O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5760

Palavras-chave:

Estágio Curricular. Formação de Professores. Traduções. Produções de Sentidos.

Resumo

Neste trabalho busco problematizar o papel do estágio curricular na formação docente, a partir da análise dos sentidos produzidos sobre esta atividade no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UERN. Assim, interrogo: que sentidos sobre o estágio são propostos no Projeto Pedagógico do Curso? Que traduções são produzidas pelos que vivenciam esta atividade acadêmica? Que sentidos são provisoriamente estabilizados? Com efeito, apresento uma análise sobre formações discursivas de professores e alunos do curso em foco, identificando os núcleos de sentido e recorrência na significação que permitem compreender a estabilização de sentidos sobre o estágio curricular supervisionado. Para tanto, tomo como material empírico o Projeto Pedagógico do Curso, visando à análise da concepção e proposta de estágio e textos produzidos por alunos e professores do curso de Pedagogia por ocasião do I Seminário de Avaliação da Formação do Pedagogo no Curso de Pedagogia da UERN - SEMAPED. O trabalho se articula com a pesquisa que venho desenvolvendo no âmbito do curso de Doutorado em Educação, na qual busco compreender no processo de produção da política curricular a micropolítica institucional, as produções de sentidos e as traduções para as políticas de formação de professores. Apoiando-me na compreensão do currículo como espaço fronteiriço de enunciação cultural (MACEDO, 2006; FRANGELLA, 2009) e como um discurso que constrói sentidos (LOPES e MACEDO, 2011), proponho pensar que o currículo constitui o conjunto de discursos que estabelece sentidos, sempre contingentes, num movimento contínuo de construção/desconstrução, não havendo, portanto, a possibilidade de correspondência entre proposta e prática, tampouco de bloquear a significação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte (2003). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.  É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos Educação do Proped/UERJ. Tem desenvolvido estudos na área de formação de professores, educação ambiental e políticas curriculares.

Referências

ABREU, Rosane Gomes de; LOPES, Alice Casimiro. (2009). Sentidos da prática nas políticas de currículo para a formação de professores. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.79-99, Jul/Dez.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02 de 27 de agosto de 2004. Adia o prazo previsto no Art. 15 da Resolução 1/2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: DF.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO. (2012). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. UERN/FE: Mossoró.

FRANGELLA, Rita de Cássia. (2009). Currículo como local de cultura: enunciando outras perspectivas em diálogo com Homi Babba. GT 12 Currículo. 32ª Reunião Anual da ANPED: Caxambu.

KENSKI, Vani Moreira. (1991). A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. IN: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes [et all]; PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas-SP: Papirus.

LOPES, Alice C. et al. (2013). Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 392-410, set./dez.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (2011). Teorias de currículo. São Paulo: Cortez.

OLIVEIRA, Marcia Betania de; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. (2013). A produção curricular nos cursos de licenciatura da UERN: Recontextualização das políticas de formação de professores? VII Seminário Internacional – As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade. Anais. Rio de Janeiro: UERJ.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. (2004). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução N° 36/2010 - CONSEPE, de 11 de agosto de 2010. Aprova o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos de Licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e revoga a Resolução nº 4/98- CONSEPE. Mossoró: RN.

Downloads

Publicado

06/09/2017

Como Citar

Barbosa de Oliveira, M.-E. (2017). O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE. HOLOS, 3, 41–50. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5760

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.