DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia histórico-crítica, Docência, Currículo, Didática.

Resumo

Este texto tem como objetivo expor as implicações e vinculações entre docência, currículo e didática na educação infantil (EI), a partir dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Parte-se da premissa de que o processo educativo é ato intencional e desenvolvido no interior da prática social e, portanto, que a EI precisa avançar em suas proposições curriculares: das experiências imediatas e cotidianas das crianças ao direito de acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos produzidos pela humanidade historicamente. A docência tem implicações substantivas para esse feito, dado que são os professores quem dirigem o processo educativo, e a organização didática, à luz da pedagogia histórico-crítica, coloca-se também como possibilidade na primeira etapa da educação básica, apresentando-se como decisiva contribuição à EI.

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Biografia do Autor

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia  e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cursa Doutorado em Educação pela mesma universidade e atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes e membra do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) / Bauru (2005) e doutorado em Educação Escolar pela Unesp / Araraquara (2011). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES e é líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia histórico-crítica, formação de professores, psicologia histórico-cultural, educação escolar e educação infantil.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Soares, L. P. R. G., & Galvão, A. C. (2021). DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 8, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática