidas. O estudo evidenciou as contribuições socioeconômicas positivas que o PRMP já promoveu, explicitou e discutiu suas concepções, práticas e metas, assim como, identificou possibilidades de modificações orientadas à Agenda 2030, o que pode favorecer seu uso por outros atores sociais, multiplicando e diversificando os benefícios alcançados como desejam seus autores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Machado Brandão Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Local e Sistemas Produtivos no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Engenheira Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Pós Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e MBA Executivo em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ana Carolina Magalhães De Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (2019), Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2012) e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Uniabeu (2011). Atualmente é assistente em administração no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Campus Nova Iguaçu. 

Leydervan De Souza Xavier, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Graduado em Eng. Mecânica pela UERJ (1986), Mestre em Eng. Mecânica pelo IME (1990) e Doutor em Ciências dos Materiais pelo IME (1996). Prof. Associado Titular do CEFET/RJ para o qual prestou concurso público em 1993, estando vinculado ao Depto. de Disciplinas Básicas e Gerais e cooperando diretamente com os departamentos de Eng. Mecânica e de Eng. de Produção. Colabora ativamente com a gestão institucional, sendo membro titular eleito do Conselho Diretor e indicado para CPA/SINAES, entre outras. Responsável, entre 1998 e 2000 pelo Depto. de Informática, contribuiu com o planejamento, desenvolvimento, implantação e gestão de soluções de TI sistêmicas e locais. Nas Engenharias ministra as disciplinas do núcleo de desenho, notadamente, desenho e projeto de máquinas, orienta trabalhos de iniciação e de projeto de fim de curso de engenharia mecânica. Fundador (1995) e Integrante da Coordenadoria dos Laboratórios de Análise Numérica (COLAN) contribuiu direta e continuadamente com os projetos MINIBAJA-SAE e de intercâmbio Brasil-Alemanha com as Fachhochschulen de Colônia, Munique e Berlim, na área de CAD-CAE-CAM. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia, atua como pesquisador e professor do Mestrado em Tecnologia desde 1998, tendo sido coordenador do curso de dezembro de 2001 a março de 2008. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Normalização da Produção, que investiga os sistemas de produção, tomando como referência os conceitos de desempenho organizacional e de desenvolvimento que contemplam a sustentabilidade econômica, ecológica e social. A abordagem é multidisciplinar e se apropria da descrição do ambiente organizacional, avaliando a tecnologia, os processos de normalização, aspectos das culturas locais e modelos de gestão em curso, através das múltiplas iniciativas presentes em setores diversos. No processo de avaliação são consideradas e integradas dimensões qualitativas e quantitativas do desempenho da organização, trabalhados através da eleição de indicadores e construção de critérios teórica e empiricamente. Colabora com a organização de várias discipliplinas sendo responsável por Modelagem de Fenômenos, Tecnologia e Análise Integrada de Ciclo de Vida e Gestão de Riscos Aplicada a Processos Industriais. Responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Modelos, em que se desenvolvem trabalhos associados ao conceito de sustentabilidade e, particularmente, avaliação de ciclo de vida, com auxílio do ambiente UMBERTO. Nesse contexto, desenvolve pesquisas e orienta dissertações vinculadas ao desenvolvimento de modelos de representação institucional a partir do mapeamento dos processos de trabalho em geral, assim como se dedica ao estudo de conceitos e ferramentas de gestão por processo orientados às instituições educacionais. Desenvolve projeto de pesquisa e material didático para EAD voltado para a especialização de docentes em Educação Tecnológica, através da MEC/CAPES/UAB. Como engenheiro mecânico e consultor tem experiência com análise de engenharia, projeto e desenho de equipamentos e estruturas.

Marta Lucia Azevedo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em Ciências em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ) e Graduação em Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV-RJ) com especialização em Marketing (EPGE/FGV-RJ). Docente e pesquisadora do CEFET-RJ vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP), é líder do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento e foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de 2017 a 2019. É representante institucional na Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (REPICT) ligada à Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC). É membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). É pesquisadora do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO) e da Universidade Aberta do Brasil (MEC/UAB/CAPES). Participou como docente do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP) de 2007 a 2009. Foi docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ de 2004 a 2005 e da Escola de Negócios da UniverCidade de 2002 a 2007. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Telecomunicações da UCAM em 2002. Trabalhou na EMBRATEL SA de 1980 a 2004, com ênfase nas funções de Consultoria (Inteligência Competitiva), Gerência (Pesquisa de Marketing), Coordenação (Treinamento) e Planejamento/PCP (Marketing/Produção). Os principais temas de interesse abrangendo as engenharias e ciências sociais aplicadas são: educação tecnológica; educação em engenharia; cooperação tecnológica; interações universidade-empresa; sistemas de inovação e desenvolvimento; inovação, sustentabilidade e ciclo de vida; eco-inovações; sustentabilidade corporativa; gestão da tecnologia; e gestão da inovação.

Alba Regina Pereira Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Valença)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologia, ecofisiologia e conservação de sementes; tecnologia e pós-colheita de frutas e hortaliças; matérias-primas vegetais (mandioca, palmito, cevada, milho, soja, cacau, café, frutas e hortaliças); e desenvolvimento de novos produtos a base de vegetais. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no curso técnico de Alimentos e de Química, na Engenharia de Alimentos, na pós-graduação em Ciência e Tecnologia e Cervejeira e no mestrado em Desenvolvimento Social e Sistemas Produtivos, no CEFET de Nova Iguaçu-RJ.

Referências

Abreu, M.C.R.A. e Rodrigues, A. R. P. (2019). DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS A BASE DE FRUTAS E HORTALIÇAS PROGRAMA MULHERES RURAIS PRODUTIVAS / RIO DAS FLÔRES-RJ : SEPEX CEFET/Valença, 2018.

Arora, N. K., & Mishra, I. (2019). United Nations Sustainable Development Goals 2030 and environmental sustainability: race against time. Environmental Sustainability, 2(4), 339–342. https://doi.org/10.1007/s42398-019-00092-y

Bonadiman, T. C. N. de Q. (2011). IMPLEMENTAÇÃO DE REDE SOCIAL PARA A DIFUSÃO DO PENSAMENTO SUSTENTÁVEL ENTRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Braga, M. J. da C., Gomes, L. F. A. M., & Ruediger, M. A. (2008). Mundos pequenos, produção acadêmica e grafos de colaboração: Um estudo de caso dos Enanpads. Revista de Administracao Publica, 42(1), 133–154. https://doi.org/10.1590/s0034-76122008000100007

Brink, M., Hengeveld, G. M., & Tobi, H. (2020). Interdisciplinary measurement: A systematic review of the case of sustainability. Ecological Indicators, 112(March 2018), 106145. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2020.106145

Da Mota, R. V. (2006). Caracterização física e química de geléia de amora-preta. Ciencia e Tecnologia de Alimentos, 26(3), 539–543. https://doi.org/10.1590/s0101-20612006000300009

do Amaral Filho, J. (2001). A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e políticas públicas, d(23), 291–307.

ELIAS, N. (2019). A sociedade dos indivíduos. Journal of Chemical Information and Modeling, 53(9), 1689–1699. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Giguère, S. (2007). Local Innovations for Growth in Central and Eastern Europe (S. Giguère (org.)). OECD. https://doi.org/10.1787/9789264038523-en

Guimarães, R. P., & Feichas, S. A. Q. (2009). Desafios na construção de indicadores de sustentabilidade. Ambiente e Sociedade, 12(2), 307–323. https://doi.org/10.1590/s1414-753x2009000200007

Handl, G., Deutsch, E., & Law, I. (2012). Historical Archives - Introductory Note - Declaration of the United Nations Conference on the Human Environment (Stockholm Declaration), 1972 and the Rio Declaration on Environment and Development, 1992 - English. 1–11.

IBGE. (2018). Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

IPEA, I. de P. E. A. (2018). ODS-Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nações Unidas. (2015). Transformando Nosso Mundo : A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Declaração. 1–49. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

PANARIR-ANTUNES, R. S., G. F. M. SOUZA, S. J. KLOSOSKI, J. B. D. J. e F. L. G. F. (2016). ANÁLISE DO “PROGRAMA MULHERES MIL” NO IFPR, CAMPUS PARANAVAÍ: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE MULHERES EM BUSCA DA IGUALDADE DE GÊNERO. Holos, 1, 340–349. https://doi.org/10.15628/hol

Ramos Huarachi, D. A., Piekarski, C. M., Puglieri, F. N., & de Francisco, A. C. (2020). Past and future of Social Life Cycle Assessment: Historical evolution and research trends. Journal of Cleaner Production, 264, 121506. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.121506

Sabourin, E., Petersen, P. F., & Silveira, L. M. da. (2018). Redes de cooperação da agricultura familiar e do desenvolvimento rural local no Agreste paraibano (Brasil). Redes, 23(2), 14. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.11964

Sala, S., Farioli, F., & Zamagni, A. (2013). Progress in sustainability science: Lessons learnt from current methodologies for sustainability assessment: Part 1. International Journal of Life Cycle Assessment, 18(9), 1653–1672. https://doi.org/10.1007/s11367-012-0508-6

SCOTT, J. (2004). Social network analysis: a handbook. http://www.analytictech.com/mb119/tableof.htm

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC. (2007). Doces e geléias.

UNEP/SETAC. (2019). G lobal G uidance on E nvironmental L ife C ycle I mpact A ssessment I ndicators V olume 2.

UNEP. (2005). UNEP Strategy for Environmental Education and Training A Strategy and Action Planning for the Decade 2005 - 2014.

Vieira, S. R. F. (2008). Redes Sociais no Contexto de Mudança Organizacional.

WORLD BANK. (2019). Efeitos dos ciclos econômicos nos indicadores sociais da América Latina: quando os sonhos encontram a realidade. Relatórios Econômicos OCDE: Brasil 2018, 11–13. https://doi.org/10.1787/9789264290716-2-pt

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Santos, C. M. B., De Souza, A. C. M., Xavier, L. D. S., Ferreira, M. L. A., & Rodrigues, A. R. P. (2022). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INDICADORES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO MULHERES RURAIS. HOLOS, 8. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10319

Edição

Seção

ARTIGOS