BACHARÉIS QUE SE TORNAM PROFESSORES: INSERÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAIS DE ENGENHEIROS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.4033Palavras-chave:
Engenheiros professores, Formação docente, Histórias de vida.Resumo
Neste artigo, discutimos o exercício da docência por bacharéis com formação em engenharia. A pesquisa teve como cenário o curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. As questões norteadoras da pesquisa foram: por que engenheiros, mesmo sem ter optado por um curso de licenciatura, tornam-se professores? Como esses bacharéis professores avaliam suas primeiras experiências nessa profissão? Baseados no método autobiográfico, convidamos seis engenheiros professores do curso de Engenharia Elétrica do IFPB/João Pessoa para relatar sobre a inserção destes na docência e refletir quanto as suas experiências em sala de aula. As entrevistas abertas foram gravadas em áudio, transcritas e submetidas a análise de conteúdo. A abordagem teórica e a discussão dos resultados da pesquisa se deram a partir dos estudos de Ferrarotti (2010), Pineau (2006), Josso (2010), Cunha (1997), Souza (2006), Nóvoa (1997), Tardif (2011), Marcelo (2010), dentre outros. Os relatos dos entrevistados evidenciaram que estes tornaram-se docentes de forma não planejada, prevalecendo os aspectos contingenciais. Os entrevistados reconhecem a carência de uma formação pedagógica, mas não têm investido nesse tipo de formação na pós-graduação, de forma sistematizada. Destacamos a importância de mais estudos a respeito da docência exercida por egressos de cursos de bacharelados, mas também de políticas e incentivos à formação continuada desses sujeitos.
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