NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DAS REDIMENSÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3284

Palavras-chave:

(Auto) biografia, Prática pedagógica, Estágio supervisionado.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar as redimensões da minha prática pedagógica no estágio supervisionado nos primeiros anos da docência no ensino superior. Utilizei o método (auto) biográfico apoiada teoricamente em Josso (2010) que discute sobre a pesquisa formação e Zabalza (2004) que aborda sobre o diário de aula, em que faço uso para refletir sobre as minhas narrativas como professora de estágio. O diário é um documento em que professores e professoras anotam suas impressões sobre o que vai acontecendo em suas aulas. Dessa maneira tenho os seguintes resultados: a metodologia por mim utilizada na disciplina de estágio na educação infantil no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN de 2010 a 2014 se modificou com a experiência, pois antes era mais fechada, sem abertura para o diálogo e focada nas técnicas de ensino. Mas, com a experiência, estudo e relação com os alunos e demais professores compreendi que a aprendizagem é algo coletivo, contínuo e que requer problematização (FARIAS, 2009). A fundamentação teórica que norteou este trabalho parte das discussões de Josso (2010), Zabalza (2004), Veiga (1994), Libâneo (1994), Luckesi (1994), Freire (1996), Tardif (2012), Pimenta e Lima (2010), Farias (2009), Marcelo (1999), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN.

ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Foi aprovada no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para docente pelo edital 06/2015. Cursa disciplina de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atua como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN desde maio de 2010. É membro do grupo de estudos e pesquisas em Formação e Profissionalização Docente/UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na prática de ensino e saberes docentes, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

 

 

Normândia de Farias Mesquita Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: Pesquisa Educacional, Prática de Ensino, Didática, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.  Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - da graduação e do programa de pós-graduação em educação (POSEDUC), integra (líder) o grupo de pesquisa em formação e profissionalização do professor.

Referências

BARBOSA. Maria Carmen Silveira e HORN. Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FARIAS. Isabel Maria Sabino de. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber livro, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN. Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção: da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Tradução de Jos Cláudio e Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e amp. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LIBÂNEO. José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA. Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

LUCKESI. Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: ed Cortez, 1994.

MARCELO. Carlos Garcia. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI. Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1989.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Faculdade de Educação. Departamento de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Mossoró/RN, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3. ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 1994.

ZABALZA. Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artemed, 2004.

Downloads

Publicado

20/04/2016

Como Citar

Fernandes, A. N. de O., & Medeiros, N. de F. M. (2016). NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DAS REDIMENSÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. HOLOS, 2, 326–336. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3284

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.