DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194Palavras-chave:
Educação Infantil, Pedagogia histórico-crítica, Docência, Currículo, Didática.Resumo
Este texto tem como objetivo expor as implicações e vinculações entre docência, currículo e didática na educação infantil (EI), a partir dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Parte-se da premissa de que o processo educativo é ato intencional e desenvolvido no interior da prática social e, portanto, que a EI precisa avançar em suas proposições curriculares: das experiências imediatas e cotidianas das crianças ao direito de acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos produzidos pela humanidade historicamente. A docência tem implicações substantivas para esse feito, dado que são os professores quem dirigem o processo educativo, e a organização didática, à luz da pedagogia histórico-crítica, coloca-se também como possibilidade na primeira etapa da educação básica, apresentando-se como decisiva contribuição à EI.
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