A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6093

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação de professores, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as influências da formação pedagógica (ou da sua falta) no trabalho dosprofessores de educação profissional técnica do Instituto Federal do Amapá (IFAP), configurando-se como um estudode caso, com a finalidade de levantar dados sobre suas práticas pedagógicas e dar visibilidade ao perfil desses profissionais. Destacou-se as questões e dificuldades que envolvem a formação de professores e as especificidades que envolvem o professor que atua na educação profissional tecnológica. Para essa investigação fez-se aplicação de questionários junto aos professores de formação técnica e de formação geral, além da gestão pedagógica, que resultou numa análise de dados e falas confrontadas com reflexões teóricas. A partir disso, foi possível compreender e identificar as concepções sobre a educação profissional, bem como levantar dados com os próprios docentes sobre suas formações, identidades, experiências, práticas, concepções, importância da formação pedagógica para a atuação profissional, dificuldades enfrentadas, entre outras. Nas considerações finais, problematizou-se o que foi abordado e percebido através dos dados coletados, bem como se apresentaram propostas que viabilizem melhorias na formação docente para a educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, Guacira Ribeiro de. Ressignificação da Formação do Professor de Ensino Técnico-Profissional: por uma prática reflexiva na reconstrução de sua identidade. Profissão Docente On-line, Uberaba, v.9, nº21. , 2009. Disponível em < http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/231?>. Acesso em 12 fev. 2013.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm> Acesso em: 17 jan.2012.

CUNHA, L. A. O Ensino industrial-manufatureiro no Brasil: origem e desenvolvimento, 2005. In: JUNIOR, Waldemar Oliveira. A formação do professor para a educação Profissional de nível médio: tensões e (in)tenções. Minas Gerais, 2008.

GATTI, Bernardete A. Políticas e Práticas de Formação de Professores: Perspectivas no Brasil. In: XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas, 2012. Disponível em<http://www2.unimep.br/endipe/0040m.pdf> Acesso em set 2013.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 8-22, 2008. Disponível em < http://www.portal. mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf> Acesso em 12 fev 2013.

MATHIAS, Maíra. Quem é o docente da educação profissional? Fundação Oswaldo Cruz: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em <http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=Noticia&Num=535> Acesso em: 25 jul. 2012.

MORAES, Lélia Cristina S. de; PEDROSA, Elaine Maria P. A formação de Professores para a Educação Profissional: um debate necessário. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NETO, Antonio Cabral; NASCIMENTO, Ilma Vieira. (orgs). Políticas para a educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. São Paulo: xamã, 2009.

MOURA, Dante Henrique. PROEJA: formação técnica integrada ao Ensino Médio. In: Ministério da Educação: Brasília, 2006.

PETEROSSI, Helena Gemignani. Formação do Professor para o Ensino Técnico. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

REHEM, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. São Paulo: Editora Senac, 2009.

Ribeiro et al. Questões que permeiam a formação de professores na educação profissional técnica de nível médio. Disponível em < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/14770> Acesso em fev 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

21/12/2017

Como Citar

Carvalho Guedes, I. A., & Sanchez, L. B. (2017). A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ: UM ESTUDO DE CASO. HOLOS, 7, 238–252. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6093

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.