TENSIONAMENTOS E VICISSITUDES ATUAIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4623

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Casas Familiares Rurais, Princípios e Fundamentos

Resumo

A Pedagogia da Alternância (PA) é uma metodologia de ensino diferenciada, criada inicialmente para atender as necessidades que envolvem a população do campo. Por meio de seus instrumentos pedagógicos, procura formar crianças e jovens a partir da articulação de tempos e espaços, além de envolver a família e comunidade no processo formativo e no desenvolvimento do meio. A PA surgiu na França em 1935 e hoje está presente em todo o mundo. No Brasil essa pedagogia iniciou em 1969, no Estado do Espírito Santo e no Paraná a PA iniciou no final da década de 1980, através das Casas Familiares Rurais (CFRs). O presente artigo tem por objetivo discutir a situação das CFRs no Paraná, apresentando alguns tensionamentos e vicissitudes atualmente enfrentados por essas instituições no Estado. O estudo se caracteriza como qualitativo e os dados foram obtidos mediante análise documental e observação. Os resultados obtidos apontam que a PA praticada pelas CFRs paranaenses vem passando por significativas mudanças ao longo do tempo, mantendo-se firme apenas no princípio da alternância de tempos e espaços. A pesquisa também mostrou que as Casas se encontram em situação de grande incerteza quanto ao seu futuro, pois as articulações necessárias para sua manutenção estão muito fragilizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayara Massucatto Mocelin, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Formada em Licenciatura em Letras Português/Inglês pala UTFPR, Campus Pato Branco. Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. Linha de Pesquisa: educação e desenvolvimento. Temática: Pedagogia da Alternância.

Maria de Lourdes Bernartt, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

PhD em Educação ( UNOCHAPECÓ). Mestrado e Doutorado em Educação ( UNICAMP-SP). Licenciatura em Letras- Inglês. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico. Docente da carreira do ensino superior, Nível Professor Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR, na Linha de Pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho. Nessas linhas, investiga temáticas relacionadas a: 1) Políticas Públicas Brasileiras : a) políticas de inclusão social, b) políticas de desenvolvimento, c) políticas de educação, d) políticas migratórias, e) políticas para mulheres, e, nestas os temas: educação básica e superior, educação do campo/Pedagogia da Alternância, educação quilombola, educação profissionalizante, educação e diversidade cultural, educação e interculturalidade na América Latina e Caribe, educação e movimentos sociais, mulheres camponesas, migrações contemporâneas, mulheres migrantes, ensino de língua portuguesa/língua adicional para migrantes, linguagem, educação e trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem e vice-líder do Grupo de Pesquisa - CEPAD - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC).

Edival Sebastião Teixeira, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

aduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós-doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Évora (2013). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UTFPR de 2005 a 2010. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR de 2012 a 2013. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR de 2009 a 2013. Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Membro do Conselho Municipal de Educação de Pato Branco, PR. Atualmente é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Interessa-se por investigações na temática das relações entre representações e práticas sociais em diferentes contextos, em especial nos da educação formal e não formal, da saúde pública e da mobilidade urbana

Referências

Aimfr. Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural. (2014). Recuperado em 12 de julho, 2014 de http://www.aimfr.org/

Aimfr. La creación de la primer CEFFA en el Mundo (2015). Recuperado em 15 de dezembro, 2015 de http://www.aimfr.org/en/institucional/historia.html>

Arcafar Sul. Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil. (2014). Recuperado em 12 de julho, 2014 de http://www.Arcafarsul.org.br/page/home

Antunes, L. C. Massucatto, N. (2013). Subsídios didático-pedagógicos para a disciplina de língua portuguesa no ensino médio no contexto da Pedagogia da Alternância. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Letras Português/Inglês. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Pato Branco.

Begnami, J. B. (2003). Formação pedagógica de monitores das escolas famílias agrícolas e alternâncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco monitores. Dissertação - Mestrado Internacional em Ciências da Educação. Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB, Brasília, Brasil.

Bernartt, M.L, Pezarico, G., & Teixeira, E. S. (2012). Brasil e África: diálogos a partir de experiências educativas sobre pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar. Revista da ABPN. v. 4, n. 8. jul.–out. p. 211-227.

Caliari, R. O. Alencar, E., & Amâncio, R. (2002). Pedagogia da Alternância e desenvolvimento local. Organizações Rurais e Agroindustriais. v. 4, n. 2.

Estevam, D. De O. (2012). Casa Familiar Rural: a formação com base na Pedagogia da Alternância. 2ª ed. Florianópolis, Insular.

Garcia-Marirrodriga, R., & Calvó, P. P. (2012). Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador.

Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFA. 1ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Junior, N. (2016). Casa Familiar Rural não abrirá novas turmas em 2016. Jornal do Sudoeste (versão eletrônica). Pato Branco-PR. Recuperado em 24 de fevereiro, 2016 em http://www.diariodosudoeste.com.br/pato-branco/2016/02/casa-familiar-rural-nao-abrira-novas-turmas-em-2016/2090509/

Luz, D. M. R. (2002). Casa Familiar Rural em Santa Catarina: contradições no encaminhamento da Proposta. 116 p. Dissertação – Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Mascarelo, C. B. (2010). Pedagogia da alternância: formação integral e desenvolvimento do meio. 1ª ed. Universidade Católica de Brasília.

Massucatto, N., Marini, M. J., & Cavalcante De A. A. (2016). REDES SOCIAIS: uma análise baseada nos relatórios de gestão de uma Casa Familiar Rural do Sudoeste do Paraná. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 11, p. 468-491.

Nosella, P. (1977). Uma nova educação para o meio rural: sistematização e problematização da experiência educacional das Escolas da Família Agrícola do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. 1977. 204 p. Dissertação - Mestrado em Filosofia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Paraná. (2011). Secretária de Estado de Educação: convênio nº 2620110454. Governo do Paraná, Curitiba.

Paraná. (2012). Plano de trabalho: convênio estadual. Governo do Paraná, Barracão.

Paraná. (2015). Convênio com Casas Familiares Rurais será mantido em 2016. 2015. Recuperado em 22 de dezembro, 2015 de http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6292

Paraná. (2017). Secretária de Estado de Educação. Recuperado em 02 de dezembro, 2017 de http://www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=111>

Pessotti, A. (1978). Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação - Mestrado em Educação. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Teixeira, E. S., Bernartt, M., & Trindade, G. A. (2008). Estudos sobre pedagogia da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 227-242, mai/ago.

Teixeira E. S., & Antunes, L. C. (2011). Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região Sudoeste do Paraná. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 951-969, set./dez.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

Massucatto Mocelin, N., Bernartt, M. de L., & Teixeira, E. S. (2017). TENSIONAMENTOS E VICISSITUDES ATUAIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO PARANÁ. HOLOS, 8, 285–297. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4623

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.