PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11786

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação docente, Prática pedagógica, Pós-Graduação, Instituto Federal.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação (UFRN). Professor do IFRN no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/CNat).

Elvira Fernandes de Araújo Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil).

Graduada em Biblioteconomia (UFC), Mestra em Administração (UnP), doutoranda em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil).

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil).

Licenciada em Pedagogia (UERN), Mestra em Educação (Poseduc/UERN), doutoranda em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil).

Edilana Carlos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil).

Graduada em Jornalismo (UERN) e em Pedagogia (UnP). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensicio/UERN/IFRN/UFERSA).

João Fredson da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil)

Bacharel em Direito (UERN), técnico administrativo em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Mestrado Profissional em Rede Nacional).

Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UnP), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN/Mossoró (Brasil) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Mestrado Profissional em Rede Nacional).

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

Souza, F. das C. S., Oliveira, E. F. de A., Fernandes, A. N. de O., Silva, E. C. da, Silva, J. F. da, & Leite, M. da C. S. do N. C. (2021). PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”. HOLOS, 8. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11786

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